• 0Comentários

    Mais de 140 casais formalizam união em Parnamirim

    Foto: Reprodução

    Na noite de ontem (04), a sede da Prefeitura de Parnamirim foi palco da celebração matrimonial de 142 casais que disseram "sim" na frente de dezenas de testemunhas. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), o casamento comunitário é o quinto realizado no município e marca os 125 anos do tribunal.

     

    Para o prefeito Rosano Taveira, o casamento comunitário sinaliza a parceria duradoura entre o TJRN e o município parnamirinense. "O sonho de vocês está sendo realizado hoje. A Prefeitura e o Tribunal estão de parabéns por esse evento tão bonito. Que essa seja uma noite inesquecível", falou Rosano Taveira aos noivos.

     

    A formalização do casamento é antes de tudo uma conquista cidadã. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ficou responsável por todo o processo de triagem dos casais. "O casal formalmente casado passa a ter direitos, além disso o casamento promove o fortalecimento da família que é essa instituição tão fundamental", afirmou a vice-prefeita e secretária da pasta, Elienai Cartaxo.

     

    Entre os muitos casais que oficializaram a união, na noite desta terça-feira (04), estavam os noivos Maria Aparecida Wanderley e Manoel José do Nascimento, juntos há 33 anos, que disseram "sim" ao lado dos filhos. O caçula Rafael Wanderley casou-se com a estudante Argil Figueiredo e a técnica em enfermagem Renata Wanderley oficializou a união com o cônjuge Luciano Williams. "É uma alegria estarmos juntos oficializando nossas uniões", confirmou Maria Aparecida.

     

    "O casamento é sempre motivo de alegria. O casamento é o marco do direito à dignidade humana e à família. Afinal, é na família que a gente expressa nosso amor maior pelo outro", declarou a juíza de paz Fátima Soares aos casais. Após a formalizam do rito matrimonial, a Prefeitura ainda disponibilizou um coquetel ao público presente com direito ao famoso bolo de casamento. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim  

    0Comentários

    Presidente da Câmara destaca importância do TJRN nos 125 anos da Corte

    Foto: Reprodução

    O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, participou nesta segunda-feira (3) da solenidade que celebrou os 125 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O chefe do legislativo municipal destacou a importância do Tribunal para a população do Rio Grande do Norte. “Tem sua representatividade e é muito conceituado”, destacou o parlamentar durante a solenidade.

     

    À frente da presidência da Corte, o desembargador Expedito Ferreira destacou a importância histórica do Tribunal no Rio Grande do Norte com grandes juristas e tradição no julgamento de casos marcantes.

     

    A cerimônia homenageou personalidades que ajudaram a construir a história da Corte. Foram homenageados os desembargadores Deusdedith Maia e Armando Ferreira, os juízes Sábato D’Andrea e Enéas Olímpio Maia e os servidores Dwight Barbosa, Guimar Isabel Cortez Guedes e Suerda Caline Araújo da Silva.

     

    Foram condecorados com a Medalha de Valor Judiciário Seabra Fagundes, maior honraria da Justiça Estadual, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, e o desembargador aposentado Ivan Meira Lima. “É uma honra grande receber tal homenagem do Tribunal de Justiça do meu estado”, disse Pereira.

     

    Um vídeo com a história do Tribunal e o lançamento do selo dos Correios em homenagem à data também fizeram parte da solenidade.

     

    Fonte: CMNAT  

    0Comentários

    Detran disponibiliza whatsapp e email para agendamentos na Junta Médica

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) criou um novo procedimento para facilitar para a população a marcação de atendimento e análises de competência da Junta Médica do Órgão, que se encontra ligada a Coordenadoria Médica e Psicológica (Comed). Agora o usuário pode realizar seu agendamento utilizando dois canais: Whatsapp e o email. A medida reforça as ações empreendidas pela Direção Geral do Detran no sentido de levar mais comodidade ao usuário e diminuir o registro de filas nas unidades do Departamento.

     

    No caso do whatsapp, o cidadão deve gravar na agenda do seu aparelho celular o número (84) 98102-7472, que é o canal de comunicação do Detran específico para agendamento de dia e horário de atendimento na Junta Médica. Outro canal disponível para marcação é o email: comep.detran@rn.gov.br. Nesses dois pontos de comunicação o Detran já providenciou pessoal habilitado para atender, orientar e efetivar a marcação de atendimento de forma organizada.

     

    Outra informação repassada pela Coordenadoria Médica e Psicológica do Detran é que o serviço de agendamento somente poderá ser efetivado em dias úteis de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 13h30. “Nossa intenção é que o serviço fique mais rápido e cômodo para o usuário”, comentou o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    CTGAS-ER abre inscrições para curso de especialização em energia eólica

    Foto: Reprodução

    Área em franca expansão no Brasil, a Energia Eólica está alavancando o desenvolvimento e mudando a paisagem em várias regiões do Rio Grande do Norte, maior gerador da energia dos ventos em todo o Brasil, com 3,3 Megas, o equivalente a 33 por cento da produção nacional. As torres impulsionam o progresso econômico e social e chamam a atenção de jovens e profissionais, que desejam qualificação nesse promissor mercado de trabalho.

     

    Há cinco anos, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórico SENAI/Petrobras) se qualifica, visando oferecer cursos técnicos e de especialização na área, dando suporte para as indústrias locais e nacionais, que atuam com as energias renováveis. Com esse objetivo, o CTGAS-ER abriu inscrições para a 12a turma do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica, cujas aulas devem ser iniciadas dia 17 de julho, com conclusão prevista para julho de 2018. Será ministrado em 380 horas, sendo 172 horas na forma presencial e 208 horas na modalidade a distância (EAD).

     

    Para fazer a matrícula a distância, o candidato deve enviar para o e mail secretaria@ctgas-er.com.br a seguinte documentação: Ficha de inscrição (disponibilizada no site http://www.ctgas.com.br) , RG e CPF, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino técnico ou superior nas áreas de eletricidade, mecânica industrial, petróleo e gás, automação, instrumentação, refrigeração, soldagem, edificações, meteorologia e demais engenharias e comprovante de residência. Para a matrícula pessoalmente, o candidato deverá se dirigir ao setor de Atendimento ao Cliente do CTGAS-ER, Avenida Capitão-Mor Gouveia, 1480 – Lagoa Nova – Natal/RN, no horário das 08h às 20h, com xerox da documentação.

     

    O curso visa formar profissionais com conhecimentos em métodos de medição anemométrica, tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica, monitoradas por sistemas de automação.


    REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO:


    Ter formação técnica ou formação superior nas áreas de: Mecânica, Elétrica, Soldagem, Petróleo, GásNatural, Energia, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Edificações, Instrumentação, Refrigeração, Automação, Meteorologia, reconhecidas pelos respectivos Conselhos de Formação, além de disponibilidade para participar das aulas presenciais, práticas em laboratório ou visitas técnicas e avaliações.

     

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    Fundamentos da Geração Eólica – 20h
    Medição Anemométrica para a Energia Eólica – 40h
    Fundamentos de Circuitos Elétricos – 32h
    Fundamentos de Circuitos Eletrônicos – 32h
    Normalização e Desempenho de Aerogeradores – 20h
    Aerodinâmica de Aerogeradores – 16h
    Tecnologias em Aerogeradores – 40h
    Sistemas de Automação de Aerogeradores – 20h
    Manutenção de Turbinas Eólicas – 20h
    Engenharia Elétrica na Construção do Parque Eólico – 20h
    Ferramentas de Software Utilizadas na Energia Eólica – 20h
    Layout de Parques Eólicos – 20h
    Segurança no Trabalho – 30h
    Engenharia Civil na Construção do Parque Eólico – 10h Viabilidade
    Econômica de Projetos Eólicos – 20h
    Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos – 20h

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    São Gonçalo define atuação do programa Nova Mais Educação

    Foto: Reprodução

    Cerca de 4 mil alunos de São Gonçalo do Amarante/RN serão beneficiados com o Programa Novo Mais Educação, criado pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar a aprendizagem no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

     

    As aulas serão realizadas no contraturno, para alunos do 1º ao 9º ano, correspondendo a 15 horas semanais, em 34 escolas do município. Ao todo, são 14 oficinas desenvolvidas, incluindo modalidades esportivas, além de português e matemática, sendo estas duas, atividades prioritárias.

     

    Em São Gonçalo, o Programa “Mais Educação” foi implantado em 2010. Em 2016, sofreu mudança na nomenclatura para “Novo Mais Educação”, permanecendo com a mesma estrutura. Para este ano, o Governo Federal enviará recursos, em duas parcelas, para pagamento de facilitares e mediadores, correspondente ao período de oito meses.

     

    Em contrapartida, a Secretaria Municipal da Educação realizará a aquisição de materiais e cederá os espaços para a aplicação das modalidades, que poderão ocorrer dentro das escolas ou em localidades pertencentes a comunidade onde as unidades escolares estão inseridas.

     

    Segundo a Coordenadora do Programa no município, Katia Bezerra, as ações pedagógicas já apresentam resultados na alfabetização, melhoria do desempenho, redução do abandono e distorção de idade/ano. “Percebemos uma diferença muito grande no rendimento das crianças. Elas observam que a escola se tornou um espaço privilegiado para a conquista dos seus objetivos”, disse a coordenadora.

     

    O Governo Federal deverá realizar, ainda este ano, as chamadas “provinhas” para constatar se as metas do Programa Novo Mais Educação estão sendo alcançadas. A estratégia de avaliação deverá ser aderida pelo município, com o objetivo de proporcionar ao público dados concretos da evolução das crianças.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Campanha da Assembléia Legislativa do RN estimula doação de órgãos

    Foto: Reprodução

    Salvar vidas é o novo propósito da campanha institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – Doe órgãos. Salve vidas, que começa a veicular nesta semana peça de propaganda onde estimula a doação de órgãos.

     

    "Também é missão institucional do Poder Legislativo ações que busquem o bem estar comum através de ações para população. No Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, ainda predomina o desconhecimento e preconceitos sobre a doação de órgãos. Com essa mensagem, procuramos desconstruir esses empecilhos e provocar uma reflexão sobre o tema", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

     

    A nova campanha, veiculada em mídias tradicionais, digitais, móveis e fixas, como outdoors e back bus (ônibus), explica como pode ser feita a doação, quando é indicado e orienta a família com informações que ajudam a desmistificar o tema, como a mutilação e os custos para arcar com a doação, que não existem.

     

    Mais da metade das famílias de potenciais doadores de órgãos no Rio Grande do Norte se recusa a liberar a doação. A quantidade está acima da média nacional, que já é alta. Enquanto que o índice nacional é de 43% de recusa familiar, no RN é de 52%.

     

    Atualmente, o Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea, e medula óssea. A lista ativa de espera para o transplante renal conta com um total de 151 pacientes inscritos. Já a lista de espera por um transplante de córnea é de 123 pacientes e 22 pacientes aguardando um transplante de medula óssea.

     

    Em 2016 foram realizados 221 transplantes no RN, sendo 104 transplantes de córnea, 67 de rim e 50 transplantes de medula óssea. No Rio Grande do Norte, no ano de 2017, de janeiro a março, foram realizadas 15 doações de órgãos.

     

    A fim de promover e ampliar o debate sobre a doação de órgãos e medula óssea, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promove na próxima terça-feira (11), audiência pública a partir das 9h. Representantes das bancadas federal e estadual, Câmara Municipal, Justiça Federal, secretarias de saúde pública estadual e municipal, associações e instituições interessadas no tema e sociedade em geral estarão presentes na audiência pública.

     

    Fonte: ALRN 

     

     

    0Comentários

    Parnamirim é a segunda cidade do RN com melhor mobilidade urbana

    Foto: Reprodução

    De acordo com o ranking Connected Smart Cities, organizado pela Urban Systems, o município parnamirinense apresentou, em 2017, a segunda melhor avaliação de mobilidade urbana do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas de Natal. No ranking nacional, Parnamirim ocupa a 31º posição com a pontuação 1,4, menos de dois pontos de diferença do primeiro lugar (São Paulo - 3,381).

     

    A pontuação leva em consideração oito critérios: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota dos meios de transporte públicos; quantidade de ônibus por habitante; variedade dos meios de transporte; extensão de ciclovias; rampas para cadeirantes (acessibilidade); número de voos semanais (conectividade com outras cidades); e transporte rodoviário.

     

    Todos os quatro primeiros lugares do ranking repetiram as posições do ano passado: São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

     

    A Prefeitura de Parnamirim está desde o começo do ano em uma força tarefa para a elaboração de um novo plano de mobilidade urbana para o município. Construído em seis etapas, o plano já passou pelas fases de escuta da população, dos empresários do setor e convocou também um audiência pública para apresentar os primeiros resultados. O prazo estipulado pela Prefeitura para início do plano é de seis meses.

     

    Confira aqui o ranking completo

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    "Sem segurança não há desenvolvimento", afirma especialista durante o Motores do Desenvolvimento

    Foto: Reprodução

    Sem segurança pública não haverá desenvolvimento e cidadania no país. A afirmação foi do secretário de Segurança de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, durante palestra no seminário “Motores do Rio Grande do Norte”, no auditório da Casa da Indústria, na manhã desta segunda-feira, 03. O seminário reuniu autoridades do setor, empresários, integrantes do Ministério Público, professores universitários e parlamentares, que acompanharam a discussão sobre o tema.

     

    O seminário teve a participação do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, da reitora da UFRN, Ângela Paiva; do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz; do presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras; do procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite; dos senadores Garibaldi Filho e Fátima Bezerra; dos deputados Hermano Morais, Márcia Maia e Fernando Mineiro; da vereadora Eleika Bezerra; do superintendente do Banco do Brasil, Ronaldo Oliveira; do presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini; da secretaria de Defesa Social, Sheila Freitas; e do comandante da Polícia Militar, André Luiz Bezerra.

     

    Balestreri, além de destacar a relação entre a crise da segurança e os obstáculos ao desenvolvimento, apresentou informações que apontam as deficiências do Poder Público no combate à criminalidade. Ele afirmou que há 60 mil homicídios por ano no país e em apenas 3% dos casos são identificados os responsáveis. E também informou que dos crimes contra o patrimônio, como furtos e assaltos, somente 0,5% são investigados. “Ou seja: 97% das pessoas que cometem homicídios não são punidas e, de cada 200 furtos ou roubos, somente um será investigado, podendo ser solucionado ou não. Esses dados mostram como está a situação do país na área de Segurança Pública”, disse.

     

    Para o especialista, as dificuldades na Segurança têm relação com os investimentos reduzidos que são destinados ao setor. Alguns levantamentos, lembrou, indicam haver recursos expressivos para a área de defesa social, mas incluem, segundo Balestreri, os gastos com salários, o que ele considera um equivoco. “Investir em Segurança não é aumentar salário. Isso é custeio. Tem que se investir em condições de trabalho e tecnologia para que se tenha ações capazes de frear a criminalidade. Se temos um prejuízo de R$ 100 bilhões por ano devido à insegurança, sem falar nas vidas perdidas, será que não vale a pena investir mais em segurança? Vamos refletir”, disse.

     

    Ele alertou também que a atual concepção das ações de segurança no país é inadequada, porque se baseiam na ideia de contenção da população pobre e não em planejamento preventivo e ampliação dos serviços públicos.

     

    Balestreri ainda afirmou que é equivocado relacionar “escolaridade” com formação e isso tem implicações para a segurança. Para ele, a formação pode ajudar na redução da criminalidade, mas a escolaridade não implica nesta melhoria, se for mera ampliação de acesso ao ensino formal, sem formação de cidadania para os jovens.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Lei Seca realiza operações em Natal, Parnamirim e Goianinha

    Foto: Reprodução

    A Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) passou três dias (27 a 29/06) da última semana atuando com ações em Parnamirim, Natal e Goianinha. As intervenções foram divididas entre blitzen com foco na Lei Seca, patrulhamento com abordagens a suspeitos e uma operação conjunta com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

     

    O primeiro dia de fiscalização foi realizado em Parnamirim onde diversas ruas e avenidas da cidade foram patrulhadas de maneira preventiva e suspeitos foram abordados e submetidos a revista pessoal com intuito de inibir delitos e apreender armas e drogas.

     

    Já no segundo dia os esforços da fiscalização se concentraram numa blitz armada na Avenida Ayrton Senna, em Natal. Mesmo com chuva, os policiais conseguiram flagras 34 condutores dirigindo sob influência de álcool. Também foram registrados nove autos de infração por motivos diversos e um veículo foi apreendido.

     

    A operação foi continuada no terceiro dia na cidade de Goianinha reunindo policias militares da Lei Seca, Polícia Civil e a PRF. O objetivo da operação foi cumprir alguns mandados de prisão, além de patrulhamento local e abordagens da Lei Seca.

     

    De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva, as medidas preventivas e repressivas realizadas pela equipe da Lei Seca durante a última semana foi debaixo de muita chuva, porém o trabalho foi realizado de maneira exitosa. “A chuva atrapalhou um pouco as operações, mas conseguimos alcançar o objetivo de cada missão que tem com foco prevenir e combater delitos”, disse.

     

    Nesta semana novas operações estão sendo planejadas pela equipe da Operação Lei Seca do Detran/RN. Agora as fiscalizações estão sendo efetivadas tanto na capital como em cidades do interior do Estado.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    "Assembleia e você" chega a Ceará Mirim

    Foto: Reprodução

    Nos próximos dias 7 e 8, o município de Ceará-Mirim irá receber o projeto “Assembleia e Você”, reunindo todos os serviços do Assembleia Cidadã, Saúde pelo RN, Conexão Enem e Procon Legislativo. O local será o Centro Educacional Professor Tito Júnior (CERU), no distrito de Coqueiros.

     

    “Com esse projeto iremos ao encontro do cidadão aonde ele estiver, na sua cidade, na sua rua. Nós parlamentares sabemos que o cidadão no seu dia-a-dia não tem tempo de participar das atividades da Casa e com esse conjunto de ações a Assembleia irá se aproximar ainda mais da comunidade”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

     

    Todas as ações de cidadania já vem sendo executadas no Legislativo do RN de acordo com seu calendário de atuação. Mas a partir de agora, serão reunidas mensalmente.

     

    Através do Assembleia Cidadã serão ofertados serviços como: emissão de RG, corte de cabelo (em parceria com o SENAC), palestras educativas, jogos e atividades educativas de psicomotricidade. Ainda na parte educacional haverá oficinas de contação de histórias, pintura, reciclagem e brinquedo popular.

     

    Com o Saúde pelo RN serão oferecidos atendimentos em clínica geral, pediatria, cardiologia, ortopedia, dermatologia, nutrição e enfermagem.

     

    O Conexão Enem, outro projeto da Casa na área educacional, pela primeira vez será interiorizado. As aulas preparatórias e presenciais de Português e Matemática para os estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão transmitidas ao vivo para todo o Estado pela TV Assembleia e pelo site (www.al.rn.gov.br) diretamente do CERU. Coordenado pelo professor João Maria de Lima com participação de outros profissionais da Educação, o Conexão Enem foi classificado entre os 50 melhores projetos de gestão da aprendizagem da Fundação Lemann, sendo reconhecido como uma referência nacional como programa de talentos da educação 2017.

     

    Para solucionar problemas, mediar conflitos e dar orientações aos consumidores de Ceará-Mirim e da região, o Procon Legislativo também integrará o projeto “Assembleia e Você”.

     

    Assembleia e Você

    Data: 7 e 8/7

    Local: Centro Educacional Rural Professor Tito Júnior (CERU) – Coqueiros – Ceará Mirim (RN)

    Horários:

    Dia 7: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h

    Dia 8: até às 12h

     

    Fonte: ALRN 

     

    0Comentários

    Assinado contrato de ordem de serviço para pavimentar 24 ruas em São Gonçalo do Amarante

    Foto: Reprodução

    O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) assinou mais uma ordem de serviço para pavimentação de ruas na cidade. Além de Santo Antônio do Potengi, também serão beneficiadas as comunidades Santa Terezinha e Goladim, onde a empresa responsável pelo serviço, a Connect Construções, já deu início aos trabalhos nesta sexta-feira (30).

     

    Ao todo serão 24 ruas calçadas, cujo orçamento total é de R$ 1.150.000,00.Os recursos foram garantidos por emenda parlamentar aprovada pelo então deputado federal João Maia, e subscrita pela deputada Zenaide Maia. A solenidade de assinatura ocorreu na quinta-feira em via pública, entre as ruas Maurício Fernandes e a Jardim das Flores, no Golandim. Na ocasião os moradores se mostraram satisfeitos com o investimento. “Ficamos felizes por saber que o prefeito Paulinho veio às ruas do nosso bairro, conversou com os moradores e acatou a nossa solicitação”, afirmou Iago Cavalcante.

     

    Ao discursar, o prefeito assegurou o compromisso de ampliar a pavimentação para outras localidades do município. “Estamos trabalhando arduamente e planejando algo grande, que venha beneficiar a comunidade do Novo Amarante, além de criar acessos entre o Golandim e Santo Antônio, cujo projeto já está em discussão”, afirmou o prefeito.

     

    Vias contempladas:
    Golandim

    Travessa Pedro Avelino
    Rua Prof º Luiz Soares
    Rua Goias T2
    Travessa Jardim Leblon
    Rua Boa Sorte
    Travessa São João
    Rua Padre Joao Maria
    Rua do Cajueiro
    Rua Vereador Aildo Mendes
    Rua José Severino da Câmara
    Rua Frei Damião
    Travessa Ayrton Senna
    Rua Ayrton Senna
    Travessa frei Damião
    Rua Jardim das Flores (já em andamento)
    Rua Goiás T1
    Rua do Cajueiro

    Santa Terezinha

    Rua Cícero Hipólito da Rocha
    Rua Nossa Senhora de Santana
    Rua Nossa Senhora Imaculada Conceição (já em andamento)
    Rua Santa Clara
    Rua Santa Luzia
    Rua São Paulo Apostolo
    Rua Sagrada Família

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

     

    0Comentários

    7

    Foto:
    0Comentários

    3

    Foto:
    0Comentários

    2

    Foto:
    0Comentários

    6

    Foto: