• 0Comentários

    CMN homenageia 24 anos do bairro 'Candelária'

    Foto: Elpidio Junior

    Um dos bairros mais tradicionais da cidade, Candelária, foi homenageado na Câmara Municipal de Natal na noite desta quarta-feira (12). Por iniciativa do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), a sessão solene agraciou com diploma meritório distintas personalidades que prestam um papel significativo em prol da comunidade. Presentes na solenidade os vereadores Preto Aquino (PEN), Nina Souza (PEN), Franklin Capistrano (PSB) e Robson Carvalho (PMB).

     

    "O bairro Candelária faz parte da cidade de Natal, me sinto feliz que a Casa legislativa fez essa justa homenagem. É uma comunidade que tem perfil e vocação, não apenas residencial, mas com uma economia muito potencializada. Diante da topografia, o bairro fica no coração de Natal. É neste encontro entre passado e presente, mas sem perder de vista o futuro, que homenageamos os 24 anos do bairro da Candelária e os moradores que ajudaram a construir sua história de sucesso. Um lugar que é exemplo de crescimento, fé e trabalho. Me sinto honrado de poder valorizar e reconhecer esse bairro de grande representatividade para todos nós", disse Raniere Barbosa.

     

    Para Luíz Gonzaga Cortês, jornalista do bairro que se destacou no cenário nacional pela publicação de inúmeros obras literárias escritas, comentou da emoção de receber essa honraria do poder legislativo. "Agradeço esse reconhecimento como morador antigo do bairro. É preciso destacar a importância de José Saldanha para a nossa comunidade, com a construção de uma praça com seu nome. Aproveito a oportunidade para agradecer a presença de tantas pessoas importantes e que fazem parte da história do nosso bairro", destacou Gonzaga Cortês.

     

    O bairro Candelária foi criado oficialmente, através da Lei nº 4.330 promulgada em 5 de abril de 1993. Bairro que nasceu conjunto habitacional, empreendimento realizado pelo Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais (Inocoop/RN). Entregue em 1975 e erguido no alto, sobre dunas. A história do surgimento do conjunto Candelária é similar às dos demais conjuntos da capital potiguar. As casas foram construídas oficialmente em 1976, com o intuito de atender à população de classe média. A origem do nome está ligada à adaptação do nome Candelária, estação de esqui da Espanha visitada pela ex-diretora do Inocoop, Maria do Rosário.

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    Parnamirim prorroga prazo para divulgar resultado de seleção

    Foto: Reprodução

    A Secretaria de Assistência Social informa que prorrogou o prazo para o resultado do processo seletivo simplificado voltado à instituição de acolhimento para adolescentes, em virtude da grande quantidade de inscritos necessitando um prazo maior para a análise dos currículos.

     

    O quadro de necessidades de preenchimento de vagas está definido assim: 01 vaga para Assistente Social, carga horária de 30h; 01 vaga para o cargo de Psicólogo, com carga horária de 40h; 01 vaga de Coordenador,carga horária 40h; e 04 vagas para Cuidador/Educador Social, mais 04 vagas de Auxiliar de Cuidador, voltadas para candidatos com ensino médio completo, carga horária de 40h.

     

    Veja abaixo o novo cronograma:

    10 de maio - classificação

    15 de maio - recursos relativos à classificação

    16 de maio - divulgação dos recursos de classificação

    23 de maio - resultado final 

    0Comentários

    Vereadores de Natal concluem votação de 61 vetos do Executivo

    Foto: Reprodução

    O plenário da Câmara Municipal de Natal concluiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (12), a votação dos vetos do Executivo que estavam pendentes de análise do Legislativo. Com isso, os parlamentares reabriram a pauta, que estava trancada por ocasião da apreciação dos impedimentos. Dos 61 vetos, 31 foram derrubados e 30 mantidos, sendo analisados um a um, em votações separadas.

     

    Entre os vetos derrubados nesta derradeira sessão de apreciação, destaque para o que impedia a emenda aprovada no Projeto de Lei n°18/2015, encaminhado pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), que garante aos servidores públicos com salários atrasados um novo prazo (a partir de cinco dias após o recebimento da remuneração), para pagar os tributos municipais, com garantia dos descontos ofertados no prazo anterior, evitando assim, a cobrança de juros e multa por atraso.

     

    Também foi rejeitado um veto ao PL 65/2015 de autoria do vereador Fernando Lucena (PT) sobre a obrigatoriedade de estabelecer nos editais a garantia de cinco anos para as obras construídas pelo Município. "O Código de Defesa do Consumidor exige isso. Esta matéria requer das empresas que prestam serviços ao poder público responsabilidade com a qualidade de qualquer empreendimento durante o período descriminado", explicou o parlamentar.

     

    De acordo com a vice-líder da base governista, vereadora Nina Souza (PEN), as bancadas fizeram um acordo para agilizar as votações. Segundo o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), a partir de agora o Executivo tem 48 horas para promulgar as matérias. "Caso termine este prazo, a Câmara tem a prerrogativa de publicar a lei. Este exercício republicano é essencial para o fortalecimento institucional do parlamento. Enfim, conseguimos zerar a pauta e abrimos caminho para novos debates", concluiu. 

     

    Fonte: CMN

    0Comentários

    Prefeitura de Mossoró anuncia programação da coleta domiciliar para o feriado

    Foto: Reprodução

    Devido ao feriado da Sexta-feira da Paixão, neste dia 14, não será realizado o serviço de coleta de lixo domiciliar.

     

    A Secretaria Executiva de Serviços Urbanos informa que os bairros que recebem a coleta na sexta-feira estão na escala das segundas, quartas e sextas, portanto, o serviço só voltará a ser realizado na próxima segunda-feira, dia 17.

     

    Já para os bairros onde a coleta é realizada às terças, quintas e sábados, esta permanece normalmente, tanto na quinta-feira, 13, quanto no sábado, 15.

     

    Fonte: SECOM Mossoró 

    0Comentários

    Parnamirim deposita abono de Páscoa amanhã (13)

    Foto: Reprodução

    Os servidores que ganham até dois salários mínimos irão receber nesta quinta-feira (13) o abono de páscoa, equivalente à R$ 40 reais. Ao todo, 2026 servidores vão receber a quantia, representando um total de R$ 81 040 reais. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Mercado das Pulgas de Natal movimenta os domingos da cidade

    Foto: Reprodução

    Natal ganha a partir deste mês de abril o seu “Mercado das Pulgas”. Um evento que preencherá as tarde de domingo do natalense, na parte externa da Arena das Dunas, em Lagoa Nova. A primeira edição será no próximo dia 16, das 15h às 21h, com entrada gratuita.

     

    A feira leva o mesmo nome original "Marché aux puces" e foi criada nos subúrbios do norte de Paris que tem como característica ser um local onde diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal. Mas, na capital potiguar, o Mercado das Pulgas de Natal se propõe oferecer muito mais. Além da feira de antiguidades e artesanato, o evento vai oferecer gratuitamente aos visitantes uma vasta programação, como exposição de carros, praça de alimentação, parques, atividades esportivas, atrações infantis, shows musicais, espaço para caminhadas, patinação e pista de skate.

     

    Para a sua concretização, Mercado das Pulgas de Natal conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal através da Lei Djalma Maranhão, da Arena das Dunas e Natal Veículos. Uma realização da Natal Cultural.

     

    Anote as datas e programe-se!


    Em abril: dias 16, 23 e 30.
    Maio: dias 7, 14, 21 e 28.
    Junho: dias 4 e 11
    Julho: dias 2, 9 e 16.

    Serviço:

    Evento: Mercado das Pulgas de Natal
    Local: Arena das Dunas – Lagoa Nova
    Horário: das 15h às 21h
    Quando: Aos domingos

    Entrada gratuita

    0Comentários

    Abastecimento em Assu é suspenso para manutenção de adutora

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspenderá o abastecimento para a cidade de Assú nesta quarta-feira (12), a partir das 6h da manhã, para fazer manutenção na adutora que abastece a cidade.

     

    O conserto será realizado no trecho às margens da BR-304, na comunidade Morada Nova, entre a captação no rio Piranhas-Açu e a zona urbana de Assú. A previsão é que o sistema seja religado no final da tarde e o abastecimento seja normalizado gradativamente.

     

    Fonte: CAERN 

     

     

    0Comentários

    Livro Empreendedorismo Feminino - Mulheres de Alto Impacto é lançado na CMN

    Foto: Reprodução

    Um total de 29 mulheres participantes do Brasil, Dubai e Moçambique dando testemunho e motivação ao gênero, contando suas histórias de luta e perseverança no livro: “Empreendedorismo Feminino - Mulheres de Alto Impacto”. O lançamento desta obra, aqui em Natal, ocorreu na noite desta quarta-feira (11), em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Natal. A iniciativa foi da vereadora Eudiane Macedo (SD) e contou com a participação dos vereadores Preto Aquino (PEN) e Natália Bonavides (PT).

     

    “O livro vem para mostrar importância das mulheres e inspirá-las com incríveis histórias. Sempre digo a todas as mulheres que elas podem chegar onde quiserem, basta ter força de vontade e coragem. Na obra temos a presença de duas potiguares: a fotógrafa Kalina Veloso e a delegada Sheila Freitas, elas contaram suas respectivas histórias de sucesso e são motivos de muito orgulho para a nossa cidade”, disse a vereadora propositora da solenidade.

     

    No evento foi exposta a galeria de fotos denominada “Nós podemos”, de autoria da fotógrafa Kalina Veloso, homenageada da noite. “Pra mim é uma honra ser mulher nordestina e está enquadrada em um livro de âmbito internacional. É mais do que uma grande satisfação receber essa homenagem do poder legislativo. A Câmara tem um papel muito importante na sociedade, e vem demonstrando que há um espaço onde o empoderamento existe, pois temos oito vereadoras. É um momento muito festivo e nos representa", comemora Kalina Veloso.

     

    A delegada Sheila Freitas destacou o pioneirismo feminino no estado. "Somos mulheres pioneiras, pelo fato que a nossa cidade teve o primeiro voto feminino, e sendo assim, fico honrada em poder contar a minha história e mostrar a sociedade as qualidades e virtudes das mulheres."

     

    A sessão solene agraciou, com um diploma meritório, diversas mulheres que se destacam no engajamento ao “empoderamento” feminino, realizando trabalhos destacados na sua área, são elas: Kalina Veloso, Sheila Freitas, Camila Mota, Célia Maria de Melo, Josefa Rodrigues da Silva, Kadja Maia, Karla Veruska Barbosa, Larissa Daher, Margareth Gondim, Patrícia Lucena, Silvana Dantas, Simone Silva, Tainan Cruz, Valda Lahn, Juliana Takemoto, Vilma Wanderley, Kátia Medeiros e Márcia Marinho.

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    Pau dos Ferros recebe seminário do sistema FIERN

    Foto: Reprodução

    O Sistema FIERN realizou nesta quarta-feira (11), o "Seminário de Soluções Integradas para Micro e Pequenas Indústria", no auditório do SEBRAE, na cidade de Pau dos Ferros.

     

    O evento contou com palestras sobre inovação e programa de estágio apresentada pelo representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RN), Lucas Antônio, sobre Segurança e Saúde do Trabalhador pelo Gerente do Serviço Social da Indústria (SESI/Mossoró), Denílson Santana, e Soluções em Consultoria e Serviços Técnicos pelo SENAI/RN e Adequação e Melhoria Tecnológica, ministrada pelo consultor do SEBRAE/RN, Rodolfo Barreto.

     

    De acordo com Santana, o publico presente demonstrou satisfação com a iniciativa e algumas empresas já demonstraram interesses em realizar parcerias com o Sistema FIERN para desenvolvimento do Programa de Estágio, Elaboração dos Programas Legais e Consultoria Técnica.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Parnamirim é referência no cuidado à pessoa com obesidade

    Foto: Reprodução

    Parnamirim é referência no Rio Grande do Norte na linha de cuidado à pessoa com sobrepeso e obesidade. Desde sua implantação em 2015, as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família já cadastraram no sistema 82 pacientes, sendo que desse total, 14 passaram pela cirurgia bariátrica no Hospital Universitário Onofre Lopes. Para discutir sobre o tema e treinar pessoal, foi realizada na manhã de hoje, 4, uma oficina na Secretaria de Saúde, com a participação do cirurgião Igor Marreiro.

     

    A oficina foi aberta pelo secretário de Saúde, João Albérico, que enfatizou a importância do trabalho em Parnamirim. "Temos orgulho de sermos uma referência na assistência de alta complexidade - cirurgia bariátrica",disse, agradecendo a presença do cirurgião do Hospital Universitário OnofreLopes.

     

    A linha de cuidado municipal em Parnamirim tem como responsáveis Flávia Medeiros (nutricionista) e Gerlane Alves (enfermeira),ambas técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde. Para realizar o cadastro, o paciente deve portar o cartão do SUS e um comprovante de residência recente. "Temos cinco polos de acompanhamento, onde as pessoas podem se cadastrar e desenvolver todas as atividades pertinentes à Linha de Cuidado", explicou.

     

    Os pacientes também podem fazer o cadastro na Coordenadoria de Atenção à Saúde, localizada na Secretaria de Saúde. Aqueles que cumprirem as etapas e necessitarem da cirurgia bariátrica serão encaminhados para o Hospital Onofre Lopes. Depois do procedimento cirúrgico, os pacientes retornam para acompanhamento nos polos do município.

     

    POLOS DE ACOMPANHAMENTO

    UBS de Liberdade

    CRAS Jockey Club

    UBS Santa Tereza

    UBS CAIC (Rosa dos Ventos)

    UBS Suzete Cavalcante (Nova Parnamirim)

    SERVIÇO: Coordenadoria de Atenção à Saúde - Fone: 3644-8107 ou 3644-8106

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Cidades do Alto Oeste têm suspensão no abastecimento

    Foto: Reprodução

    Um vazamento na adutora Alto Oeste, na entrada da cidade de Lucrécia, paralisou o abastecimento para as cidades de Riacho da Cruz, Viçosa, Portalegre, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Martins, Serrinha dos Pintos, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias. A previsão é que estas cidades voltem a ser abastecidas na quarta-feira (12).

     

    O vazamento ocorreu às margens da RN-117, em um trecho de adutora de grande diâmetro (300 milímetros). Vários motivos contribuem para a dificuldade em executar o serviço. O trecho da adutora a ser consertado está em um alagadiço que cobre a os tubos da adutora. A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) terá que esperar secar o local, fazer barreiras, para proceder a intervenção.

     

    As cidades de Serrinha dos Pintos, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias, ainda não estão pagando as contas porque a adutora do Alto Oeste ainda está em fase de teste para estas quatro cidades. A fase de teste se caracteriza do período de transição de operação pela empresa contratada para executar as obras, no caso a EIT, que foi contratada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Caern. A Companhia só assume integralmente a operação quando o sistema não precisa de nenhum ajuste a ser feito pela empresa executora da obra. Ao ter todas as garantias para fazer o abastecimento, a Caern começa a emitir as contas de água. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Em entrevista ao Boa Tarde Cidadão, Paulinho faz balanço dos 100 dias a frente da prefeitura de São Gonçalo

    Foto: Produção de Robson Carvalho

    O "Boa Tarde, Cidadão" de hoje (10) entrevistou "Paulinho", prefeito de São Gonçalo do Amarante. O prefeito fez um balanço sobre os 100 dias de gestão e respondeu perguntas dos telespectadores. 

     

    Paulinho destacou que apesar do municipio ser o quarto maior do Estado, não possui a quarta maior arrecadação, o que dificulta algumas ações da prefeitura. Ainda assim, citou diversar obras que estão sendo realizadas desde que assumiu a gestão do municipio, com destaque para as reformas nas escolas. 

     

    O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo na Band Natal, a partir das 13h15. A entrevista completa com Paulinho você assiste aqui

     

    0Comentários

    Rosalba sanciona Lei da Secretaria de Cultura

    Foto: Reprodução

    A prefeita Rosalba Ciarlini sancionou na manhã desta sexta-feira (07) a Lei que recriou a Secretaria Municipal de Cultura. O projeto lei de autoria do Executivo foi aprovado à unanimidade pela Câmara Municipal de Mossoró ( CMM). A solenidade aconteceu no Palácio da Resistência.

     

    Fonte: SECOM Mossoró 

    0Comentários

    MPF vai investigar fechamento da representação da Funai no Rio Grande do Norte

    Foto: Reprodução

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) instaurou procedimento para apurar as razões do fechamento da Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado, que funcionava em Natal. A decisão do MPF é fruto de uma reunião ocorrida esta semana, na sede da Procuradoria da República, na qual o procurador Victor Mariz recebeu lideranças indígenas e representantes da Funai.

     

    Através do Decreto 9.010, do último dia 23 de março, o presidente da República determinou o fechamento de 51 CTLs no país, incluindo a do Rio Grande do Norte, pela qual os indígenas potiguares lutavam desde 2005 e que vinha funcionando desde 2011. Para os participantes da reunião, como Francisco Ismael de Souza, da comunidade do Amarelão em João Câmara, a medida foi particularmente prejudicial pelo fato de ser um estado que “historicamente é colocado na situação de não mais existência dos povos indígenas e onde elementos como a invisibilidade e o preconceito institucional são intensificados cotidianamente”.

     

    O procurador da República Victor Mariz anunciou que levará o caso ao conhecimento da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (que trata dos assuntos ligados às populações indígenas e comunidades tradicionais), em Brasília, de forma a buscar acertar as estratégias para uma atuação institucional eficiente nacionalmente em relação ao assunto. Também requisitará à Funai esclarecimento quanto aos critérios técnicos utilizados na decisão do fechamento da CTL em Natal

     

    Os índios alegam que a decisão da Funai fere o artigo 6º da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê a consulta prévia dos “povos interessados” sempre que alguma decisão legislativa ou administrativa possa afetá-los. Em um “manifesto” entregue ao MPF, servidores da Regional Nordeste II da Funai (sediada em Fortaleza e que abrange Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba) demonstram o descontentamento com as medidas do Governo Federal que incluiriam, além do fechamento de CTLs, o corte de cargos e a aceitação de pressões políticas na nomeação de novos dirigentes, supostamente contrários à causa indígena.

     

    Fonte: ASCOM MPF 

     

    0Comentários

    Vereadores precisam votar 59 vetos do Executivo para liberar pauta

    Foto: Elpídio Junior

    Com a conclusão da apreciação do Projeto de Lei Complementar que autoriza a prefeitura a usar recursos do NatalPrev, os vetos do Executivo serão agora levados à discussão e votação no plenário da Câmara Municipal de Natal. Na sessão ordinária da última quinta-feira (06) os parlamentares iniciaram a análise dos 59 vetos pendentes. Alguns à espera desde 2013 e muitos já sem validade, porque foram motivados por leis que venceram. Diante da situação, as bancadas de oposição e situação optaram por trancar a pauta até que todos os impedimentos sejam votados.

     

    Neste primeiro dia de votação, os vereadores decidiram manter 12 vetos e derrubar dois. Entre os que foram rejeitados, destaque para o impedimento aplicado ao Projeto de Lei n° 006/2015, de autoria do vereador Paulinho Freire (SD), que disciplina o uso do solo por parte de cigarreiras.

     

    Outro veto derrubado foi o aplicado ao projeto apresentado pelo vereador Fernando Lucena (PT) que dispõe sobre a realização da coleta de amostras das águas dos reservatórios das escolas, creches e unidades de saúde da capital potiguar para análise. A intenção é garantir condições para discriminar se a água é potável, se está em condições para o consumo humano, se os parâmetros microbiológicos, físicos e químicos atendem ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.

     

    "Um veto sem razão, sem critério, sem embasamento. A verdade é que o prefeito Carlos Eduardo Alves veta tudo. Faz isso porque desrespeita este parlamento e não reconhece o trabalho do Legislativo. Ainda bem que os parlamentares de todas as bancadas perceberam a relevância do texto e impediram tamanha insensatez", defendeu Fernando Lucena.

     

    Fonte: CMN