• 0Comentários

    Furtos em poços: Caern alerta para consumo de água em Macaíba

    Foto: reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta a população de Macaíba para o consumo de água na cidade, com destaque para o verão. Além de ser uma época de aumento natural da demanda por água, devido ao calor, o período se torna ainda mais adverso uma vez que, paralelo a esta situação o abastecimento na cidade vem sendo prejudicado pela violação dos poços tubulares que ofertam água à população.

     

    A produção de água de Macaíba é realizada a partir da captação do produto em 12 poços, destes, sete localizados ao longo da BR-304, e outros cinco próximos às fábricas do CIA. As instalações elétricas destes poços vêm sendo violadas, pelo roubo dos componentes internos dos transformadores, ou pelo roubo dos cabos elétricos que alimentam os grupos moto bombas. Toda vez que ocorre a Cosern toma as providências para o reestabelecimento do fornecimento de energia. Porém, às vezes o dano toma proporções que demandam até uma semana para conclusão dos serviços.

     

    “Estamos tentando voltar à normalidade do abastecimento com 80 % da vazão, para tanto colocamos setores da cidade que não faziam parte de rodízios nesta condição”, explica o Chefe Unidade de Operação e Manutenção de Água de Macaiba, Marco Aurélio Ferreira. Para situações emergenciais e essenciais, o escritório local administra um caminhão pipa. A previsão é de que até o dia 28 de novembro será possível retomar a normalidade no abastecimento.

     

    Desde o início do mês de novembro, três poços foram violados: PT 09 GRC, PT 13 CIA e PT 15 CIA. A primeira tentativa de roubo de transformador; a segunda tentativa de roubo de cabos e o terceiro o roubo do transformador. Os dois primeiros já voltaram a operar, já para a retomada do PT 15 CIA se faz necessário executar serviços de uma nova ligação, já solicitada à Cosern.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Alunos do Senac distribuem óculos para crianças de escola municipal de Natal

    Foto: reprodução

    Em parceria com o Laboratório Multlents, o Senac realizou uma ação social na Escola Municipal Santa Catarina, na qual cerca de 60 alunos ganharam óculos de grau. As armações oculares foram doadas pelos estudantes do curso Técnico em Óptica e pelos proprietários do laboratório Multilents, que ofertaram as lentes.

     

    De acordo com Maria Aparecida Medeiros, professora do 5º ano, o projeto surgiu depois que ela observou que uma aluna tinha uma dificuldade muito grande de aprendizagem. “Ela sentia muita dor de cabeça, dizia que não conseguia ver. Eu imaginei que seria um problema de visão”, afirma.

     

    Após identificar esse problema, a professora entrou em contato com o colega instrutor do curso de Técnico em Óptica do Senac, Afonso de Ligório Souza, que teve a ideia de dar início a uma ação social objetivando ajudar outros alunos que poderiam ter essa mesma dificuldade, impactando o rendimento escolar. Todo o atendimento médico foi realizado por dois optometristas e por uma equipe de estudantes do curso Técnico em Óptica do Senac.

     

    Afonso declarou que a ação foi muito importante para as crianças: “A gente analisou que havia muitas crianças com astigmatismo. É muito difícil um aluno desse ter aprendizagem correta na escola porque ele fica estressado e não consegue assimilar bem o conteúdo. É uma ação social muito abrangente e nós fazemos isso com amor e carinho”.

     

    A aluna Ketlyn Rayane da Silva, de 10 anos, usará óculos de grau primeira vez e afirmou que sentia dificuldades para enxergar e gostou de receber os óculos. O estudante Jeferson Bruno Pereira, de 11 anos, já usava óculos e não sabia que já precisava trocar as lentes. Sobre o presente que recebeu, afirmou: “Eu que escolhi. Gostei”. Ele afirma que acredita que o acessório novo vai ajudá-lo a melhorar o aprendizado.

     

    Fonte: Senac RN 

    0Comentários

    Câmara aprova mudanças no Código Tributário de Natal

    Foto: reprodução

    Em segunda discussão e por unanimidade, foi aprovado nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei Complementar que acrescenta e altera artigos referentes ao Código Tributário do Município. Com quatro emendas encartadas, a redação-final segue para a sanção do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A proposta, de autoria do Poder Executivo, promove a atualização da legislação municipal em consonância com a legislação federal.

     

    Uma mudança prática se refere à destinação das receitas oriundas dos impostos pagos pelas administradoras de cartões de crédito. Hoje, esses recursos são enviados para a cidade-sede da empresa que opera o cartão. A partir de agora, a arrecadação desses tributos vai ser aplicada em melhorias para a cidade, ou seja, o valor do imposto será investido no município onde o cliente do cartão mora.

     

    O vereador Sandro Pimentel (Psol) encartou três emendas ao projeto. Destaque para a que garante um desconto maior no IPTU pago pelos moradores dos bairros periféricos da capital potiguar. "A Prefeitura estava tentando retirar este benefício das comunidades pobres. No entanto, fizemos um ajuste, de forma que o desconto foi mantido. Só que para ter esse direito, o valor venal da casa/apartamento deve ser igual ou inferior a R$ 87 mil e a pessoa não pode ter mais de um imóvel".

     

    Por sua vez, a vereadora Nina Souza (PEN), líder da bancada governista, emplacou uma emenda que isenta famílias carentes do IPTU e da taxa de lixo. "São cidadãos que moram em imóveis simples, com pequeno valor comercial. Portanto, eles não serão mais cobrados por isso. A própria legislação federal oferece esta condição. Apenas aplicamos esta mesma diretriz ao nosso município", explicou a parlamentar.

     

    Ao final da votação, o secretário de Tributação (Semut), Ludenilson Lopes, avaliou a aprovação das quatro emendas. "Todas são salutares, boas para a administração e a sociedade. Não alteraram as metas principais do Executivo. A bem da verdade, essas emendas aprimoraram o texto que encaminhamos para o Legislativo. Portanto, os parlamentares estão de parabéns pela contribuição que deram", comemorou.

     

    Na sequência, o plenário deu continuidade à apreciação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 03/2015 encaminhado pelo ex-vereador Bertone Marinho, subscrito pelos vereadores Cícero Martins (PTB) e Klaus Araújo (SD), que permite ao Legislativo intervir na política tributária do Município. Uma emenda do vereador Felipe Alves (PMDB) foi acatada. "Inserimos os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, que ao nosso ver oferecem segurança jurídica e melhoram a proposição", disse Felipe. 

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Secretária de Segurança Pública do RN elogia ações da prefeitura de São Gonçalo

    Foto: reprodução

    Em reunião na sexta-feira, dia 17, no gabinete da secretária estadual de Segurança Pública, Sheila Freitas parabenizou o município de São Gonçalo do Amarante/RN pelas ações realizadas na área de segurança. Segundo Freitas, uma das principais ações foi a instalação de uma Central de Videomonitoramento.

     

    As câmeras da cidade foram as primeiras do estado a serem interligadas com o Ciosp – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública -, onde conta com apoio da Polícia Militar e Civil. “Da minha sala conseguimos ver São Gonçalo do Amarante; e, dessa forma, apoiar nas ações e ocorrências”, disse Sheila.

     

    Ainda de acordo com a secretária, São Gonçalo foi a primeira cidade a investir em câmeras de segurança no estado e serve de modelo para as demais da Grande Natal e do Rio Grande do Norte. “Também vamos fortalecer, cada vez mais, as operações das polícias Militar e Civil no município”, pontuou.

     

    No encontro estiveram o secretário municipal de Defesa Social, João Eider – representando o prefeito Paulinho -, o comandante da PM do RN, Coronel Osmar, e comandante da Companhia da PM de São Gonçalo do Amarante, capitão Ivson.

     

    Essa não é a primeira vez que a secretária Scheila parabeniza o município pelas ações. Em uma recente entrevista a uma TV local, a gestora afirmou que, graças ao investimento em câmeras de segurança, São Gonçalo do Amarante conseguiu reduzir os índices de homicídios em 27%.

     

    Fonte: São Gonçalo do Amarante/RN

     

    0Comentários

    UBS de Cidade Verde realiza ação do Novembro Azul

    Foto: reprodução

    A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cidade Verde realizou nesta sexta-feira (24) uma ação alusiva à Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata.

     

    O evento contou com palestras sobre saúde do homem e câncer de próstata, tabagismo e Câncer Bucal, testes rápidos de HIV e sífilis, exames da próstata (PSA), vacinação, atendimento com clínico geral, oftalmologista e odontologia.

     

    Além disso, os homens que participaram da programação contarão com verificação arterial, testes de glicemia, avaliação nutricional, distribuição de kit de saúde e preservativos, orientações jurídicas e ainda sorteios de serviços estéticos, barbearia e vale academia.

     

    O técnico agrimensor, Jailton Raimundo Alves, elogiou a iniciativa. “Trouxe o meu pai e aproveitei e fui atendido pelo oftalmologista. Muito boa ação, diante das dificuldades que vemos nos serviços de saúde, aqui temos um ótimo atendimento e este serviço facilita muito nossas vidas, temos vários serviços sem precisar marcar”, destacou.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Prefeitura de São Gonçalo investe mais 1,5 milhão em pavimentação

    Foto: reprodução

    Mais de 1,5 milhão de reais serão investidos em pavimentação em São Gonçalo do Amarante/RN, no bairro Jardins. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira, dia 20, às 9h, pelo prefeito Paulo Emídio (Paulinho). Só na comunidade Plaza Garden serão mais de 13 mil metros quadrados de vias contempladas.

     

    Após o ato de assinatura, o prefeito autorizou que os serviços fossem iniciados imediatamente na Rua João Vitor da Silva Lima. “Desde às 11h desta segunda-feira que as máquinas já estão no local trabalhando a todo vapor”, enfatizou Paulinho, ressaltando: “não mediremos esforços para trazer melhorias à nossa população”, pontuou.

     

    No Plaza Garden também serão calçadas as ruas Visconde de Cairú, José Bonifácio, Marechal Rondon I e II, Pedro Américo, Padre José de Anchieta I e II, Mártires de Uruaçu e Mártires de Cunhaú. O projeto ainda contempla o calçamento de cinco vias em Cidade das Flores, duas em Jardim Petrópolis e uma no loteamento Samburá, totalizando 18 ruas com pavimento em paralelepípedo.

     

    O ato simbólico contou com a presença de vereadores e secretários municipais, além de lideranças locais e o representante pela empresa responsável por executar a obra.

     

    Fonte: São Gonçalo do Amarante/RN

    0Comentários

    25

    Foto: reprodução
    0Comentários

    26

    Foto: reprodução
    0Comentários

    Em uma Parceria Público-Privada, São Gonçalo inicia construção de novo quartel de Bombeiros Militar

    Foto: reprodução

    Na manhã desta quinta-feira (16), foi lançada a Pedra Fundamental para a construção de um quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) em São Gonçalo do Amarante/RN. A obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre prefeitura, Governo do Estado e as empresas Coteminas, Guararapes, Vicunha e Três Corações. A expectativa é que a obra seja concluída em maio de 2018.

     

    Os recursos para construção do quartel foram arrecadados pelas empresas envolvidas e somam um milhão de reais. “Esse quartel do Corpo de Bombeiros irá gerar mais segurança para São Gonçalo, municípios vizinhos e a zona Norte de Natal”, enfatizou João Lima, vice-diretor do grupo Coteminas, destacando ainda a importância dessas parcerias: “Tenho certeza que o Brasil tem tudo pra dar certo e só depende de nós”.

     

    Já a Prefeitura de São Gonçalo fez a concessão de um terreno de cinco mil metros quadrados para viabilizar a construção da nova sede, localizada na BR-101, em frente à Guararapes, no Distrito Industrial do município. “Essa localização é fundamental e especial para o Corpo de Bombeiros e vai atender todos de forma muito mais eficiente”, disse prefeito Paulinho.

     

    O comandante geral do CBMRN, coronel Sócrates Vieira, ressaltou que a nova unidade além de trazer mais segurança vai fomentar o empreendedorismo na cidade e no Estado. “Hoje é um dia histórico. Estamos conseguindo concretizar o sonho de expansão da instituição pública do Corpo de Bombeiros, aqui em São Gonçalo, onde será beneficiado com serviços de combate ao incêndio, salvamento e, principalmente, serviços de atividades técnicas”, disse Vieira.

     

    Ainda participaram da cerimônia a secretaria estadual de Segurança Pública, Scheila Freitas, representantes das empresas parceiras, vereadores, secretários municipais e funcionários do Corpo de Bombeiros.

     

    Fonte: São Gonçalo do Amarante/RN

    0Comentários

    Senac abre matricula para cursos de idiomas

    Foto: reprodução

    O Senac RN abriu matrículas para os cursos de inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e libras, nos municípios de Natal, Macaíba, Assú e Mossoró. Para alunos veteranos está disponível um desconto de 15%* até 20 de janeiro de 2018. Para os novatos o desconto é de 10%** até 15/02/18 em Natal e 02/03/18 no interior. Os interessados podem deixar seu contato aqui para saber mais.

     

    Há mais de 15 anos ofertando cursos de idiomas no Rio Grande do Norte, a Instituição é referência na área, contando com carga horária diferenciada e instrutores certificados internacionalmente. A metodologia utiliza a Abordagem Comunicativa, que privilegia a compreensão e expressão oral e escrita em um contexto real.

     

    O Senac dispõe de cursos em diversos níveis, desde o básico ao avançado, para diferentes perfis. A novidade para o semestre 2018.1 fica por conta dos novos cursos de inglês com foco em negócios e viagens, disponíveis apenas na unidade Centro em Natal.

     

    Os testes de nivelamento, que identificam o nível de conhecimento do aluno em determinado idioma, ocorrerão nas unidades do Senac, do dia 05 ao dia 15 de fevereiro. Os agendamentos estarão disponíveis a partir do dia 21 de janeiro de 2018, por meio do site nivelamento.rn.senac.br.

     

    Através do telefone (84) 4005-1000 os interessados poderão obter informações detalhadas sobre os níveis ofertados e descontos disponíveis.

     

    *Descontos não cumulativos com quaisquer outros concedidos pela Instituição. Válido para pagamentos à vista ou parcelado, para alunos veteranos de Idiomas 2017.2.

    ** Descontos não cumulativos com quaisquer outros concedidos pela Instituição. Válido para pagamentos à vista ou parcelado, para alunos novatos.

     

    Fonte: Senac RN 

    0Comentários

    24

    Foto: reprodução
    0Comentários

    22

    Foto: reprodução
    0Comentários

    Semana da Música acontece de 20 a 22 de novembro

    Foto: reprodução

    A Fundação Cultural Dona Militana, através do Setorial de Música do município, promoverá a IV Semana da Música de São Gonçalo do Amarante/RN. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro e contará com diversas apresentações musicais.

     

    O intuito do projeto é possibilitar o contato entre a música instrumental e vocal com os estudantes de todas as classes sociais e níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental ao nível técnico e superior. Os concertos acontecerão em instituições públicas e privadas do município, de forma gratuita.

     

    “Durante esses dias vamos promover a música em diversos ambientes, e, acima de tudo, desenvolver a sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico musical gerando cidadania”, enfatiza Flávio Henrique, presidente da fundação cultural.

     

    Confira a programação:

    20/11 – SEGUNDA-FEIRA
    9h – Oficina de Canto – Local: Escola Municipal de Poço de Pedra;
    Banda de Flautas Pedro Guajirú. Local: Maternidade Belarmina Monte

    14h – Oficina de Canto – Local: Escola municipal de Poço de Pedra;
    Oficina de Percussão/bateria – Local: Teatro Municipal

    19h – Solenidade de abertura e apresentações musicais com Banda Municipal, Quinteto de Metais, Projeto Musicalizando São Gonçalo, Coral dos Idosos, alunos da Escola de Música do IFRN, professores do Setorial de Música, Academia SUZUKI – Local: Teatro Municipal.

    21/11 – TERÇA-FEIRA
    9h – Grupo de clarinete e saxofone da BAMUSGA (itinerante) e grupo de trompete e trombone da BAMUSGA – Local: Casa Abrigo.

    14h – Banda de Flautas Pedro Guajirú – Local: CEMEF – Dom Joaquim de Almeida e
    intervenções musicais – Local: Repartições públicas.

    19h – Encontro de corais e Projeto Florart – Local: Igreja católica de Cidade das Flores.

    22/11 – QUARTA-FEIRA
    10h30 – Oficina de canto e apresentação dos alunos de clarinetes. Local: Auditório do IFRN/SGA;
    Intervenções Musicais (Itinerante).

    14h – Oficina de canto e apresentação dos alunos de clarinetes. Local: Auditório do IFRN/SGA);
    Intervenções musicais. Local: Biblioteca Pública Prof.ª Josefa Maria Antunes Soares, Amarante.

    19h – Encerramento: Big Band Jerimum Jazz – EMUFRN. Local: Sede da quadrilha Coração Nordestina, Jardim Lola.

     

    Fonte: São Gonçalo do Amarante/RN

    0Comentários

    21

    Foto: reprodução
    0Comentários

    20

    Foto: reprodução