• 0Comentários

    Prefeitura abre seleção para contratação de médicos temporários

    Foto: reprodução

    A Prefeitura de Parnamirim está com inscrições abertas até o dia 7 de junho para o processo seletivo que prevê a contratação temporária de médicos para atuarem no atendimento de Estratégia de Saúde da Família do município.

     

    Os interessados deverão realizar sua inscrição no setor de Atenção a Saúde, 1º andar, Sala 101, localizado no Edifício Cartier, sede da Secretaria Municipal de Saúde, com endereço à Rua Altino Vicente de Paiva, nº 210, Monte Castelo, Parnamirim/RN, no horário das 8h às 13h.

     

    No ato da inscrição o interessado deverá preencher uma ficha de inscrição, sendo necessário apresentar cópias dos documentos de identificação pessoal e profissional, acompanhado de cópia do documento de registro profissional. Além disso, o candidato deverá entregar seu currículo, acompanhado de todos os documentos comprobatórios.

     

    O processo seletivo será constituído de única etapa de análise curricular. Será considerado aprovado aquele candidato que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos. Será eliminado aquele candidato que obtiver nota inferior. A análise curricular será realizada com base no quadro abaixo indicado, levando em consideração a pontuação e os critérios abaixo definidos, todos devidamente comprovados pelo candidato:

     

    CARGO ESPECIFICIDADES PONTUAÇÃO
    ESF  Experiência em saúde da família  40 pontos
    ESF  Residência em medicina geral e comunitária ou especialização em saúde pública 30 pontos
    ESF  Experiência comprovada em unidade básica de saúde, em pediatria ou clínica médica ou gineco-obstetrícia  30 pontos
    TOTAL   100 pontos

     

    Confira o edital completo no link, clicando na data 22 do calendário. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Lauanda Pedrita e Gabriel Medeiros

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Nessa terça-feira (28/05), o Programa Boa Tarde Cidadão trouxe Lauanda Pedrita, presidente da APES, e Gabriel Medeiros, subsecretário do Juventude. Com a representação de alguns dos níveis de educação, foi abordado o impacto da educação na sociedade, na economia e as repercussões dos cortes na educação.

     

    Confira a entrevista na íntegra: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    Programações de cursos idiomas SENAC para 2019.2

    Foto: reprodução

    Estão abertas as matrículas para o semestre 2019.2 dos cursos de Idiomas do Senac RN. Os alunos novatos dispõem de descontos especiais até 18/07/2019. Clique nos links abaixo para conferir as programações de cursos.

     

    Natal

    Zona Norte

    Assú

    Macaíba

    Mossoró

     

    Datas Importantes

    Início das aulas: 22/07/2019
    Teste de Nivelamento: 15 a 18/07/2019 (agendamento disponível a partir de 01/07 através do nivelamento.rn.senac.br).

     

    Fonte: SENAC RN

    0Comentários

    MINUTO DA CÂMARA!

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Fique por dentro do que acontece na Câmara Municipal de Natal em 1 só minuto!

     

    Acesse: MINUTO DA CÂMARA

    0Comentários

    MINUTO DA CÂMARA!

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Fique por dentro do que acontece na Câmara Municipal de Natal em 1 só minuto!

     

    Acesse: MINUTO DA CÂMARA

    0Comentários

    Aluno do programa SENAC de gratuidade, potiguar representará o Brasil em competição na China

    Foto: reprodução

    Estudante do curso de Garçom através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), o potiguar Gustavo Almeida irá participar, nos próximos dias 28 e 29 de maio, da competição internacional de habilidades The Belt and Road International Skills Competition. O evento ocorrerá em Chongqing, na China, com concorrentes de cerca de 100 países, testando habilidades e conhecimentos dos estudantes em suas respectivas ocupações.

     

    Gustavo fará de sua viagem à China uma preparação para a Worldskills Kazan 2019, competição que é considerada a Olimpíada Mundial de Profissões, a qual foi selecionado para representar o Brasil na categoria Serviços de Restaurante.

     

    Em constante treinamento para ambas as competições, o jovem de 19 anos fala de sua expectativa, destacando a necessidade de estar sempre aprimorando suas técnicas.

     

    “Por essa ser a minha primeira competição internacional, eu sei que poderão surgir algumas habilidades que precisarei ajustar, então, quero aproveitar essa viagem à China para observar pontos a serem melhorados e me preparar ainda mais para a Rússia, onde sei que terá um grau maior de dificuldade. Irei dar o meu máximo e absorver o máximo de experiência que posso obter em uma competição internacional”, disse Gustavo.

     

    No final de março, Gustavo Almeida participou de torneio realizado em Vitória (ES), onde se consagrou campeão, após um processo de treinamento e competições em etapas regionais, em que disputou com outros norte-rio-grandenses e alunos de estados como Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas, Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Sul.

     

    O potiguar fez seu primeiro curso profissionalizante por meio do PSG, iniciativa por meio da qual a Instituição investe cerca de 70% de sua receita compulsória com foco na democratização do acesso ao ensino profissional. Desde fevereiro de 2018, ele vem se preparando para as competições com acompanhamento da sommelier e especialista do Senac RN, Eliane Soares e com orientações do expert e treinador nacional André de Souza. Ele passa por uma intensa rotina de preparação, com mais de 8h diárias de dedicação às atividades práticas e estudos teóricos.

     

    Fonte: SENAC RN

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Djalma Barbosa, diretor de inovação do sistema FIERN

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Nessa segunda-feira (27/05), o Programa Boa Tarde Cidadão trouxe Djalma Barbosa, diretor de inovação do sistema FIERN. Djalma nos contou sobre a sua atuação na diretoria de inovação do Sistema FIERN e a importância de discussões à respeito de políticas publicas, fomento à inovação, apoio a pesquisa, educação e muito mais!

     

    Confira a entrevista na íntegra: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    MINUTO DA CÂMARA!

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Fique por dentro do que acontece na Câmara Municipal de Natal em 1 só minuto!

     

    Acesse: MINUTO DA CÂMARA

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Bruno Cavalcanti, profissional de Educação Física

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Nessa sexta-feira (24/05), a nossa "Sexta da Saúde" leva ao Programa Boa Tarde Cidadão Bruno Cavalcanti, profissional de Educação Física, atuante na área de reumatologia! 

    Bruno veio conversar conosco à respeito da importância da prática de exercícios físicos e dos cuidados específicos com a população acometida por condições reumáticas!

     

    Confira a entrevista na íntegra: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    Projeto Se Cuida Parnamirim chega ao Parque Industrial

    Foto: reprodução

    O projeto Se Cuida Parnamirim chegou ao bairro do Parque Industrial, levando saúde, lazer e qualidade de vida para a população. O projeto que já tem suas atividades realizadas na Cohabinal, nas segundas, quartas e sextas-feiras, agora agita o parnamirinense nas terças e quintas-feiras na Praça Aluízio Alves, sempre das 18h30 às 20h.

     

    Idealizado pelos educadores físicos Ângelo Santos e Eleen Martins, o projeto conta atualmente com mais de 2 mil participantes inscritos. Somente no Parque Industrial, o projeto conseguiu reunir mais de 200 pessoas em apenas duas semanas de atividades.

     

    Eleen Martins explica que a expansão do projeto por toda a cidade sempre foi um dos objetivos. Segundo ela, isso tem sido feito de maneira muito planejada para que de outros bairros possa usufruir da mesma qualidade que o possui onde começou a ser realizado, na Cohabinal.

     

    “Estamos planejando eventos de inauguração, de conscientização com os nossos parceiros, para que a população que está conhecendo o projeto agora possa entender que não se trata apenas de uma recreação, que vai muito além. O que nós buscamos oferecer é mais qualidade de vida, através de momentos de lazer, de sociabilização e práticas saudáveis”, explicou.

     

    Com dois polos em atividade na cidade, o Se Cuida Parnamirim abrange, atualmente, mais de dez bairros e, brevemente, o projeto chegará também ao bairro de Monte Castelo, proporcionando mais saúde aos moradores do bairro e das áreas vizinhas.

     

    O projeto é realizado através da parceria de várias secretarias, incluindo as pastas de Saúde, Assistência Social, Educação e Mobilidade Urbana, contando ainda com equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, educadores físicos e nutricionistas.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim

    0Comentários

    Valorização da indústria, inovação e economia circular são destaque no encerramento do Dia da Indústria

    Foto: reprodução

    Ao abrir o evento que fechou as comemorações do Dia da Indústria no Rio Grande do Norte, na noite desta sexta-feira, 24, em Natal, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, enfatizou a valorização da indústria no contexto nacional, estadual e municipal. “A indústria precisa ser compreendida como uma instituição promotora do desenvolvimento. Os verdadeiros heróis da resistência do Brasil são as pessoas que produzem e que geram emprego e renda”, disse.

     

    Na palestra “O DNA da Inovação”, o consultor e economista Cláudio de Moura Castro, disse que todo mundo pode inovar, mas que é preciso que as empresas tenham em mente alguns pontos. “Valorizar a inovação, não dispersar esforços para inovar, apoiar as boas iniciativas, e buscar educação de qualidade, são decisões necessárias para um país inovar”, explicou Moura Castro.

     

    Já o presidente para a América Latina da SKF, Claudinei Reche, que ministrou a palestra a “Indústria em Movimento”, disse que é impossível segurar a inovação. “A inovação sempre vem, tudo mudou com a indústria 4.0, mas eu considero que esta ainda não é a grande modernidade que está por vir, a grande revolução será a valorização humana. Vemos como exemplo a China, que transformou completamente sua indústria e conseguiu reduzir em 40% a poluição em Beijim (Pequim)”, enfatizou.

     

    Reiche disse que na China já existem robôs que fazem o trabalho correspondente a 80 pessoas, mas que é necessário um grande investimento. “A fama que a China tinha de produzir muito usando mão-de-obra barata mudou, a realidade hoje é outra, eles realizaram uma grande transformação tecnológica, em 10 anos eles mudaram completamente a sua indústria”, disse, e acrescentou, “E sabe por quê? Porque o Mundo mudou”.

     

    ECONOMIA CIRCULAR

    Outro tema explorado na noite, por Reiche, foi economia circular, que está em alta. Foi explicado que o termo nunca foi tão discutido como os últimos tempos. Por esta estratégia de negócios, os produtos que usamos para todos os aspectos da vida são muitas vezes projetados e fabricados com pouca atenção para os recursos consumidos ao fazê-los e o que acontece com eles no final do ciclo de vida. Além das compras mais caras que fazemos, como um carro ou uma casa, a despesa em reparar um produto quebrado é maior do que comprar um novo. “Assim, toneladas de resíduos são produzidos e encaminhados para aterros. sanitários. A economia circular prevê a produção de produtos que durem mais tempos”, disse.

     

    Reiche e Castro concordaram no que se refere a localização, o ambiente, que segundo ambos contribuem para a inovação. Eles mostraram mapas e contaram história sobre locais e pessoas que contribuíram para inovação ao longo do tempo. Ambos defenderam os cuidados com a natureza, os cuidados com o consumo e com a educação da humanidade. “O mundo acabaria se todos nós consumíssemos como o Japão, os Estados Unidos e a Alemanha”, concluiu Reiche.

     

    Estiveram presentes ao evento Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR; Ronaldo Lacerda, da ASCONF; Márcia Maia, diretora presidente da AGN; Sílvio Torquato, Secretário Adjunto da SEDEC; George Câmara, Secretário de Planejamento e Finanças; Ricardo Valério, Presidente do CORECON; Luiz Antonio Lacerda, vice-presidente da Fecomércio; Paulo César Medeiros, Secretário chefe do gabinete civil da Prefeitura Municipal de Natal; Benes Leocádio, Deputado Federal; Antenor Roberto, vice-governador do Rio Grande do Norte; Conceição Tavares, vice-presidente da FIERN; Silas Santana, diretor de vendas da SKF; Vitor Leão Miranda, consultor de vendas da SKF; Juliano Martins, superintendente do SESI; Emerson Batista, diretor regional do SENAI; Helder Maranhão, superintendente de relações institucionais da FIERN; Maria Angélica, superintendente do IEL, diretores e dirigentes do Sistema FIERN, além de empresários e membros da sociedade norte-rio-grandense.

     

    Fonte: FIERN

    0Comentários

    MINUTO DA CÂMARA!

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Fique por dentro do que acontece na Câmara Municipal de Natal em 1 só minuto!

     

    Acesse: MINUTO DA CÂMARA

    0Comentários

    SENAC participa de cooperação para criação do Parque Tecnológico de Mossoró

    Foto: reprodução

    Representando o Sistema Fecomércio RN, o Senac participou, na manhã da última sexta-feira (17), da solenidade de assinatura do termo de intenção para criação, instalação e desenvolvimento de um parque tecnológico em Mossoró. O encontro aconteceu no Palácio da Resistência, sede do governo municipal, com a presença da Prefeita da cidade, Rosalba Ciarlini e de representantes de entidades participantes do convênio como UFERSA, UERN, IFRN, SEBRAE, SENAI, FIERN.

     

    O gerente da unidade da Instituição em Mossoró, Benjamin García, participou do encontro e falou da importância dessa iniciativa, para o desenvolvimento da região.

     

    “Para o SENAC fazer parte desse projeto é enriquecedor, tendo em vista, que iremos contribuir diretamente trazendo soluções inovadoras e de qualificação profissional, atendendo as necessidades das empresas do comércio de bens, serviços e turismo da região”, disse o gerente.

     

    O objetivo do Parque Tecnológico é promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo através de ações planejadas e estruturadas. A iniciativa prevê a criação de novos produtos, serviços e processos, gerando empregos mais qualificados e desenvolvimento para cadeia produtiva de toda a região.

     

    Prefeita da cidade, Rosalba Ciarlini enalteceu a contribuição das entidades que estão envolvidas na parceria.

     

    “Estamos unidos num mesmo pensamento que é o desenvolvimento da cidade de Mossoró. Que passa pelas potencialidades que nós temos. E a disposição de trabalho da nossa gente. Tenho que agradecer as entidades que acreditaram e estão aqui desde o começo para juntos iniciarmos mais essa iniciativa. Nosso Parque Tecnológico vai sair. Construímos juntos e vamos realizá-lo juntos”, frisou a Prefeita.

     

    Fonte: SENAC

    0Comentários

    MINUTO DA CÂMARA!

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Fique por dentro do que acontece na Câmara Municipal de Natal em 1 só minuto!

     

    Acesse: MINUTO DA CÂMARA

    0Comentários

    Prefeito inaugura Telecentro para promover inclusão do idoso

    Foto: reprodução

    Parnamirim recebeu na manhã de hoje, 22, o primeiro telecentro do Rio Grande do Norte. A inauguração foi feita pelo Prefeitura de Parnamirim com a presença do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes T. Costa. O município foi contemplado graças ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável que vem desenvolvendo diversas atividades com os idosos.

     

    Na ocasião, a secretária Elienai Cartaxo (SEMAS) parabenizou o prefeito Rosano Taveira por contribuir para a inclusão do idoso. “Aqui, o idoso tem voz, produz e tem todo o nosso respeito. O envelhecimento na nossa cidade acontece de forma ativa e saudável”, disse.

     

    Antônio Fernandes T. Costa informou que o governo federal tem resgatado a política pública que beneficia o idoso. “A população idosa merece respeito e precisa de dignidade. Estou encantado com a política pública integral que encontrei aqui em Parnamirim. Parabenizo o prefeito Rosano Taveira e a embaixadora Socorro Morais que tanto tem atuado nesta área”, disse.

     

    O prefeito Rosano Taveira fez questão de explicar que Parnamirim segue a mesma regra do governo federal que é a de investimentos com responsabilidade. “O telecentro será de grande valia porque temos todo o interesse de promovermos a inclusão dessas pessoas”, disse o gestor, ressaltando que tem todo o interesse de que projetos como esse sejam implantados na cidade.

     

    Parnamirim foi contemplada com oito computadores pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O telecentro irá funcionar no CREAS, localizado à rua Aspirante Santos, 239, em Santos Reis, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As turmas serão montadas com a articulação das equipes dos CRAS e CREAS.

     

    Um kit de equipagem também foi entregue ao Conselho Municipal do Idoso, composto por três computadores, data show, tv, som, bebedouro e um veículo que irá fortalecer ainda mais as atividades desenvolvidas em Parnamirim.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim