• 0Comentários

    (N)ATIVIDADE: O novo canal do esporte amador são-gonçalense

    Foto: reprodução

    A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante através da Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos (SECOM) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) apresenta à população mais um programa que irá apresentar ao são-gonçalense todas as atividades esportivas realizadas no municipio.

     

    Uma série de matérias irá apresentar os esportes que são praticados em diversos locais da cidade. O título da série é (N)ATIVIDADE e vai contar um pouco sobre o universo acolhedor do esporte amador, além de trazer alguns personagens e suas histórias com as mais diversas modalidades. Para iniciar, a prefeitura fala sobre a patinação sobre rodas.

     

    A história do patins começa por volta de 1970 com o belga Joseph Merlin, que desejava ter para si um par de patins semelhante aos que eram utilizados no gelo, mas que pudesse ser aproveitado em pistas e parques. Apesar dos muitos imprevistos e da dificuldade de aceitação inicial, a ideia de Joseph foi se aperfeiçoando ao longo dos anos e hoje em dia leva muita diversão e lazer a todos aqueles que praticam a patinação.

     

    Em São Gonçalo, uma turma se reúne no bairro Jardins com o apoio do projeto chamado “Associação caminhando para o bem”, que está inserido no Programa Comunidade Esportiva, da SEMJEL. “O programa apoia cerca de onze projetos, distribuindo materiais esportivos para crianças carentes. Além disso, a Semjel apoia, com premiações e apoio logístico, diversos campeonatos durante todo ano no município”, lembra Rayane Rocha, Coordenadora de esportes da secretaria.

     

    Os treinos ocorrem todos os dias, das 20 às 22:30hs, na quadra do bairro e qualquer pessoa pode chegar e participar. Arilane Mikaele, musa do esporte são-gonçalense, destaca a importância do esporte no bairro. “Faço porque amo e procuro sempre incentivar a prática da modalidade. Além de levar diversão as pessoas, a patinação evita que os jovens se entreguem ao ócio, podendo ir para um caminho que não seja legal para eles”

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

     

    0Comentários

    Escola do Legislativo realiza Ciclo de Capacitação

    Foto: reprodução

    A Escola do Legislativo Wilma de Faria realizou, nesta segunda-feira (07), o I Ciclo de Capacitação e Fortalecimento do Legislativo Municipal. O Curso, uma parceria da Câmara Municipal de Natal, Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM) e Tribunal de Contas do Estado, tem como tema o Controle Interno e é voltado para servidores, assessores e parlamentares.

     

    "É um curso voltado para a eficiência da máquina administrativa. A sociedade exige cada vez mais a eficiência e transparência da máquina administrativa e o controle interno abrange essas questões, por isso, estamos aqui para orientar e capacitar os servidores e assessores da Câmara Municipal para uma administração cada vez mais eficiente", explicou Ricardo Vilaça, instrutor do Tribunal de Contas do Estado.

     

    O Presidente da Câmara Municipal e da FECAM, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), destacou a importância do curso para a qualificação dos servidores da Casa. "Através do curso nossa equipe vai ser capacitada para que a Câmara tenha sempre um equilíbrio desde o controle interno até os serviços prestados à população", disse Raniere Barbosa.

     

    De acordo com Júlio Protásio, diretor executivo da FECAM, o curso de Capacitação vai proporcionar mais sintonia entre a Câmara Municipal de Natal e o TCE. "O objetivo da capacitação é instruir sobre o controle interno, sobre a contabilidade para que o manuseio dos processos administrativos sejam feitos dentro do norte da eficiência e transparência desenvolvidos no Tribunal de Contas do Estado", salientou Júlio Protásio.

     

    O vereador Felipe Alves (MDB) participou do evento e também ressaltou a relevância do curso. "O ciclo de capacitação traz informações atualizadas da padronização de procedimentos com informações de como deve ser realizado o controle interno de cada órgão gestor e isso enriquece nossos assessores, servidores e nós vereadores".

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Semana da Indústria 2018 terá palestras, oficinas, seminários, exposições e shows

    Foto: reprodução

    Com palestras, oficinas, seminários, exposições, apresentações culturais e inaugurações, a Semana da Indústria, promovida pelo Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL) terá uma ampla programação de 18 a 26 de maio, em Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Assu, Goianinha, Macau, Caicó, Pau dos Ferros, João Câmara e Santa Cruz.

     

    O primeiro dia da programação, na sexta-feira (18), será marcado pela a abertura da exposição do acervo fotográfico do Sistema FIERN, a partir das 18h, no Solar Bela Vista, que tem curadoria da fotógrafa Ângela Almeida.

     

    Os eventos serão retomadas, no dia 21, em Goianinha, onde haverá um seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho, realizado pelo SESI, com Gustavo Adolfo; uma oficina sobre carreiras e mercado de trabalho, promovida pelo IEL, e palestras organizadas pelo SENAI.

     

    No dia 22, uma terça-feira, às 9 horas, a programação com ênfase no setor de alimentos será oficialmente aberta, no auditório da Casa da Indústria (sede da FIERN), às 9 horas. No Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta, serão realizadas oficinas sobre novas tendências na produção de alimentos, a partir das 14h. Além disso, o E-Social estará em foco na palestra do consultor Gustavo Nicolai, entre 18h e 19h, também no auditório da Casa da Indústria.

     

    Em Caicó, no dia 22, haverá uma oficina voltada para carreiras e mercado de trabalho, um seminário sobre E-Social, também com Gustavo Nicolai; minicursos para os setores de panificação, informática e mecânica e automóveis e motocicletas e as unidades móveis do SESI estarão disponíveis para atendimento a industriários e dependentes.

     

    Em Pau dos Ferros, haverá, ainda no dia 22, seminário sobre E-Social, com Gustavo Nicolai, e oficinas com foco em carreiras profissionais. Em Mossoró, o seminário sobre E-Social será no auditório do SENAI Ítalo Bologna, às 18h, com Gustavo Adolfo.

     

    No dia 23, o IEL promoverá um encontro de compradores e fornecedores da indústria, a partir as 8h, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria (sede da FIERN). A Indústria 4.0 estará em discussão com uma palestra no auditório do CTGÁS, em Natal, às 14h30. O dia será dedicado também a um seminário de Simulação em Energias, no CTGÁS-ER (das 8h30 às 12h30).

     

    O dia 23 será de programação diversificada em Santa Cruz, com apresentação de cases de sucesso, minicursos do SENAI e atendimento nas unidades móveis do SESI, a partir das 8 horas; e em João Câmara, com um Seminário sobre Energias Renováveis, às 8 horas; em Mossoró, Macau, São Gonçalo do Amarante, com gincanas nas unidades onde funcionam as escolas do SESI.

     

    Na quinta-feira, 23, haverá a palestra magna da programação da Semana da Indústria, no Teatro Riachuelo, entre 19h30 e 21h30. O palestrante está sendo definido e será anunciado nos próximos dias.

     

    A programação continuará no dia 24 de maio, em Mossoró, com as oficinas que terão foco em carreira, Feira de Profissões e um café com a indústria no Instituto SENAI de Tecnologias. O dia 24 será ainda de gincanas nas escolas do SESI em Assu, Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante. O consultor Gil Giardelli ministrará uma palestra, no auditório da Casa da Indústria, sobre gestão da mudança, no auditório da Casa da Indústria.

     

    No dia 25, às 16 horas, haverá a inauguração da Casa Passiva, construída na área do Centro de Educação e Tecnologias Flávio Azevedo, na Zona Norte. A sexta-feira, dia 25 será de espetáculos, com o II Encontro Norte-rio-grandense de Bandas Filarmônicas, a partir das 18h30; e a SESI Big Band, às 21h30, ambos no largo da Arena das Dunas.

     

    O evento de encerramento da Semana da Indústria será a Ação Global, das 9 às 16h, nesta edição em dois locais, simultaneamente: no SESI Clube, em Natal (Lagoa Nova) e no Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna, em Mossoró.

     

    Veja a programação na íntegra clicando aqui


    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Pesquisa FIERN/CERTUS revela que eleitores potiguares rejeitam outsiders

    Foto: reprodução


    O descrédito generalizado e a rejeição elevada da classe politica, em decorrência dos sucessivos escândalos de corrupção, não impulsionaram os chamados “oustsiders” na corrida presidencial. Os eleitores do Rio Grande do Norte (80,21%) preferem eleger como presidente da República um político experiente, porém, sem envolvimento em denúncias de corrupção. A informação consta da pesquisa FIERN/CERTUS divulgada neste domingo (05) ao meio dia, pela Federação das Indústrias.

     

    A pesquisa mostra também que ainda é alto o índice de eleitores que não escolheram em quem votar. A seis meses das eleições de outubro quase metade dos eleitores do Rio Grande do Norte ainda não têm candidatos ao governo do estado e à presidência da República. Na pergunta estimulada, para governador são 40,36% que responderam “Nenhum” e “Não sabe” e à presidência 39,36%. Para o Senado o número atinge 87,87%, quando o eleitor é informado que poderá votar em dois nomes, e em quem ele daria o seu primeiro voto.

     

    A pesquisa FIERN/CERTUS aponta, na estimulada, a senadora Fátima Bezerra liderando com 25% das preferências eleitorais, para o governo do estado, seguida pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, com 14,54%, o ex-governador Geraldo Melo, com 7,66% e o governador Robinson Faria 5,04%. A pesquisa também revelou a rejeição dos eleitores. Para o governo do estado, Robinson lidera, com 39,65%, seguido por Fátima Bezerra, 9,72%, e Carlos Eduardo, 7,94%

     

    Os eleitores também foram consultados sobre os governos Robinson e Temer. 82,34% dos potiguares desaprovam a gestão do governador. Por regiões do Estado, o índice chega a mais de 84% na Grande Natal, Seridó e região Central. Já o Governo Temer é desaprovado por 88,37% dos entrevistados. O descontentamento é registrado em todas as atividades, entre os funcionários públicos chega a 92,98%, entre os de carteira assinada 90,69% e trabalhador informal 89,76%.

     

    Na eleição para o Senado, que tem duas vagas em disputa, a intenção de votos (primeiro+segundo votos), na pesquisa estimulada aponta Garibaldi Filho com 12,59%, José Agripino 11,63%, e Geraldo Melo 8,12%. Os que optaram por “Nenhum dos candidatos citados” representa 36,77% e “Não Sabe” 14,43%.

     

    No cenário em que o eleitor é instado a indicar o seu primeiro voto Garibaldi fica com 19,08%, seguido por José Agripino (13,40%) e Zenaide Maia (11,77%). Já para o segundo voto, os eleitores preferem José Agripino (9,86%), seguido por Geraldo Melo (9,22%) e Garibaldi Filho (6,10%).

     

    O ex-presidente da República Lula está na frente no Rio Grande do Norte, na estimulada, com 40,07%; Bolsonaro tem 7,73% e quase empatados aparecem Ciro Gomes 2,98% e Marina Silva 2,91%. Os que disseram votar em “Nenhum” representa 27% dos entrevistados e 12,34% “Não sabe”. No cenário sem Lula, os votos migram para “Nenhum” 33,45%, “Não sabe” 14,23%, o “Candidato do PT” fica com 12,46% e 12,28% dos votos de Lula vão para Ciro Gomes.

     

    Registrada na justiça eleitoral com os códigos BR-08786/2018 e RN-01096/2018, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” realizou 1.410 entrevistas entre os dias 27 à 30 de abril de 2018 em todo o estado. É a primeira de cinco que a Federação das Indústrias divulgará até às eleições.

     

    LEIA A ÍNTEGRA DA PESQUISA

    LEIA A VERSÃO SIMPLIFICADA ELABORADA PELA FIERN

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    FIERN divulga neste domingo (06) pesquisa sobre as eleições 2018

    Foto: reprodução

    A partir das 7 horas da manhã deste domingo (06) o Rio Grande do Norte ficará sabendo quem são os preferidos dos eleitores para a presidência da República, governo do estado e senado. Nesse horário a FIERN inicia, exclusivamente pelo Twitter (twitter.com/sistemafiern), divulgação da pesquisa de opinião sobre as eleições 2018.

     

    Às 12 horas do domingo,06, (divulgação foi antecipada em 2 horas) a pesquisa estará disponível na íntegra no portal da FIERN (www.fiern.org.br).

     

    Registrada na justiça eleitoral sob os números RN-01096/2018 e BR-08786/2018, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” foi realizada em todo o estado pela Certus para a Federação das Indústrias. Vários cenários eleitorais são levantados junto aos eleitores.

     

    O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos à presidência da república, ao governo do estado e ao Senado, bem como apurou os índices de rejeição do presidente Michel Temer e do governador Robinson Faria.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    IEL realiza encontro com supervisores de estágio do Sistema FIERN em Natal

    Foto: reprodução

    O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), em continuidade ao acompanhamento administrativo do programa de estágio do Sistema FIERN, realizou um encontro com os supervisores de estágio da área corporativa da FIERN, no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria.

     

    Coordenada pelo Gerente de Estágio do IEL-RN André Cristiano Pereira, a reunião teve como objetivo alinhar todos os procedimentos da Portaria Conjunta Nº 001/2016, além de tratar questões relacionadas à operacionalização do Programa de Estágio, os trâmites de documentos, aberturas de vagas, o papel e a responsabilidade dos supervisores, e as novas diretrizes das fiscalizações do MTP.

     

    Além disso, foi prestado um reconhecimento aos profissionais, recolhimento de críticas e sugestões, proporcionando esclarecimento de possíveis dúvidas.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Lideranças empresariais do RN avaliam positivamente 2º evento do Fórum FIERN Caminhos do Brasil

    Foto: reprodução

    ideranças empresariais, presidentes de sindicatos filiados à FIERN, políticos e autoridades participaram nesta quinta-feira, 03, na Casa da Indústria, do segundo evento do Fórum FIERN Caminhos do Brasil. Líderes empresariais do Estado fizeram uma avaliação positiva do segundo debate, que trouxe o pré-candidato a Presidência da República, pelo Podemos, do Paraná, o senador Álvaro Dias, destacando e parabenizando a iniciativa do Sistema FIERN que traz ao Rio Grande do Norte os presidenciáveis para apresentarem suas ideias e propostas para o país.

     

    Marcelo Queiroz – presidente do Sistema Fecomércio RN: Primeiro parabenizar a FIERN por essa iniciativa de ouvir os pré-candidatos à Presidência da República. O pré-candidato Álvaro Dias é uma pessoa preparada, que já tem uma experiência parlamentar de alguns anos, que foi do executivo, governador por mais de uma vez, então é uma pessoa muito preparada e que é mais um nome que a gente deve avaliar na hora de tomar as nossas decisões. Então, parabéns a FIERN por dar essa oportunidade para a gente ouvir os candidatos.

     

    José Álvares Vieira – presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN): Evento dessa natureza é muito importante porque traz a oportunidade de nós empresários podermos escutar os pré-candidatos a Presidência da República, o que eles pensam, quais são as diretrizes que eles imaginam que vão colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento. E é uma grande oportunidade também para nós podermos fazer perguntas, discutir, trocar ideias, e fazer uma consolidação do nosso pensamento de quem seja o melhor candidato e mais adequado para poder governar o Brasil e quem tá pensando também no Nordeste. Eu acho que nós não podemos deixar de aproveitar a oportunidade de explorar cada vez mais o que que os pré-candidatos a Presidência da República têm a oferecer para contribuir e promover o desenvolver o Nordeste brasileiro.

     

    Eudo Laranjeiras – presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor): Acho uma iniciativa muito boa. A FIERN está de parabéns, o Amaro. Nós temos a oportunidade de ver os candidatos falarem ao vivo aqui. Por outro lado, o candidato de hoje podemos ver que ele é muito preparado, homem de uma vida pública muito grande. Uma pessoa calma, com muita esperança que ele ganhando tenhamos um Brasil melhor. Então eu acho que foi uma palestra boa e principalmente sabendo que teremos a oportunidade de ver vários candidatos para podermos decidir. E como ele disse ai: que no dia da eleição estejamos todos iluminados para tentar trazer algo melhor por esse país.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Sistema FIERN e parceiras lançam RN Solar

    Foto: reprodução

    Ao participar do lançamento do programa RN Solar, no SEBRAE, o presidente da Comissão de Energias Renováveis (COERE) do Sistema FIERN, Sérgio Azevedo, destacou o potencial do Estado para ampliar a “micro geração”, com fonte fotovoltaica.

     

    O programa foi lançado nesta quinta-feira, 03, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da energia solar no Rio Grande do Norte.

     

    Em uma parceria com o Sistema FIERN, a COERE, a Cosern, o CTGAS-ER e o Banco do Nordeste, o SEBRAE, com o RN Solar, vai difundir informações, aproximar as empresas das instituições financeiras e incentivar a capacitação para o uso da energia fotovoltaica.

     

     

    As ações incluem a distribuição de uma cartilha sobre este tipo de energia. O guia explica as diversas etapas para a instalação dos painéis solares.

     

    Entre as vantagens do uso de energia fotovoltaica, estão a economia nos custos com tarifa, a demonstração de comprometimento com o meio ambiente e o baixo custo de manutenção.

     

    O SEBRAE está também com um atendimento para ajudar as empresas no estudo de viabilidade. Além disso, oferece orientação sobre a contratação de profissionais que fazem o projeto técnico e sobre o acesso a linhas de financiamentos, disponíveis no Banco do Nordeste. Ajuda, ainda, no relacionamento com a Cosern, que precisa fazer a instalação do equipamento à rede elétrica.

     

    Superada essas etapas, a empresa tem “o benefício econômico com a instalação dos painéis”, destaca o Guia do SEBRAE.

     

     

    “O desenvolvimento desta cadeia produtiva significa novas possibilidades para a indústria”, disse Sérgio Azevedo, que também é vice-presidente da FIERN. Ele lembrou que a COERE tem contribuído para a execução do programa RN Solar e para identificar outras ações que incentivem o setor.

     

    “Esse programa firmou essas parcerias, em um arranjo para apoiar quem deseja investir em energia fotovoltaica”, disse José Ferreira de Melo, superintendente do SEBRAE-RN.

     

    Os diretores do Sistema FIERN, Sílvio Toquato (vice-presidente), Alberto Serejo (Conselho Fiscal), além de Ivanaldo Maia (presidente do Sindipan) e Cândida Amália (diretora executiva do CTGAS) também participaram do lançamento.

     

    José Vieira, presidente do Conselho do SEBRAE, reafirmou, na ocasião, que o RN Solar contou com a parceria de entidades representadas no COERE.

     

    A diretora do SENAI/CTGAS-ER, Cândida Amália, considera de suma importância para o CTGAS-ER fazer parte do programa, pela relevância para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. “Estamos aplicando o conhecimento e a expertise do Centro, no âmbito de nossa Missão Institucional, com a oferta de educação profissional, serviços técnicos especializados, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, em alinhamento com as necessidades das empresas e do mercado” disse.

     

    Segundo Cândida, a construção do modelo do programa em parceria, no primeiro momento, com as instituições que representam ou que fomentam os setores produtivos, tem abertura para atrair outras partes interessadas no desenvolvimento da cadeia da energia solar em nosso Estado.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    TJRN e FIERN renovam convênio para realização de cursos profissionalizantes para apenados

    Foto: reprodução

    O Sistema FIERN (SESI-SENAI) e o Tribunal de Justiça (TJRN) assinaram nesta manhã de quinta-feira (03) o termo aditivo do convênio nº 13/2013-TJ, que trata da promoção de cursos profissionalizantes para cumpridores de penas e medidas alternativas, apenados do regime aberto e beneficiados com liberdade condicional que participam do projeto Novos Rumos, que já beneficiou mais de 500 pessoas.

     

    Para o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, o convênio é uma oportunidade de o Sistema Indústria exercer sua função social através da “qualificação e reinserção de pessoas no mercado de trabalho”.

     

    Somente em 2017 foram qualificados 367 apenados nos cursos nas áreas de Construção Civil, Têxtil e Confecções, Alimentos, Mecânico de Motocicletas, Eletricidade, Mecânico de Máquina de Costura e Tecnologia da Informação.

     

    Participaram da solenidade de assinatura do termo aditivo o presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, o diretor regional do SENAI/RN, Emerson Batista, o superintendente de relações institucionais do Sistema FIERN, Hélder Maranhão; o superintendente jurídico da FIERN, Davis Costa e o chefe de gabinete do TJRN, Luiz Mariz.

     

    “Esta é uma valorosa contribuição que o Sistema FIERN realiza junto aos apenados e o Tribunal de Justiça. A continuidade deste projeto é muito importante”, destacou presidente do TJRN, Expedito Ferreira.

     

    O Programa Novos Rumos na Execução Penal é uma iniciativa do TJRN e visa fomentar boas práticas relacionadas à execução penal no Estado, em harmonia com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Currais Novos faz pedido à FIERN de Unidade do Conhecimento para o município

    Foto: reprodução

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, se reuniu nesta quarta-feira, 02, em seu gabinete, na Casa da Indústria, com o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, a vereadora Zefinha Moura, e o secretário de infraestrutura, Lucas Galvão, que vieram solicitar a instalação de uma unidade da Indústria do Conhecimento no município. O superintendente regional do SESI, Juliano Martins, esteve presente à reunião.

     

    As bibliotecas “SESI Indústria do Conhecimento” são espaços multimídia instalados em municípios ou indústrias, dispondo de materiais educativos, livros, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo, tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso dos trabalhadores das indústrias e das comunidades do entorno à informação e ao conhecimento.

     

    O presidente Amaro Sales disse que levará o pedido da comitiva currasnovense ao SESI Nacional para avaliação e ressaltou durante o encontro a importância da educação. “A educação é um dos caminhos para resolver os problemas do país, gostaria de ter mais recursos para instalar a Industria do Conhecimento em todas as cidades do Rio Grande do Norte”, disse.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Presidenciável Álvaro Dias participa nesta quinta (03) do Fórum FIERN Caminhos do Brasil

    Foto: reprodução

    O presidenciável Álvaro Dias, senador do Podemos (PR), participará nesta quinta-feira, 03 de maio, na Casa da Indústria, às 17 horas, do “Fórum FIERN Caminhos do Brasil”, que está trazendo a Natal os pré-candidatos à presidência da República. A entrada é gratuita, mas é necessário confirmar presença pelo telefone 3204-6273 ou pelo e-mail rpe@fiern.org.br

     

    Promovido pela Federação das Indústrias, o Fórum tem como objetivo abrir espaço para que os candidatos a presidente da República apresentem suas ideias e propostas para o país. O primeiro pré-candidato a participar, em março, foi o engenheiro e administrador de empresas, João Amoêdo, do Partido Novo.

     

    O senador Álvaro Dias está no quarto mandato e é o atual líder do Podemos. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná. No Senado foi vice-presidente, líder do PSDB, do bloco de oposição, do PV, além de presidente e membro titular de CPIs como a da terra, do futebol, dos Correios e da Petrobras.
    Indicado pelo DIAP, nos últimos anos, como um dos mais influentes parlamentares do país, também foi escolhido, por meio de votação realizada pelo site Congresso em Foco, o melhor senador do país em 2006.

     

    É licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina. Em 2007, recebeu em San Diego, na Califórnia, o diploma de Doutor honoris causa em Administração Governamental (Doctor of Government Administration) pela Southern States University.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Presidente do Sistema FIERN visita novo comandante do Corpo de Bombeiros

    Foto: reprodução

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, foi recebido nesta quarta-feira (02), pelo novo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, empossado no último dia 20. O superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Helder Maranhão também participou da visita.

     

    Amaro Sales destacou a importância da aproximação entre as instituições, principalmente no que se refere ao trâmite das licenças. “Queremos o desenvolvimento do Estado e como dirigentes temos que dar uma contribuição maior”, disse, ressaltando a necessidade dos profissionais entenderem e atenderem as solicitações técnicas.

     

    Durante a visita foi discutida a possível realização de um curso de capacitação em “Elaboração de Projetos” e “Normas Técnicas”, voltados para profissionais (engenheiros e arquitetos), através do SENAI/RN, com apoio da corporação. E outro de vistoria em edificação para os integrantes da corporação.

     

    O comandante Luiz Monteiro ressaltou a importância da qualificação técnica na elaboração dos pedidos de licenciamento. “Com certeza facilita e dá agilidade ao licenciamento quando o projeto já chega dentro das normas”, destacou o Coronel Monteiro.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    SENAI Clóvis Motta anuncia novos cursos na área de alimentos a partir deste mês

    Foto: reprodução

    O SENAI Clóvis Motta encerrou  na última sexta-feira (27) mais dois cursos de qualificação profissional, de confeiteiro e bolos juninos, ambos ministrados pela professora Kézia Almeida.

     

    A Agente de Mercado do Centro Clóvis Motta, Chayene Gomes, disse que para atender à crescente demanda foram abertas matrículas para os seguintes cursos:

     

    Massa para pizza, com início no dia 10 de maio;

    Salgados, início no dia 14 de maio;

    Técnico em confeitaria, início no dia 28 de maio.

     

    Leia o depoimento da aluna Josilene Oliveira, que fez o curso de Confeiteiro: “Era um sonho meu fazer um curso como esse. Até comentei com Késia, que antes de voltar pra Natal, havia procurado fazer lá onde eu estava morando. Mas pensei e resolvi fazer aqui. E foi uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei em Natal. Vim morar aqui perto, passei em frente ao SENAI e disse: É aqui que eu vou entrar. O curso foi bem louvável e proveitoso. E eu só tenho a agradecer. Por que eu sabia um pouquinho e agora posso dizer que estou bem confiante. Aprendi tudo aquilo que eu tinha desejo, ansiedade mesmo por aprender, e eu consegui aprender daqui.”

     

    Mais informações sobre os cursos e matriculas pelo site: http://www.rn.senai.br/cursos-presenciais/

    Galeria de fotos clique aqui

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    São Gonçalo decreta ponto facultativo na segunda (30)

    Foto: reprodução

    A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN informa que, em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º, estÁ decretaDo ponto facultativo na próxima segunda-feira (30).

     

    A determinação vale para os “órgãos e entes da administração pública direta e indireta do município”, conforme publicado no Diário Oficial. Na quarta-feira (2), o expediente volta ao normal, das 8h às 16h.

     

    Fonte: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante

    0Comentários

    Audiência discute situação dos transportes de turistas em Natal

    Foto: reprodução

    A Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública, na tarde desta quarta-feira (25) para tratar da situação dos transportes de turistas na capital potiguar. A iniciativa foi do vereador Ney Lopes Júnior (PSD), que vai apresentar um projeto com mudanças na área e que preferiu realizar o debate com todos os envolvidos para aprimorar o texto, mantendo o diálogo e evitar prejuízos para qualquer das partes.

     

    O vereador Ney Júnior adiantou que está com a minuta pronta de dois projetos de lei que atendem a reivindicações de operadores do setor de transporte de turistas como a permissão para o uso das faixas exclusivas de ônibus e a destinação de vagas de estacionamento exclusivas em pontos turísticos de Natal.

     

    "A audiência foi no sentido de mobilizar essa classe que tem uma série de demandas que fossem resolvidas. Então reuni os envolvidos para pode escutar todos os envolvidos para avançarmos no atendimento ao turista. Em Natal, a principal fonte econômica da cidade é o turismo. Nós pretendemos contribuir de uma forma efetiva fazendo a intermediação entre o segmento e a Prefeitura do Natal. Não adianta a gente apresentar um projeto, ele ser vetado e não ter efetividade alguma. Tive essa preocupação de apresentar sugestões com base no diálogo para que possamos melhorar o turismo de Natal", disse.

     

    O secretário adjunto de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Clodoaldo Cabral, disse que o projeto para tráfego nas faixas exclusivas de ônibus é aparentemente inviável. Ele alegou que os ônibus já dividem a faixa com veículos dos serviços de emergência e de transporte escolar, além de táxis com passageiros.

     

    O presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Turismo (Sindtranstur), Roldão Ricardo, argumentou que essas duas leis vão fortalecer o turismo potiguar e utilizaram o mesmo argumento que libera o uso por parte dos transportes escolares para enquadrar também os receptivos.

     

    O representante da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), George Costa, foi além no que se refere ao projeto dos estacionamentos. Ele lembrou que alguns centros comerciais da cidade também podem ser considerados pontos turísticos, porque, muitas vezes, concentram turistas para refeições e compras, já que são espaços amplos que possuem grande circulação, com grande variedade de serviços que dão suporte aos turistas que visitam Natal.

     

    O vereador Felipe Alves (MDB), o vereador Felipe Alves, que integra a Comissão de Turismo, também participou dos debates. Ele elogiou a audiência como ferramenta de diálogo e lembrou da importância do setor turístico para a economia natalense.

     

    "O turismo é uma das principais atividades econômicas da nossa cidade. Movimenta toda uma cadeia. Esse debate é importante, porque precisamos estar atentos a melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado a quem visita nossa cidade. Quando estamos em outras cidades, nós não queremos o melhor? Então! Quando o turista vem a nossa cidade temos que oferecer o melhor a ele", enfatizou.

     

    O vereador Ney Lopes destacou que irá apresentar os dois projetos de lei nos próximos dias com possíveis alterações no texto a partir das informações colhidas durante a audiência. O secretário-ajunto Clodoaldo Cabral também recomendou que a categoria buscasse um assento no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana para discutir as melhorias para o setor e também recomendou o envio do projeto para a Secretaria para uma análise mais aprofundada.

     

    Fonte: CMNAT