• 0Comentários

    Parnamirim se une para combater o trabalho infantil

    Foto: Reprodução

    Sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de se combater o trabalho de crianças. Essa foi a principal proposta da caminhada realizada na manhã de hoje, 12 - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, da feirinha de Pium até o CRAS, com a participação dos estudantes atendidos pelos serviços de convivência e da rede estadual.

     

    A secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo, fez questão de participar da caminhada. "Lugar de criança é na escola, participando de atividades esportivas, culturais, aprendendo a ler e escrever. Mesmo depois dos 14 anos, o jovem pode trabalhar desde que de forma monitorada e controlada", disse Cartaxo.

     

    Kátia Cristina Souza Soares, secretária adjunta, e Adriana Damasceno também acompanharam os estudantes até a unidade do CRAS, onde foi servido um café da manhã. Adriana Damasceno explicou que as unidades do CRAS de Parnamirim tem intensificado as ações para combater o trabalho infantil. "Temos ações estratégicas do PETI justamente para mobilizar a sociedade na prevenção. A caminhada de hoje integra essa estratégia", explicou.

     

    O maestro Geraldo Luís de França vem realizando com as crianças do CRAS de Pium, um trabalho voluntário. "Há um mês montamos uma banda com 42 crianças atendidas pela unidade e o resultado impressiona. É muito bom ver essa turminha tocando e com disciplina", contou o maestro.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

     

    0Comentários

    Fundação Cultura Dona Militana forma a segunda turma do curso de teatro em São Gonçalo

    Foto: Reprodução

    A Fundação Cultural Dona Militana realizou, na última quarta-feira (7), a cerimônia de encerramento do curso de teatro para atores iniciados. Ao todo, foram entregues 40 certificados para crianças, jovens e adultos, que concluíram suas atividades com a apresentação do espetáculo “Estamos Sem Tempo para Viver”.

     

    Os mais de 300 expectadores, que lotaram o Teatro Municipal, se emocionaram ao assistir a peça baseada na Chacina da Candelária – que trouxe reflexões profundas e atuais sobre o uso de drogas, a prostituição infantil e o abandono. O texto foi escrito pela diretora e atriz Bárbara Cristina, que esteve presente no evento. “Fiquei muito feliz em saber que o município oferece esta iniciativa para um público tão carente de aprender”, afirmou Bárbara.

     

    A peça teatral foi produzida e encenada pelos próprios alunos por meio dos conhecimentos obtidos no processo de formação. O jovem Ismael França, que interpretou o personagem Caveirinha, considerou que o curso, ofertado pela Prefeitura, contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O curso foi um espaço importante para despertar o dom de representar, além de conhecer novas pessoas, realidades e valores e, por isso, vou sentir saudades”, afirmou o formando.

     

    O curso para atores, em seu segundo módulo, teve duração de três meses, com carga horária de 70 horas, cumpridas nos dias de sábado. Foram ofertadas aulas teóricas e práticas ministradas pelo ator, professor e diretor Gleydson Almeida. “É um prazer enorme, como artista da terra, contribuir para a formação de novos profissionais aqui na cidade. O curso, ofertado gratuitamente, é uma contrapartida social da prefeitura ao legado dos artistas são-gonçalenses, a fim de atender uma demanda crescente no município”, afirmou o diretor.

     

    Além de diversos convidados, estiveram presentes no encerramento das atividades do curso de formação, o Presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique, o vereador Geraldo Veríssimo e a primeira-dama Terezinha Maia, representando o prefeito Paulo Emídio.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo 

    0Comentários

    Criação de Parque Tecnológico será votada esta semana na CMN

    Foto: Reprodução

    Os vereadores de Natal devem começar esta semana a votação do Projeto de Lei Complementar, encaminhado pelo Executivo Municipal à Câmara, que regulamenta a criação de áreas para a implantação de parques tecnológicos. Durante audiência pública proposta pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, ficou acordada, com o presidente da Comissão de Planejamento Urbano, Sandro Pimentel (PSOL) e a vereadora Nina Souza (PEN), membro da Comissão de Justiça que já havia pré-acordado com o presidente da Comissão de Finanças, Luiz Almir (PR), uma reunião conjunta na manhã da próxima terça-feira (13), para votação do projeto, afim de encaminhá-lo para votação em plenário no dia seguinte. Hoje (12), a matéria será apreciada pela Comissão de Justiça.

     

    Durante o debate, o diretor do Instituto Metrópole Digital, José Ivonildo Rêgo, apresentou o projeto da UFRN, feito em parceria com a Prefeitura do Natal e o Sebrae, para a criação de um parque tecnológico que compreende 113 hectares no entorno do campus central, onde as empresas de tecnologia da informação deverão se instalar. O projeto também tem apoio da Universidade Potiguar (UnP), Federação das Indústrias (Fiern) e Instituto Federal (IFRN).

     

    Segundo a reitora da UFRN, Ângela Paiva, empresas nacionais e internacionais já se mostraram interessadas. "A universidade não apenas forma pessoas, mas hoje também forma empresas. Com toda sua expertise e competência, o Metrópole Digital tem total condições de dar início a essa concepção de parque tecnológico. Já conta com cinco incubadoras e tem gerado empregos, mas boa parte deles está sendo gerado para fora do estado", disse a reitora.

     

    O Parque só pode ser implantado após votação e sansão do projeto de regulamentação do Executivo. Por ele, as empresas que se implantarem nas referidas áreas terão uma redução de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviço (ISS), 30% no Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITVI), além de redução no IPTU e isenção total na licença de localização. "Entendemos que a chegada de empresas nesta área vai desenvolver esse mercado em Natal refletindo na economia. Essa desoneração fiscal não vai prejudicar a receita porque vai atrair mais empresas que vão gerar emprego e melhorar a arrecadação", disse o secretário municipal de Tributação, Ludenilson Lopes. Aquelas empresas de tecnologia que já existem na cidade poderão se transferir para o parque e ganhar os mesmos benefícios das que chegarem.

     

    Além de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professores, especialistas, empresários, secretários municipais e vereadores fizeram suas considerações sobre o assunto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Raniere Barbosa (PDT), relembrou que a Câmara tem todo o interesse em debater e aprovar a regulamentação de áreas para implantação de parques tecnológicos. "Natal dará um salto em produção tecnológica, até porque o projeto é aberto para criação, não de um, mas de vários parques. Debatemos desde a legislatura passada entendendo que será um marco na economia da cidade", disse.

     

    Para Sueldo Medeiros, a isenção tributária a ser dada às empresas será recompensada com mais emprego e consequentemente mais arrecadação. "Se tivermos 10% da quantidade de empresas esperada, a renúncia de ISS será de R$ 113 mil, mas a arrecadação ficará em R$ 600 mil. Realizamos um debate produtivo e vamos agilizar a tramitação para votarmos o mais rápido possível porque precisamos desenvolver a tecnologia para a cidade crescer", disse Sueldo. Participaram ainda os vereadores Eleika Bezerra (PSL), Franklin Capistrano (PSB) e Ney Lopes Júnior (PDT).

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    Assembléia discute direitos de territórios da comunidade quilombola de Acauã

    Foto: Eduardo Maia

    A Assembleia Legislativa debateu, na tarde da última sexta-feira (9), a garantia de direitos dos territórios da população negra de Acauã, em Poço Branco. De iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), a Audiência Pública traz à tona, principalmente, a ação judicial acerca da legislação que garante o direito à titulação dos territórios tradicionais das comunidades quilombolas de todo o Nordeste, que poderá repercutir nacionalmente.

     

    “Não podemos aceitar nenhum retrocesso contra a política de titulação das terras das comunidades quilombolas. A ação que questiona a constitucionalidade da legislação nacional que garante aos povos negros a posse definitiva de terras ocupadas há várias gerações, se aprovada, vai afetar não só a comunidade de Acauã, mas de todo o Brasil", destacou o parlamentar.

     

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado em Recife, decidirá, no dia 21 de junho, sobre a constitucionalidade do Decreto Federal 4887/03, que regula o procedimento de desapropriação para titulação dos territórios quilombolas. É através desse instrumento que, segundo os quilombolas, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) passa a ter a possibilidade de fazer esse direito constitucional acontecer na prática. A decisão do TRF afetará diretamente todas as comunidades quilombolas do país.

     

    O Procurador do INCRA no RN, Lívio Coelho Cavalcante, afirmou que essa Audiência Pública é um marco simbólico no Estado do Rio Grande do Norte. “Esse julgamento no TRF5 pode abrir um precedente judicial que poderá prejudicar todos os processos de demarcação de regulação fundiária quilombola do Ceará até Sergipe. E a nossa meta é convencer os 15 Desembargadores do Tribunal a favor da constitucionalidade do Decreto 4887/03”, afirmou o procurador.

     

    A Senadora Fátima Bezerra (PT), muito sensibilizada com a questão, comentou que a luta tem sido muito árdua e desafiadora. “Apesar de a titularidade das terras remanescentes das comunidades quilombolas estar prevista na Constituição de 1988, somente em 2003 foi assinado o primeiro Decreto brasileiro regulamentando o dispositivo. Isso exemplifica a resistência histórica no combate às desigualdades sociais, no país”.

     

    Para Aércio Lima, Coordenador Nacional de Quilombos, a ação judicial em discussão “não é só questão de território, mas de identidade, autonomia da comunidade negra. Ela poderá afetar e acabar com as políticas públicas que chegaram às comunidades quilombolas de todo o país”.

     

    O Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN, Daniel Alves Pessoa, fez duas propostas de encaminhamento. A primeira seria o envio de um DVD da Audiência para ser incluído no processo que corre no Supremo Tribunal Federal; a outra seria que a Assembleia Legislativa pudesse pensar numa articulação, juntamente com o executivo, para pensar numa legislação estadual em que se possa fazer a transferência direta dessas terras para o povo de Acauã.

     

    O deputado Mineiro esclareceu que os DVD’s serão disponibilizados para as instituições que queiram anexá-los ao processo e que já existe uma lei estadual de sua autoria falando da regularização das terras quilombolas, sendo uma boa oportunidade para tirá-la do papel.

     

    No próximo dia 20 de junho, o tema será objeto de discussão em audiência pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para onde pretendem ir os movimentos engajados na luta no Rio Grande do Norte.

     

    Fonte: ALRN 

     

    0Comentários

    Prefeitura de Natal pagou à Prátika locações mais de R $ 9 milhões de Reais

    Foto: Portal da Transparência da Prefeitura

     

    Depois que comentamos na Band e postamos a notícia abaixo, a Prefeitura de Natal comunica a imprensa que Fred será exonerado. Sairá amanhã a exoneração no Diário Oficial. Coincidencia?

     

    Por onde passo, nos quatro cantos da cidade ouço a seguinte pergunta:

     

    O que poderia explicar o fato de Carlos Eduardo Alves não ter exonerado (apenas afastou) Fred Queiroz como secretário de obras de Natal, que encontra-se preso pela operação lava-jato? O prefeito temeria alguma coisa? Fred teria muito o que falar?

     

    Isso não sei ainda... mas percebe-se pela tabela, que o primo de Henrique Alves – também preso pela lava-jato, Carlos Eduardo Alves, pagou à Prátika Locações, conforme levantamento acima, mais de R$ 9 milhões de Reais.

     

    Será que merece por parte do ministério público uma investigação? Mesmo havendo prestação de serviços, via SEMSUR, por exemplo, seriam os serviços compatíveis com os valores pagos?

     

    É possível que haja muito mais a ser descoberto a considerar informações que circulam nos bastidores. A Prátika locações teria doado recursos financeiros para as campanhas dos primos Henrique Alves e Carlos Eduardo Alves?

     

    Detalhe interessante, é que no ano eleitoral de 2014, em que o primo do prefeito disputou o governo do estado, a Prátika recebeu da Prefeitura de Natal, em serviços, mais de R$ 4 milhões de Reais.

     

    E, cabe ainda outra pergunta: qual seria a missão de Fred Queiroz na secretaria de obras de Natal? O que justificaria, para que alguem que não conhece tecnicamente a pasta, tomasse o lugar de um tecnico competente, Thomas Neto, que teve que ceder o lugar, para que ele assumisse?

     

    No Ar, vale a pena deixar outra questão: porque Jerônimo Melo, filho do ex-senador Geraldo Melo e também indicado pelo PMDB de Henrique foi deslocado repentinamente do comando da SEMSUR?

    ***E AGORA, PÓS COMUNICADO DO PREFEITO, MAIS INDAGAÇÕES SOBRE OUTRAS MUDANÇAS... ESTARIAM RELACIONADAS?:

    O que teria assutado o competente advogado Daniel Bandeira, QUE SUBSTITUIU JERÔNIMO MELO, há poucos dias e que agora deixa também a SENSUR?

    Porque ir para a SENSUR,  JONNY COSTA, que ja "operoso" na URBANA e agora estava no gabinete civil? O que ele teria feito na URBANA que agora poderia ir fazer na SENSUR?

     

    Em Breve, mais notícias...

     

    ESTAMOS ABERTOS À PALAVRA E JUSTIFICATIVAS DO PREFEITO DE NATAL.

     

     

    0Comentários

    Jucurutu terá racionamento no abastecimento de água

    Foto: Reprodução

    A população da cidade de Jucurutu, na região Seridó do Estado, deve se programar para o racionamento no abastecimento de água que será implantado esta semana. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que, partir desta quinta-feira (8), toda semana o abastecimento será suspenso às 17 horas da quinta-feira, só retornando às 5h da manhã da segunda-feira seguinte.

     

    Segundo a gerente da Regional Seridó, Rosy Gurgel, a medida se mostrou necessária para que a população possa ter o abastecimento assegurado por mais tempo, dadas as condições de reserva dos mananciais de onde é retirada a água para a distribuição aos usuários. No caso de Jucurutu, o abastecimento é feito a partir da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Campanha recolhe lixo eletrônico até esta sexta em Natal e Mossoró

    Foto: Reprodução

    Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Miranda Computação uniu-se à URBANA, Natal Reciclagem e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM) para fazer um alerta à população e trabalham em uma campanha para dar o destino correto aos equipamentos eletrônicos em desuso. Até o dia 09 de junho, a loja da Miranda na Avenida Prudente de Morais e a loja Miranda do Partage Shopping Mossoró atuarão como posto de coleta para quem desejar se livrar do lixo eletrônico acumulado em casa.

     

    Para o empresário Afrânio Miranda, diretor administrativo da Miranda, o lixo eletrônico tem sido um dos maiores problemas da atualidade não só pela falta de local adequado para descartá-lo, mas também por esses danos sérios que ele pode oferecer à saúde. “O nosso objetivo com esta campanha é alertar a população para o problema de acumular lixo eletrônico em casa e dar oportunidade para que as pessoas possam se livrar desses equipamentos antigos, quebrados ou em desuso. A tecnologia vem se renovando cada vez mais rápido, com isso, os aparelhos eletrônicos ficam com a vida útil cada vez mais curta e para o consumidor fica cada vez mais difícil se livrar desse lixo eletrônico”, explica. Todo material recebido durante a campanha será destinado para desmontagem, reciclagem ou reaproveitamento.

     

    Segundo os últimos dados divulgados pela ONU, cerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são descartadas de forma inadequada no Brasil todos os dias, correspondendo a mais de 40% do lixo coletado. No mundo, a produção de lixo eletrônico e elétrico deverá aumentar em 19% até 2018, na comparação com 2014, chegando a 50 milhões de toneladas no ano. Somente o Brasil, produziu 1,4 milhão de toneladas de resíduos eletrônicos em 2014 número e a previsão é que em 2018, o número aumente para 1,8 milhão. De acordo com a agência das Nações Unidas, as substâncias produzidas pelo lixo eletrônico acumulado podem causar prejuízos à saúde que incluem redução da inteligência, déficits de atenção, problemas no pulmão e câncer.

     

    Nesta Campanha, serão recebidos: Celulares, carregadores, notebook, nobreak, estabilizador, tablet, CPU, monitor, TV, impressora, modem, CD-ROM, telefone, DVD, vídeo cassete, radio, caixa de som, relógio, pendrive, fios, cabos elétricos, fone de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, câmera fotográfica, retroprojetor, placas de circuitos, conectores, gravador, scanner, swith, ipod, mp3, calculadora, lanterna, auto falante, antena, receptor, webcam, microfone.

     

    Algumas substâncias tóxicas que estão presentes no interior de monitores, teclado, CPU e até no mouse de um computador podem oferecer sérios danos à saúde caso não tenha seu tratamento correto:

    Chumbo
    Onde é usado: No CRT (cinescópio) e na soldagem do monitor
    Risco: Redução da capacidade cognitiva e verbal, paralisia, coma e até morte

    Arsênico
    Onde é usado: nos CRTs (cinescópio) mais antigos
    Risco: Doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, em caso de exposição crônica

    Selênio
    Onde é usado: Nas placas eletrônicas, como retificadores de correntes
    Risco: Perda de cabelo, fragilidade das unhas, e alterações neurológicas

    Retardante de trióxido de antimônio
    Onde é usado: Antichamas no Mouse
    Risco: Náuseas, dor abdominal, perda de apetite e de cabelo

    Retardantes polibromados
    Onde é usado: Antichamas em gabinetes de plástico, cabos e placas eletrônicas
    Risco: Disfunções hormonais

    Cádmio
    Onde é usado: Em placas eletrônicas e semicondutores
    Risco: Afeta a capacidade do corpo de metabolizar cálcio, o que leva a dores ósseas.

    Cromo
    Onde é usado: Aço, para a proteção antiferrugem
    Danos: Irritações de pele e é potencialmente cancerígeno

    Cobalto
    Onde é usado: No aço das estruturas e em componentes magnéticos
    Risco: Danos ao fígado e dermatite alérgica

    Mercúrio
    Onde é usado: Em chaves liga-desliga e gabinetes.
    Risco à saúde: Danos cerebrais e ao fígado

     

    Fonte: Assessoria Miranda 

    0Comentários

    Câmara de Natal aprova Programa Censo de Inclusão do Autista

    Foto: Elpídio Júnior

    A capital potiguar vai realizar um censo para identificar o número de pessoas portadoras do transtorno de espectro autista. É o que prevê o Projeto de Lei 41/2016 aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Natal, durante a sessão ordinária desta terça-feira (06), que institui o "Programa Censo de Inclusão do Autista", para análise do quantitativo e da identificação do perfil socioeconômico dos autistas. De autoria do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), o texto segue para sanção do Executivo.

     

    Segundo o autor, as políticas públicas ainda não garantem aos autistas o pleno exercício da cidadania, uma vez que não existem adaptações na educação, na saúde ou na assistência social. O parlamentar acredita que a principal causa para essa omissão do Estado seja a inexistência de dados oficiais.

     

    "Creio que a efetivação das prerrogativas das pessoas com autismo depende de muitas outras ações dos governos, mas todas dependerão, primeiro, da capacidade de conhecer a realidade que se pretende alterar", argumentou o presidente Raniere Barbosa. "A expectativa é de que o mapeamento resulte na criação de um cadastro de inclusão que deverá conter informações sobre os tipos de graus de autismo, a quantificação, a classificação e a localização das pessoas com autismo", ressaltou.

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    NAC/FIERN promove curso sobre Educação para o Crédito em Natal e em Mossoró

    Foto: Reprodução

    Estão abertas as inscrições para o Curso “Educar para o Crédito”. As aulas serão na próxima segunda-feira, dia 12, na Casa da Indústria (sede da FIERN), em Natal; e na terça-feira, dia 13, em Mossoró.

     

    Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) do Sistema FIERN e as inscrições gratuitas, para o curso em Natal, podem ser feitas por intermédio do e-mail: mcarmo@fiern. org.br ou pelo telefone 3204-6154 / 6243. Para a aula em Mossoró, o e-mail disponível é o lucaspaiva@rn.iel.org.br ou o telefone 3316 3055.

     

    O “Curso Educar para o Crédito” terá a carga horária de 4 horas, com aula no período da tarde, das 14 às 18 horas, ministrada pela consultora da CNI (Confederação Nacional da Indústria), especialista em financiamento e investimento, Maria Aparecida Bogado.

     

    A consultora vai orientar, durante o curso, os empresários e demais participantes em relação à identificação da necessidade de ampliar a capacidade de investimento com o crédito. Ela também vai informar sobre as diversas linhas oferecidas que estão disponíveis nas instituições financeiras, além de apresentar um panorama sobre quais são as mais adequadas para cada tipo empreendimento e empresa. A consultora ainda vai abordar o que se deve ser analisado antes da solicitação do crédito.

     

    No curso, o participante também terá acesso a dicas para uma gestão financeira adequada. Durante a programação, serão simuladas situações práticas que podem ser vivenciadas em uma empresa.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    CAERN trabalha em conserto de poço em Baraúna

    Foto: Reprodução

    Um dos poços que abastecem a cidade de Baraúna, responsável por 80% do atendimento à cidade, está paralisado para conserto porque apresentou problema eletromecânico. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha nos equipamentos de bombeamento e a previsão é que o poço volte a funcionar na quinta-feira (8). 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Parnamirim comemora Semana do Meio Ambiente

    Foto: Reprodução

    Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre o descarte adequado de resíduos sólidos, a Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM) está comemorando até o dia nove deste mês a Semana do Meio Ambiente. As ações contam com a parceria das Secretarias de Trânsito, Meio Ambiente e Assistência Social.

     

    Nesta quarta (7), Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, vai ocorrer uma Roda de Conversa com os catadores de Liberdade, no Centro de Referência de Assistência Social do bairro, onde os técnicos vão ouvi-los sobre o tipo de material que arrecadam, quantidade, se estão inseridos no Cadastro Único, da Assistência Social.

     

    De acordo com a assessora técnica, Rárika Bastos, as informações obtidas neste encontro vão iniciar as ações de elaboração do I Fórum Municipal de Resíduos Sólidos, uma das metas da Secretaria para este ano e que vai tratar de temas como alternativas para redução do lixo e destinação do lixo reciclável.

     

    O secretário da SELIM, Gutemberg Xavier, falou da importância da ação para conscientização no município. "A programação vai conscientizar e sensibilizar a população quanto a destinação correta do lixo, o que contribui para evitar o acúmulo de lixo em lugares impróprios e fora do dia de coleta, que ocasionam diversos transtornos", afirmou o secretário.

     

    Durante toda semana, será intensificada a coleta de pneus inutilizados em todo município, amanhã (7) a ação ocorrerá nos bairros de Monte Castelo, Passagem de Areia e Jockey Clube. Além disso, também está ocorrendo a distribuição de panfletos informativos de sensibilização quanto a destinação correta de resíduos sólidos e ímãs com o número do Call Center, disponível para solicitações, denúncias, sugestões e elogios.

     

    O número do Call Center da Secretaria de Limpeza Urbana é o 08002816401 e está disponível de segunda a sexta, no horário das 8h às 17h. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Caern orienta sobre pagamento na prestação de serviço

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza inúmeros serviços na residência do consumidor, dentre eles, ligação de água, desligamento, mudança de hidrômetro e conferência de leitura. Alguns dos serviços da empresa tem valores específicos; mas, independentemente do serviço realizado, toda e qualquer cobrança da empresa é realizada através da conta mensal.

     

    Qualquer cobrança realizada por empregados ou prestadores de serviço da Caern de forma direta ao consumidor é indevida. “O consumidor não deve realizar nenhum pagamento que não seja através da conta ou boleto próprio da Companhia”, esclarece a diretora Comercial e de Atendimento, Maria Helena Cortez.

     

    Ainda sobre as cobranças indevidas, a recomendação da Companhia é, que além de não realizar o pagamento para o funcionário, de anotar o nome do solicitante para fazer uma denúncia, através dos canais de atendimento da Caern, sendo eles, o telefone 115, a ouvidoria, ou ainda as redes sociais da empresa: facebook.com/caern115 e o instagram @caern115. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Feira do milho já começou na Central de Agricultura Familiar

    Foto: Reprodução

    A tradicional Feira do Milho começou nesta sexta-feira (2) na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, localizada na esquina da Rua Jaguarari com Avenida Capitão Mor Gouveia em Natal. Além do milho em grande quantidade que é vendido no local todos os anos, os boxes e barracas da Central também estarão comercializando o produto e comidas típicas da época junina.

     

    As vendas de milho irão acontecer na entrada da Central voltada para a Av. Mor Gouveia e também no estacionamento interno. Nas sextas e sábados a banda Forró Meirão irá animar os visitantes com um repertório voltado para esta época do ano. A programação ainda inclui apresentação de quadrilhas juninas.

     

    A Central da Agricultura Familiar funciona de segunda a sexta das 6h às 15h e aos sábados das 6h às 14h.

     

    Fonte: Governo do RN 

     

     

    0Comentários

    Procon móvel da Assembléia Legislativa atende a Zona Norte

    Foto: Reprodução

    A unidade móvel do Procon Legislativo irá prestar seus serviços nesta terça e quarta-feira (6 e 7) na Zona Norte de Natal. Os atendimentos ao consumidor serão realizados no estacionamento do supermercado Nordestão, em Igapó, no horário das 9h às 15h.

     

    “O Procon Móvel aproxima ainda mais os serviços da população. Além disso, atuamos junto aos profissionais do comércio para conscientizar sobre a necessidade de se respeitar o Código de Defesa do Consumidor”, esclarece o coordenador do Procon Assembleia, Dari Dantas

     

    O Procon Móvel estreou seus serviços em março passado, no município de Parnamirim. Quando esteve na Zona Norte recentemente, em Igapó, foram realizados 163 atendimentos.

     

    Em Natal, além da Zona Norte, também já esteve na Cidade Alta, bairro de intenso comércio. Na unidade móvel os consumidores podem tirar suas dúvidas, buscar orientação ou fazer reclamação de direitos, assim como ocorre diariamente na sua sede, localizada à Rua Jundiaí, no bairro Tirol, onde os atendimentos se realizam das 8h às 15h.

    Whatsapp

    Outro serviço inovador do Procon da Assembleia recentemente disponibilizado é o atendimento pelo aplicativo Whatsapp, através do telefone (84) 98849-1187. Por meio da ferramenta, as pessoas podem tirar suas dúvidas, esclarecer situações e agendar audiências na sede.

     

    Serviço: Procon Móvel

    Onde: Estacionamento do Nordestão (Igapó)

    Quando: 6 e 7 de junho, das 9h às 15h

    Procon Legislativo: rua Jundiaí, nº 481, Tirol, Natal/RN. Telefone: (84) 3615-9000

    Whatsapp: (84) 98849-1187 

     

    Fonte: ALRN 

     

    0Comentários

    Prefeito Paulinho se reúne com o governador Robinson para discutir ações no Belarmina Monte

    Foto: Reprodução

    Na manhã da última sexta-feira (2), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) se reuniu com o governador Robinson Faria para discutir ações nas áreas da saúde, infraestrutura e segurança. O encontro aconteceu na Governadoria onde também contou com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira.

     

    Uma das principais preocupações do prefeito é em relação ao atendimento no Hospital Belarmina Monte; que, de acordo com Robinson, o Governo vai permitir melhorias na estrutura física e na ampliação da oferta de exames laboratoriais.

     

    Na segurança, além da integração da Central de Monitoramento do município com o Ciosp – Centro Integrado de Operação em Segurança Pública -, o governador prometeu aumentar o efetivo policial com o novo concurso. Já na infraestrutura, o Estado irá contribuir nos projetos de mobilidade urbana.

     

    Ainda foi discutido com Dom Jaime e padre Murilo Paiva (capelão dos Mártires) um planejamento para o evento em homenagem aos mártires, que acontecerá em outubro. Já na próxima semana, as equipes da prefeitura e do Governo estarão se reunindo para acelerar essas ações.

     

    Também estava presente a primeira-dama do Estado, Julianne Faria, além da promotora de Saúde em São Gonçalo, Rosana Moreno, o vice-prefeito Eraldo Paiva, secretários estaduais e municipais.]

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante