• 0Comentários

    Wilson Martinez, idealizador da Brasil Mostra Brasil, recebe cidadania natalense

    Foto: Reprodução

    Por proposição do vereador Preto Aquino (PEN), a Câmara Municipal de Natal concedeu, nesta sexta-feira (08), o Título de Cidadão Natalense ao empresário Wilson Pereira Martinez, idealizador da Multifeira Brasil Mostra Brasil, no Estádio Arena das Dunas, que desde 1995 insere a capital potiguar no contexto das feiras de âmbito nacional. O salão da administração do evento ficou repleto de amigos e admiradores do homenageado; presente na solenidade a vereadora Nina Souza (PEN) e os vereadores Sueldo Medeiros (PHS), Robson Carvalho (PMB) e Eriko Jácome (Podemos), além da senadora Fátima Bezerra (PT).

     

    Martinez começou a trabalhar em eventos em 1973, como expositor de em feiras multisetoriais. Na época, tinha uma indústria que fabricava colchões e almofadas vibratórias. A partir de 1976, fez as primeiras viagens para o Nordeste. Alegre, divertido e empreendedor, o "Homem da Feira", como é popularmente conhecido é natural de São Paulo, capital.

     

    De acordo com Preto Aquino, a Multifeira Brasil Mostra Brasil movimenta a economia, sendo uma vitrine para o crescimento em meio à crise, espaço para as empresas apresentarem seus produtos, conquistarem novos clientes e realizarem negócios. Ele ressaltou que, embora conte com participantes de todo país, a maioria dos expositores é formada por empreendedores do Rio Grande do Norte.

     

    "Os convênios criados contribuem para a geração de empregos, e o dinamismo da economia possibilitando o desenvolvimento de habilidades empresariais e o desenvolvimento local e regional. Wilson é um indivíduo que identifica oportunidades e para explorá-las toma iniciativa de reunir, organizar e administrar os recursos, comprometendo-se pessoalmente com os resultados", destacou o parlamentar.

     

    A coordenadora do Programa Estadual de Artesanato (Proarte-RN), Salmira Torres, falou sobre a importância do reconhecimento do Legislativo natalense ao trabalho de Wilson Martinez. "Trata-se de um homem de sucesso que acredita no potencial da nossa cidade. Esse espaço gera mais de 500 empregos e valoriza o talento de 238 artesãos de todas as regiões do estado, incentivando a divulgação e a comercialização da produção".

     

    Emocionado, Martinez agradeceu a homenagem e declarou sentir-se consolidado, pois já se considera natalense de coração. "É motivo de muito orgulho receber este título, que foi outorgado pelo parlamento que representa o povo de Natal. Nós apostamos nessa parceria com a "Cidade do Sol" por causa da criatividade e hospitalidade da sua gente. Deu certo e espero voltar aqui muitos outros anos", concluiu.

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Zona Norte de Natal terá suspensão no abastecimento na quarta-feira (13)

    Foto: Reprodução

    Os bairros da Zona Norte de Natal terão uma paralisação no abastecimento de água na próxima quarta-feira (13). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que realizará neste dia um trabalho de limpeza na Estação de Tratamento de Água de Extremoz (ETA), havendo assim a necessidade de parada no sistema das 6 horas da manhã às 18 horas.

     

    Logo que o serviço for concluído, a rede será religada. Mas a normalização total no abastecimento ocorrerá no decorrer de 48 horas, tempo que a rede precisa para ser completamente pressurizada.

     

    Fonte: CAERN  

    0Comentários

    Multifeira Brasil Mostra Brasil contará com presença do Detran

    Foto: Reprodução

    O Detran participará, neste final de semana, da 23ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, que está ocorrendo na Arena das Dunas desde o dia 1º de Setembro. A feira é uma das maiores da região Norte e Nordeste e contará com o stand educativo coordenado pelos educadores de trânsito do Departamento de Trânsito.

     

    Aos visitantes do stand do Detran serão dadas orientações de conduta educativa dentro da campanha vigente #CurtoDirigirBem , além disso a equipe da lei seca e do CPRE também estarão presentes, orientando sobre a legislação, conduta, uso do etilômetro e distribuindo material com dados das ações já realizadas.

     

    A participação do Detran será no sábado (9) e domingo (10) , das 16h às 20:00h no espaço Arena das Dunas.

     

    Fonte: DETRAN-RN 

    0Comentários

    Saude pelo RN e Procon Legislativo levam Assembléia para o bairro das Quintas

    Foto: Reprodução

    Setores da Assembleia Legislativa se instalaram, na manhã desta quarta-feira (6), no bairro das Quintas, em Natal, oferecendo serviços de saúde e orientações sobre o Direito do Consumidor à população. A iniciativa, que conta com a participação do programa “Saúde Pelo RN” e da unidade móvel do Procon Legislativo, integra a Casa às comemorações dos 300 anos da comunidade, celebrados durante o mês de setembro.

     

    “A partir deste ano, a Assembleia Legislativa iniciou uma série de ações itinerantes de promoção e acesso à saúde, por meio do ‘Saúde Pelo RN’. Hoje, estamos recebendo pessoas das Quintas que não conseguem atendimento médico no bairro ou precisam de alguma especialidade”, explica Tiago Almeida, médico da Casa que coordena o programa, instalado na Escola Estadual Graciliano Lordão.

     

    Estão sendo oferecidas consultas de Clínica Médica, Ortopedia e Nefrologia, além de atendimentos com nutricionista e de enfermagem. Marineide Carla, de 47 anos, foi uma das beneficiadas com a iniciativa. “Aproveitei a oportunidade, pois estava precisando de uma consulta médica e sabia que hoje encontraria um especialista”, disse ela, que ficou sabendo da ação pelo filho, que estuda na escola. Carros de som também foram utilizados para informar à comunidade.

     

    O Procon do Legislativo foi igualmente instalado no bairro das Quintas, ao lado da Escola Municipal Ferreira Itajubá. Por meio da sua unidade móvel, o setor está prestando orientações aos consumidores da comunidade sobre a resolução de conflitos provocados pela aquisição de produtos ou pela contratação de serviços.

     

    “Também estamos resolvendo algumas questões, por telefone mesmo, para dar agilidade e o consumidor já deixar o Procon do Legislativo com o problema resolvido”, conta Dary Dantas, coordenador do setor. Segundo ele, os serviços de telefonia móvel e fixa estão liderando os atendimentos nas Quintas, seguidos de demandas relacionadas à oferta de água e de energia.

     

    Os atendimentos do “Saúde Pelo RN” e da unidade móvel do Procon Legislativo acontecem até o início da tarde de hoje e qualquer pessoa da comunidade pode acessá-los. As duas escolas estão localizadas na Rua dos Pêgas, uma das mais tradicionais do bairro, que celebra seu tricentenário em 2017.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Secretaria de Saúde de Parnamirim divulga médicos aprovados para contratação temporária

    Foto: Reprodução

    A SESAD - Secretaria Municipal de Saúde está divulgando no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 06 de setembro, a lista de aprovados no processo seletivo para contratação temporária de médicos a serem encaminhados para a Estrategia de Saúde da Família – edital n. 01/2017.

     

    Clique AQUI para conferir este resultado, na página 06.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Sessenta e cinco motoristas são autuados em blitzen da Lei Seca em Natal

    Foto: Reprodução

    Fiscalização realizada pela Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) autuou 65 condutores que trafegavam pelas avenidas Ayrto Senna e Engenheiro Roberto Freire, em Natal. Um motorista foi preso por embriaguez ao volante e 14 autos de infração por motivos diversos foram expedidos pelos policiais.

     

    O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.

     

    Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Manutenção em ETA suspende abastecimento em 20 bairros de Natal

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que haverá suspensão no abastecimento ou redução na oferta de água para 20 bairros de Natal nesta sexta-feira (08). A interrupção se dará em decorrência da paralisação da Estação de Tratamento de Água do Jiqui para a realização de manutenção em equipamento, além do serviço de interligação da adutora I, com o objetivo de desativar trecho que atualmente passa por lotes particulares.

     

    A paralisação deve durar 24 horas, com início a zero hora da sexta-feira. Os bairros afetados são Rocas, Ribeira, Santos Reis, Tirol, Petrópolis, Mãe Luiza, Barro Vermelho, Alecrim, Bom Pastor, Nova Descoberta, Lagoa Nova, Quintas, Felipe Camarão, Cidade Nova, Candelária, Pirangi, Neópolis, Capim Macio, Cidade Alta e Cidade da Esperança.

     

    Fonte: CAERN  

    0Comentários

    Inscrição para 2ª Corrida dos Mártires pode ser feita até dia 22

    Foto: Reprodução

    Após o sucesso do ano passado, a Corrida dos Mártires, que antecede o Feriado dos Padroeiros do Rio Grande do Norte, chega a sua segunda edição com muita expectativa. Agendada para acontecer no dia 1º de outubro, a competição está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro.

     

    Os interessados devem se inscrever através do http://www.tesportes.com.br/corridadosmartires2017/ e pagar uma taxa de R$ 50,00. Atletas maiores de 60 anos de idade ou com deficiência física comprovada através de laudo médico no ato da retirada do kit têm direito a 50% de desconto.

     

    A competição largará às 7 horas do Monumento aos Mártires, passando pela comunidade de Uruaçu e retornando ao Santuário, completando a distância de 6 km. Poderá ser disputada individualmente nas categorias masculino e feminino, idoso, deficiente físico andante, deficiente físico cadeirante, deficiente visual/intelectual/auditivo. A prova

     

    A entrega dos kits acontecerá no dia 30 de setembro 2017, das 10h às 19h, na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, localizado na Rua Coronel Estevam Moura – Centro. A Corrida dos Mártires é organizada pela STI Runners, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Associação São-gonçalense de Atletismo e é apoiada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. O regulamento da competição já está disponível. Clique AQUI

    Premiação
    MASCULINO GERAL
    1º Lugar: Troféu + R$ 300,00
    2º Lugar: Troféu + R$ 250,00
    3º Lugar: Troféu + R$ 200,00
    4º Lugar: Troféu
    5º Lugar: Troféu

    FEMININO GERAL
    1º Lugar: Troféu + R$ 300,00
    2º Lugar: Troféu + R$ 250,00
    3º Lugar: Troféu + R$ 200,00
    4º Lugar: Troféu
    5º Lugar: Troféu

    MASCULINO – LOCAL
    1º Lugar: Troféu + R$ 300,00
    2º Lugar: Troféu + R$ 250,00
    3º Lugar: Troféu + R$ 200,00
    4º Lugar: Troféu
    5º Lugar: Troféu

    FEMININO – LOCAL
    1º Lugar: Troféu + R$ 300,00
    2º Lugar: Troféu + R$ 250,00
    3º Lugar: Troféu + R$ 200,00
    4º Lugar: Troféu
    5º Lugar: Troféu

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Empresa e Instituições recebem Prêmio IEL de Estágio 2017

    Foto: Reprodução

    O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou na noite desta segunda-feira (4), no Auditório Albano Franco, Casa da Indústria, a solenidade de entrega do Prêmio IEL de Estágio Edição 2017. Na abertura, o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, destacou a importância do estágio na formação profissional e para as empresas. “Parabenizo em primeiro lugar os alunos que seguem confiantes em sua jornada profissional, e também às empresas que disponibilizam a oportunidade, e às instituições que os preparam”, disse.

     

    O prêmio de primeiro lugar na categoria Empresa Destaque para os programas de estágio do Sistema Indústria foi para o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), seguido pelo SENAI/Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna/Mossoró/RN que levou o segundo lugar. Ainda na categoria Empresa Destaque – Grande Empresa, o primeiro lugar foi para a Guararapes Confecções S/A, seguida pela Coteminas S/A, segundo lugar; e pela Secretaria Municipal de Administração de Natal, terceiro lugar. E para a Empresa de médio porte o primeiro lugar ficou com a Coats Corrente Têxtil Ltda; seguida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN). Na mesma categoria, sendo que micro e pequeno porte, o primeiro lugar foi para a Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE), seguida pela Agência de Fomento do Estado do Rio Grande do Norte (AGN), que ficou em segundo lugar.

     

    Na categoria Instituição de Ensino Destaque Nível Superior o prêmio de primeiro lugar foi para a Universidade Potiguar (UNP), seguida do Centro Universitário Facex (UNIFACEX), segundo lugar; e pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN). Na categoria Instituição de Ensino Nível Técnico, o primeiro lugar foi para o CTGAS-ER, e o segundo lugar para SENAI/CETIB/Mossoró.

     

    Na categoria Estagiário Destaque o prêmio de primeiro lugar foi para Natália de Oliveira Fonseca, do Curso de Engenharia Têxtil da UFRN; em segundo Alanderson Firmino de Lucas, do Curso de Meteorologia da UFRN; e terceiro Allan de Freitas Martins, do Curso de Engenharia Têxtil da UFRN.

     

    A Superintendente do IEL, Maria Angélica Teixeira, ressaltou a importância do Prêmio IEL e o trabalho de todos que participam. “Estendo meus parabéns a todos que fazem este prêmio, os que seguem o caminho da excelência profissional, e que estão aqui fazendo a diferença para o estado do Rio Grande do Norte. Segundo ela, o prêmio é uma iniciativa realizada anualmente para estimular empresas e instituições de ensino a tornarem seus programas de estágio como diferencial na formação de novos profissionais e fomentar carreiras de sucesso.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Parnamirim acerta detalhes para o Desfile Cívico de amanhã (05)

    Foto: Reprodução

    Em reunião realizada hoje (04) na SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Prefeitura de Parnamirim definiu os detalhes para a estrutura do Desfile Cívico que acontece amanhã (05), com concentração a partir das 13h00, no Parque Aristófanes Fernandes.

     

    Com a presença da Secretária de Educação, Francisca Henrique, do Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Marcondes Pinheiro e do Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Tentente Coronel Dimas, foram acertadas decisões sobre segurança, trânsito, iluminação e transporte para o evento.

     

    Neste ano, o Desfile Cívico em alusão ao Feriado da Independência, 7 de Setembro, traz como tema “Família, Educação e Cidadania: por uma escola humanizada”. Cerca de 1.400 alunos de 19 escolas municipais participarão do evento, que terá o apoio de 50 Policiais Militares.

     

    O Desfile Cívico contará com a presença de militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, os Desbravadores do RN, a Brigada Pré-Militar, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Barreira do Inferno, Polícia Rodoviária Federal e a banda da Polícia Militar.

     

    A Escola Francisca Fernandes da Rocha, conhecida como Xixica, localizada em Monte Castelo, realizou hoje (04) mais um ensaio com sua banda de música para o Desfile Cívico de Parnamirim. “Ensaiamos todos os dias, de segunda à sexta, das 11h às 12h. Hoje, faremos mais um ensaio extra, às 17h”, conta John Ruggeiery, que comanda os 25 alunos envolvidos e seus instrumentos.

     

    Wallace Batista participa de Desfiles Cívicos em Parnamirim há mais de 10 anos. “Neste ano, tenho certeza que vai ficar muito bonito, os ensaios estão muito produtivos”, conta o jovem, que irá tocar corneta na banda.

     

    A vice-diretora da Escola Xixica, Ladyjane Fátima, elogia o esforço dos alunos. “Aqui, temos no comando da música, ex-alunos que são Amigos da Escola, voluntariamente se dedicam e se esforçam para fazer a cada ano, o desfile ficar mais bonito”, encerrou a vice, Ladyjane.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Vereadores querem explicações da Semsur sobre decoração natalina

    Foto: Reprodução

    Os vereadores da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal decidiram em reunião nesta manhã (4) convidar o Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) de Natal, Jonny Costa, para prestar esclarecimentos sobre os gastos para a decoração natalina deste ano, além de explicações sobre o reaproveitamento do material e iluminação natalina do ano passado.

     

    "Temos que saber o que temos de material da decoração natalina passada e quais cuidados estão sendo dados. Além disso, importante saber o que se prevê para este ano. Caso o secretário não aceite o convite, vamos fazer uma convocação na sessão ordinária", explicou o vereador Luiz Almir (PR), presidente da comissão.

     

    Sobre a utilização do material natalino do ano anterior, o vereador Fernando Lucena (PT) explica que já existe uma lei que visa a reutilização desse material. "Temos uma lei de minha autoria e do ex-vereador Maurício Gurgel que obriga a utilização de pelo menos 50% do material usado no ano anterior. Gasta-se milhões com essa decoração e iluminação apenas para parte da zona Norte e a zona Sul. Queremos esclarecimentos", destacou.

     

    Além dessa questão, o secretário também vai ser questionado sobre a situação dos mercados e feiras livres que estão sem banheiros e sobre a utilização remunerada dos banheiros nas praias. A reunião da comissão ocorre na próxima segunda-feira (11).

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Reunião entre Assembléia e Senado discute alinhamento do Parlamento Jovem

    Foto: Reprodução

    Criado para iniciar a formação política dos estudantes das escolas públicas e particulares do Rio Grande do Norte, o projeto Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa, pode ser ampliado. A Escola da Assembleia estuda a parceria com o Senado, que já executa o programa Jovem Senador. O diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo, tratou deste tema em reuniões que participou, em Brasília, na Direção de Relações Públicas do Senado Federal, responsável pelo programa Jovem Senador, esta semana.

     

    Na discussão dos projetos, o Legislativo Federal se interessou pelos artigos apresentados e realizados pela Escola da Assembleia sobre o tema. A ideia é promover o estudo legislativo através das Escolas de ensino fundamental e médio. O diretor da Escola da Assembleia também apresenta a ideia na reunião da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), da qual é o primeiro vice-presidente.

     

    “É uma satisfação ver que a Escola da Assembleia está ampliando o seu papel. Além da capacitação de servidores públicos e de pessoas da comunidade, com esse projeto estamos inserindo os jovens na formação política, para que num futuro possam ampliar a sua participação como cidadãos”, afirma o presidente do Legislativo do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

     

    Carlos Russo foi recebido pelo Diretor de Relações Públicas do Senado Federal, Aguirre Estorilio Neto, para falar a respeito de programas de educação democrática e de uma possível aproximação do programa Jovem Senador ao programa Parlamento Jovem, realizado pela ALRN. O programa Parlamento Jovem está inserido no Planejamento Estratégico 2017-2018 do Legislativo Potiguar.

     

    O Parlamento Jovem é composto por 24 deputados (as) estudantes eleitos em escolas públicas estaduais e privadas de Ensino Médio. Podem se candidatar a uma das 24 cadeiras do Parlamento Jovem Estadual, alunos matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio regular, com idade máxima até 19 anos. Os alunos podem se inscrever na direção de sua escola ou órgão por ela designado. Em cada edição, são contempladas doze escolas, que elegerão dois representantes através do voto direto dos estudantes.

     

    Este projeto foi instituído através da Resolução nº 041/2002 em 17 de dezembro de 2002, de autoria da deputada Márcia Maia.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Detran inicia por Nova Cruz cronograma de testes de direção veicular de setembro

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta segunda-feira (04) a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de setembro. Os examinadores estão hoje na cidade de Nova Cruz, no Agreste Potiguar, e no decorrer do mês outros 17 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

     

    Somente no interior, a previsão é de que cerca de três mil candidatos passem pela avaliação no mês de setembro. O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.

     

    O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região, que devem receber também usuários dos municípios circunvizinhos. Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

     

    Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

     

    De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, durante os primeiros sete meses deste ano foram realizados 33.596 testes práticos de direção veicular no Estado. A média mensal deste ano corresponde a 4.800 avaliações. No primeiro semestre de 2017 foram expedidas 12.583 CNHs com registro de primeira habilitação, o que corresponde a 12% das expedições desse tipo de documento no ano. Já a frota atual é de 1.215.590 veículos.

     

    Confira aqui o cronograma de Exame Prático de Direção Veicular – Setembro 2017

     

    Fonte: DETRAN RN 

    0Comentários

    Prefeito Paulinho recebe atletas e profissionais de Educação Física

    Foto: Reprodução

    O prefeito Paulo Emídio recebeu na manhã da última sexta-feira (1), no Gabinete Civil, representantes das modalidades esportivas de São Gonçalo do Amarante para agradecer pela importante representatividade do esporte são-gonçalense em âmbito nacional e internacional.

     

    “O apoio é necessário para mantermos o ótimo desempenho do esporte são-gonçalense, mesmo diante das dificuldades na economia de modo geral”, disse Paulinho.

     

    O secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Micael Moreira, reforçou o apoio e a importância que os atletas representam para nossas crianças, adolescentes e jovens, e citou ainda que outros mecanismos de incentivos ao esporte estão sendo analisados para fortalecer ainda mais o esporte amador e de alto rendimento na cidade.

     

    No encontro, também participaram os profissionais da área de Educação Física que atuam em São Gonçalo, através da Semjel, pela data de 01 de setembro, Dia do Profissional de Educação Física, onde receberam as felicitações do prefeito, da primeira dama Tereza Maia, além da secretária adjunta do Idoso e da Pessoas com Deficiência, Emília Caroline.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

    0Comentários

    ABES, IGARN e CAERN realizam seminário sobre escassez hídrica

    Foto: Reprodução

    Na manhã da última quinta-feira (31), teve início o seminário sobre Escassez Hídrica e Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto de Gestão das Águas Do Rio Grande do Norte (IGARN), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A abertura do evento aconteceu no auditório Albano Franco, na sede da Fiern, reuniu sociedade, técnicos e estudiosos. A programação se estendeu até a sexta-feira, 1° de setembro.

     

    “Ações das concessionárias no controle de perdas em sistemas de abastecimento de água” foi tema do primeiro painel exibido. Maycon Rogério Abreu, da SABESP, Josildo Lourenço, da CAERN, e Luiz Celso Pinto da CAGECE, foram os convidados na ocasião para falarem sobre as ações de suas respectivas empresas no controle das perdas em sistemas de abastecimento de água.

     

    Maycon Rogério discorreu sobre a crise de água que a SABESP enfrentou em 1953 e 2014, que quase levou São Paulo ao colapso. A reserva mínima de água chegou a 25%. “Eu cheguei a fazer reunião no meu condomínio para falar sobre a escassez”, comentou ele.

     

    O seminário foi organizado de modo a permitir o intercâmbio de experiências, a divulgação e o debate de ações que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável na gestão integrada e participativa dos recursos hídricos e no saneamento, proporcionando a melhoria da qualidade ambiental. No último dia do evento, foi assinado um acordo de Cooperação Técnica entre a APAC e o IGARN.

     

    Fonte: CAERN