• 0Comentários

    Evento dia 28 na FIERN orientará sobre crédito e linhas de financiamento

    Foto: reprodução

    O Sistema FIERN — por intermédio do Núcleo de Acesso ao Crédito, em parceria com a Caixa Econômica Federal com apoio do SEBRAE realizará quarta-feira, 28 de novembro, a partir das 8h30, na Casa da Indústria evento voltado para orientações de acesso ao crédito das empresas e linhas de financiamento.

     

    Os temas principais do evento serão: “A concessão de crédito no contexto atual” e, em seguida, será abordado o tema “Cenário da Indústria e o Pacote Valor Caixa”. A programação inclui também atendimento as empresas após as palestras.

     

    Para participar, os interessados devem levar 1 kg de alimentos não perecíveis. Os contatos sobre o evento podem ser feitos pelo fone 3204 6154. Em todos os casos pode-se usar o e-mail nac-rn@fiern.org.br. A realização do evento está a cargo do IEL-RN.

     

    As palestras integram uma programação nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com os Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC) das Federações de Indústrias, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

     

    Trata-se de capacitações que estão alinhadas à Semana Nacional de Crédito, promovida pelo Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Cidades das cinco regiões brasileiras terão atividades gratuitas neste período, entre as quais Natal e João Câmara (no último dia 20).

     

    Segundo o presidente do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da CNI, Amaro Sales, o objetivo das capacitações é ajudar o empresário a identificar instrumentos disponíveis para atender às necessidades de seu negócio. “As empresas de menor porte têm níveis diferentes de maturidade. Queremos apoiá-las na busca de um financiamento assertivo, que cumpra a função de alavancar o crescimento e a modernização dos negócios”, afirma Sales.

     

    “O evento contará com palestras e orientações às empresas, sendo uma oportunidade para as indústrias terem acesso ao pacote de benefícios e condições exclusivas ofertadas pela CAIXA”, explica o vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital da CAIXA, Paulo Henrique Costa.

     

    Para o gerente regional de Pessoa Jurídica da Caixa, Marcelo Almeida Figueiredo, essa capacitação vai auxiliar na orientação da gestão financeira das empresas. “Uma gestão financeira bem orientada se traduz no sucesso do empreendimento”, destacou.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Equipe Galactus, do SESI-RN, fica em primeiro no Torneio de Robótica

    Foto: reprodução

    Equipe formada por alunos do SESI-RN, a Galactus foi a campeã do etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. Formado por cinco estudantes, o grupo ficou em primeiro lugar na competição que teve a participação de 23 equipes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí.

     

    Além da Galactus outras quatro equipes — Lost In Space, que ficou em segundo; Galaxyforces, em terceiro; além da Horizon e da Robossauros — foram classificadas para a etapa nacional, que será em março, entre os dias 15 e 17, no Rio de Janeiro.

     

    “Mais do que vencermos, aprendemos de verdade neste torneio. O prêmio é bem vindo, mas o que ganhamos mesmo foi uma família e o companheirismo com os amigos que fizemos nestes dias”, afirmou Guilherme Nunes da Silva, que integra a equipe Galactus, e é aluno do primeiro ano do SESI-RN.

     

    Esta etapa regional foi no Ginásio do Sesiclube, na sexta-feira (26) e no sábado (27). Nos dois dias, os jovens que integram as equipes participaram das atividades, durante as quais apresentaram a pesquisa que fizeram sobre os problemas propostos, defendem soluções, elaboram programas de robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema.

     

    Nesta temporada, as equipes precisam identificar e propor uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol.

     

    No encerramento da etapa regional, foi homenageado como voluntário do ano o funcionário do SESI-RN Francisco das Chagas, conhecido como Chico Mezenga.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Alunos do SENAI/RN apresentam minicoleção em evento de moda nacional

    Foto: reprodução

    Do Rio Grande do Norte para as passarelas nacionais, os alunos do Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta brilharam na 5ª edição do SENAI Brasil Fashion, projeto promovido pelo SENAI nacional, realizado no Espaço Ação Cidadania, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (22), para empresários da moda, celebridades, jornalistas e formadores de opinião.Os alunos Anna Elissa e Iure Dantas acompanhados dos modelos da minicoleção “Brilhante”, Bruno Montaleone, Ruy Costa e Márcio Monclair

     

    Com o tema “Todo mundo tá na moda”, o SENAI Brasil Fashion 2018 levou às passarelas peças criadas para uma grande diversidade de público, com enfoque na diversidade dos corpos, deficientes visuais, estilos andrógenos; e idosos que continuam ativos na terceira idade. O desafio dos estudantes era o de pensar na diversidade de interesse dos vários públicos consumidores, que não são levados em conta, muitas vezes, por quem cria os produtos da moda. “A grande maioria das marcas acaba trabalhando para um público ideal ou muito restrito”, ressaltou Marcelo Ramos, curador do SENAI Brasil Fashion.

     

    Entre os 24 estudantes selecionados, divididos em 12 duplas, dos cursos de Moda, Design e Vestuários de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o país, estiveram os únicos representantes do Rio Grande do Norte, a estilista Anna Elissa Dantas e o modelista Iure Dantas, alunos do Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    SENAI abre inscrições para curso sobre rotulagem de alergênicos e de lactose

    Foto: reprodução

    No dia 28 de novembro, das 19 às 21 horas, no Centro SENAI Clóvis Motta (Av. Prudente de Morais, 1571, Tirol), será realizada a palestra gratuita “A rotulagem de alergênicos e de lactose para segmentos comercializadores e/ou industrializadores de alimentos”, com Sônia Fernandes. Ela é nutricionista formada pela UFRN (1989), Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN (2016), especialista em Gestão da Politica Nacional de Alimentação e Nutrição – FIOCRUZ e Especialista em Vigilância Sanitária – UFRN. Atua na Secretaria Municipal de Saúde no Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde.

     

    Acesse o link abaixo e faça sua inscrição: https://www.sympla.com.br/palestra-a-rotulagem-de-alergenicos-e-de-lactose-para-segmentos-comerciais-e-industriais-de-alimento__397480

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    FIERN e Sebrae lançarão dia 22 o projeto Produto Potiguar em São Paulo

    Foto: reprodução

    Uma delegação de mais de 20 empresários do Rio Grande do Norte estará nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 22 e 23, em São Paulo para lançar o projeto “Produto Potiguar”. Fabricantes e compradores irão fazer rodadas de negócios e visitas técnicas no mercado paulista. A expectativa é boa uma vez que algumas empresas locais já fizeram negócios antes mesmo do lançamento.

     

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, lideram a comitiva potiguar. O encontro de negócios e as visitas técnicas, em São Paulo, serão mais uma etapa do Projeto Produto Potiguar, lançado em abril deste ano, com o objetivo de ampliar o mercado consumidor de empresas do Rio Grande do Norte. O Sistema FIERN e o SEBRAE-RN firmaram convênio, neste programa, para prospecção e abertura de mercado paulista às empresas potiguares.

     

    Foram realizadas pesquisas a respeito do potencial dos produtos, na qual se constatou que o mercado paulista está em crescente busca de inovação e alimentos com características “gourmet”, com alto valor agregado e com diferenciais de qualidade em relação a outros alimentos e bebidas já comercializados no estado. A pesquisa qualitativa de mercado identificou um público potencial estimado em cerca de 4,7 milhões de pessoas no mercado paulista para produtos regionais, como carnes, queijos, compotas e cachaças nordestinas.

     

    As empresas potiguares que aderiram ao projeto foram distribuídas em quatro grandes grupos dentro do segmento de alimentos e bebidas. Elas tiveram de passar por etapas de preparação antes de chegarem ao mercado paulista, exigente em qualidade e diferenciação.

     

    A estimativa é que participem da rodada de negócios mais de 60 compradores que atuam nos setores de Food Service, Varejo, Hotéis, Bares Restaurantes, Supermercados, Atacarejos, Empórios Orgânicos e Naturais e Casas de Produtos Regionais, instalados no mercado paulista.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Sistema FIERN realizará Semana Nacional do Crédito para empresários

    Foto: reprodução

    O Sistema FIERN — por intermédio do Núcleo de Acesso ao Crédito, em parceria com a Caixa Econômica Federal com apoio do SEBRAE vai promover dois eventos voltados para orientações de acesso ao crédito das empresas e linhas de financiamento.

     

    Na terça-feira, dia 20 de novembro, haverá palestra no escritório da FIERN, em João Câmara, a partir das 18h30, relacionadas aos cenários e perspectivas do crédito e a segunda será no dia 28 de novembro a partir das 8 horas na sede da FIERN, com o mesmo tema.

     

    Os temas principais serão: “A concessão de crédito no contexto atual” e, em seguida, será abordado o tema “Cenário da Indústria e o Pacote Valor Caixa”. A programação inclui também atendimento as empresas após as palestras.

     

    Para participar, os interessados devem levar 1 kg de alimentos não perecíveis. Os contatos sobre o evento podem ser feitos, em João Camara, pelo fone 3262 2004 ou WhatsApp 99435 9241 e, em Natal, pelo fone 3204 6154. Em todos os casos pode-se usar o e-mail nac-rn@fiern.org.br. A realização do evento está a cargo do IEL-RN.

     

    Para mais detalhes acesse www.fiern.org.br 

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Segundo FPM de novembro vem com alta de 25,88%

    Foto: reprodução

    O repassa referente ao 2º decêndio do mês de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado na próxima terça-feira, 20. Comparado com o mesmo decêndio do ano passado, o valor será 25,88% maior, sem considerar os efeitos da inflação.

     

    O repasse aos Municípios será de quase R$ 758 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de mais de R$ 947 milhões.

     

    No 2º decêndio, a base de cálculo é dos dias 1º a 10 do mês corrente. Esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno do 20% do valor esperado para o mês inteiro.

     

    Quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 20,73%, de acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No ano, o FPM acumula crescimento de 7,79% em termos nominais. Ressalta-se que esse montante leva em consideração o repasse de 1% de julho, previsto na Emenda Constitucional nº 84/2014.

     

    Ao considerar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2018 aumentou 4,04% em relação ao mesmo período de 2017.

     

    Diante do valor acumulado do FPM em 2018, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que é preciso planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível o fechamento das contas sem que haja ônus para os gestores municipais. A entidade orienta que gestores devem manter cautela e ficarem atentos ao gerir os recursos do Município dentro do próprio mês, uma vez que os valores previstos sempre são diferentes dos valores realizados.

     

    O FPM, bem como a maioria das receitas de transferências do País, não apresenta uma distribuição uniforme ao longo do ano. Quando avaliamos mês a mês o comportamento do Fundo nos repasses realizados pela Receita Federal, nota-se que ocorrem dois ciclos distintos. No primeiro semestre estão os maiores repasses (fevereiro e maio), mas no outro ciclo, entre os meses de julho a outubro, os montantes diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro.

     

    Fonte: CNM 

    0Comentários

    Empresas do Projeto Produto Potiguar se reúnem com operadores logísticos

    Foto: reprodução

    As empresas que integram o “Projeto Produto Potiguar” se reuniram nesta terça-feira, 13, na Casa da Indústria, com operadores logísticos que atuam no Rio Grande do Norte, para troca de informações. Na ocasião, os empresários apresentaram as demandas específicas de suas empresas e produtos e os operadores logísticos explicaram a sua forma de atuação, tanto no transporte rodoviário quanto aéreo. Também foi detalhada a logística de coleta de mercadorias nas fábricas e entrega no cliente final ou em distribuidoras.

     

    “Algumas informações que demandaram mais atenção foram referentes os produtos que necessitam congelamento (camarão, polpas de frutas), refrigeração (laticínios e água de coco) ou o transporte de produtos cuja embalagem é em vidro (cerveja, cachaça, licor) ”, afirma Guido Salvi, do Espaço Empresarial da Federação das Indústrias, que coordenou o encontro.

     

    Outro aspecto abordado foi com relação aos valores do frete, segundo Guido Salvi, um item fundamental nessa etapa, pois irá compor o preço final do produto que será negociado com os compradores e distribuidores, convidados para a etapa de Aproximação Comercial no dia 22 de novembro, em São Paulo.

     

    As empresas potiguares que estão no Projeto “Projeto Produto Potiguar” são a Cachaça Samanaú, Cachaça Extrema, Cachaça Pátria Amada, Pão Petrópolis, Aquamar Camarões, Azeite KORU, Grão Massas e Biscoitos, Bom Demais – Polpa de Frutas, Cerveja Bacurim, Cerveja Holanda, Temperos SADIO, Polpa Bom-Fruit, AquaCoco, Produto Primor, CIMSAL, Do Trigo, Leite CLAN, Terra Doce, Phytoactive, Empório do Licor e Coco & Companhia.

     

    O Projeto foi lançado em abril deste ano, com o objetivo de ampliar o mercado consumidor de produtos das empresas do Rio Grande do Norte. O Sistema FIERN e o SEBRAE-RN firmaram convênio, neste programa, para prospecção e abertura de mercado em São Paulo. As 21 empresas que já aderiram terão acesso à pesquisa de mercado e uma consultoria individual para estudo da marca e da logística.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    SESI Escola é 1º lugar em Desenvolvimento Tecnológico na Feira de Ciências de Pernambuco

    Foto: reprodução

    A representante do SESI Escola São Gonçalo do Amarante alcançou o primeiro lugar na 24ª Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco, realizada cidade de Recife/PE, na primeira semana de novembro. A equipe orientada pelo professor Diego B. Cavalcante, composta pelos alunos do 2°ano de edificações Luis Felipe, Victor Rodrigues e Lucas Ferreira, apresentaram o trabalho denominado “Otimização do ar condicionado automotivo com a reutilização da água dissipada” na categoria Desenvolvimento Tecnológico.

     

    “Durante os três dias de evento, o trabalho foi apresentado para pessoas de todo o país e para os avaliadores do evento, sendo bastante elogiado por todos em razão da eficiência comprovada pelos dados apresentados pelos nossos alunos e pela questão da sustentabilidade, uma vez que o nosso projeto para funcionar reutiliza uma água do sistema de ar condicionado automotivo que seria descartada no ambiente”, explicou o professor Diego.

     

    A Escola já havia participado dessa mesma competição em 2016. De acordo com o professor, a experiência da primeira edição foi fundamental para o êxito em 2018. “O trabalho ganhador do Ciência Jovem 2018 surgiu a partir de programa, sendo desenvolvido pelo professor e alunos desde o mês de março, e apresentado também na Mostra Virtual do SESI 2018’”. Além das premiações individuais para alunos e o professor, o primeiro lugar no Ciência Jovem credenciou a equipe à condição de finalista para participar da FEBRACE 2019 na cidade de São Paulo, com ajuda de custo.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    SESI e SENAI lançam Comitê de Governança do Sistema de Gestão Escolar (SGE)

    Foto: reprodução

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e o Serviço Social da Indústria (SESI-RN) realizaram, na manhã desta sexta-feira, 9, o lançamento do Comitê de Governança do Sistema de Gestão Escolar (SGE). “Esta será uma forma de gerir, padronizar e monitorar todas as ações de educação do Sistema”, explicou a Gerente de Educação e Tecnologias do SENAI, Simone Oliveira.

     

    Esta uma iniciativa dos departamentos nacionais das entidades, em Brasília, que se estende a todas às Federações de indústria do país. “Alguns regionais já estão, outros ainda em implantação, é um ótimo porque ajuda a melhorar a gestão dos processos educacionais”, explicou Everton Benigno Lopes, coordenador do SGE/SENAI.

     

    O evento contou com a presença de colaboradores das Unidades Operacionais do SESI e SENAI, das Gerentes de Educação das duas entidades e com a coordenadora do SGE/SESI, Sydia Vasconcelos.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Primeiro FPM de novembro vem com alta de 19,76%

    Foto: reprodução

    A transferência referente ao 1º decêndio do mês novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será promovida nesta sexta-feira, 9. Comparado com o mesmo decêndio do ano passado, o valor será 19,76% maior.

     

    O repasse aos Municípios será de R$ 3,7 bilhões, já descontado a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de quase R$ 4,7 bilhões.

     

    O primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30. Esse 1º decêndio, geralmente, é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.

     

    Quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 14,86%, de acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

     

    Fonte: CNM 

    0Comentários

    Campanha da Assembléia Legislativa aborda o tema autismo; confira entrevista

    Foto: Produção Robson Carvalho

    A Assembleia Legislativa do RN lançou na última terça-feira (30) a campanha "Autismo: entenda o ritmo de cada um". A ação foi tema da entrevista desta segunda-feira (05) no programa Espaço Cidadão, apresentado pelo cientista político Robson Carvalho. Participaram do programa a jornalista e diretora de Comunicação Institucional, Marília Rocha e a dentista e mãe de adolescente autista, Niná Holanda.

     

    A campanha tem como objetivo ajudar na compreensão dessa condição e debater sobre esse assunto que ainda é tão pouco conhecido e discutido em nossa sociedade. "É como se você pegasse uma estrada errada. Quanto mais cedo você entender esse transtorno, quanto antes você voltar para tentar alçancar o caminho correto, melhor. ", afirmou Niná Holanda, mãe de adolescente autista.

     

    Durante a entrevista foram tratados pontos como importância do diagnóstico  precoce, tratamento, sinais e os diversos niveis do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

     

    Há 30 anos, o número de registros sobre o distúrbio era de 1 a cada 200 crianças. Hoje, no entanto, o número de registros dobrou, chegando a 1 a cada 100 crianças nos quatro primeiros anos de vida, que é quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias.

     

    De acordo com diretora de Comunicação Institucional, Marília Rocha, o objetivo da Casa com a campanha é colaborar com o fim de preconceitos e informar a população sobre os temas em destaque. Segundo ela, alguns temas, por mais que sejam importantes, não são debatidos da maneira que deveriam pela sociedade e o Legislativo tem buscado quebrar esses tabus, promovendo a discussão e buscando contribuir para se despertar o interesse e a consciência da população sobre esses assuntos. "Pra gente é uma honra tratar sobre esse tema e trazer o Legislativo cada vez mais perto das pessaos, das familias e da sociedade como um todo", afirma. 

     

    Você pode acompanhar a entrevista completa  clicando aqui.

     

    0Comentários

    Capacitação para novo modelo de gestão de contribuição ao SENAI e SESI

    Foto: reprodução

    Colaboradores de empresas da indústria do Rio Grande do Norte participaram de uma capacitação no novo modelo de gestão do Termo de Cooperação Técnica e Financeira de contribuição direta do SENAI e SESI. O treinamento foi ministrado pelo gerente do Polo de Arrecadação e Fiscalização do Ceará, Jonas Flávio Pires Souza e pelo assessor técnico do Sistema FIERN, Guido Salvi.

     

    Participaram da capacitação em torno de trinta colaboradores dos Correios, Guararapes, Vicunha, Cosern, Caern, CBTU, Coteminas, MS Dias Branco, Thyssenkrupp Elevadores.

     

    Durante a capacitação, Jonas Flávio detalhou os aspectos legais das contribuições das empresas do setor ao Sistema Indústria, além de informar sobre os procedimentos nos casos de contribuição direta que são permitidos pela legislação. Ele também citou os serviços que são assegurados com essa contribuição, como formação profissional, aperfeiçoamento técnicos e outras atividades promovidas e possibilitadas pelo Sistema Indústria.

     

    Na ocasião, a superintendente do IEL, Maria Angélica Teixeira, anunciou a realização do seminário “RH na Indústria 4.0”, no dia 23 de novembro, durante o qual haverá um levantamento sobre as necessidades e potencialidades das empresas da indústria do Estado na área de Recursos Humanos e como as entidades do Sistema FIERN pode atender e colaborar para melhorias de gestão nesta área.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Prefeitura de São Gonçalo oferta curso profissionalizante em Serrinha de Cima

    Foto: reprodução

    A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), disponibilizou curso profissionalizante de eletricista rural para os moradores da comunidade de Serrinha de Cima. As aulas aconteceram na escola Luiz França de Lima, com uma turma de 15 alunos.

     

    O curso gratuito teve duração de 78 horas e foi direcionado aos alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e ex-alunos da instituição de ensino. Durante as aulas, os estudantes puderam adquirir todo conhecimento necessário para trabalhar com eletricidade de baixa tensão. Equipamentos e materiais foram disponibilizados para que todos pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, através da criação de pequenos circuitos para testes. Com o fim do curso, os jovens receberam certificação profissional nacional de eletricista rural, podendo desenvolver estruturas de suporte para construções rurais e também atuando em pequenas construções do meio urbano.

     

    O diretor da escola, Roberto Bezerra Júnior, responsável por ceder o espaço para as aulas falou com emoção sobre a qualificação. “A nossa comunidade fica localizada na zona rural, o que dificulta a locomoção dos moradores para algumas regiões, sobretudo pelo alto custo com o transporte. A vinda de cursos assim para nossa região é de grande valia para os jovens que buscam qualificação profissional e não podem se deslocar para outros municípios. Foi uma oportunidade única’’, afirma o diretor.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Programa Compra Direta incentiva agricultura familiar em São Gonçalo

    Foto: reprodução

    O Programa Compra Direta (EMATER) busca beneficiar agricultores familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, além de incentivar a produção e comercialização de produtos agrícolas do município.

     

    São Gonçalo do Amarante foi contemplada com R$ 35.999,08; oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), gerenciado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), para auxílio na produção de alimentos que fazem parte da merenda escolar; como banana, batata, macaxeira, pimentão, tomate, alface, cenoura, maracujá, coentro, abobora de leite (Jerimum), cebolinha e mamão.

     

    Para o diretor da EMATER em São Gonçalo, Moacir Santos, “O Programa é uma ação de grande importância para o município, pois incentiva a economia através da injeção de recursos no município, fortalecendo a agricultura familiar. Desta forma, o produtor assegura sua produção e também a venda dos alimentos. São produtos de qualidade e livres de agrotóxicos que também possuem grande função social, pois muitos são doados para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

     

    Cerca de 13 agricultores familiares das comunidades de Ladeira Grande, Utinga, Guanduba, Arisco e Santo Antônio, fornecem esses alimentos para o município, e posteriormente são distribuídos a 12 unidades escolares que tem perfil ou que estão em áreas de vulnerabilidade social. As escolas que recebem a doação dos alimentos do Compra Direta são; E. M. José Horácio (Guanduba), Creche Mun. Maria Odete (Poço de Pedra), Creche Mun. Iracema Anísia (Novo São Gonçalo), E. M. Aildo Mendes (Padre Joao Maria), E. M. Cantinho do Saber (Santo Antônio), E. M. Djalma Marinho (Guajirú), E. M. Mauricio Fernandes (Regomoleiro), E. M. Ivanaldo de França (Canaã), E. M. Varela Barca (Barreiros), Creche Mun. Aída dos Santos (Jardim Lola), Creche Mun. Maria Lalá (Santo Antônio), E. M. Hamilton Júnior (Amarante); além da Secretaria Municipal de Assistência Social.

     

    O programa Compra Direta já atua em São Gonçalo há 10 anos. A entrega de produtos é feita no escritório da EMATER de São Gonçalo, localizada na Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (SEMADA), onde é feito o recebimento, pesagem e separação, e posteriormente é entregue a cada unidade escolar. Para que o agricultor seja fornecedor do Compra Direta, é necessário se inscrever na EMATER, apresentando a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e produzir itens alimentícios livres de agrotóxicos. Até o final do programa, cerca de 11.4 mil kg de alimentos serão entregues às diversas instituições do município.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante