• 0Comentários

    São Gonçalo promove dia D da campanha Agosto Lilás

    Foto: Reprodução

    A Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) realiza nesta sexta-feira, 11, o dia “D” da Campanha Agosto Lilás – ação educativa de combate a violência doméstica e que promove a divulgação da Lei Maria da Penha (11.340/06). As ações serão realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e a Defensoria Pública do Estado – que promove a 12ª Edição do programa “Mulher Viver com Dignidade”.

     

    No dia “D”, a programação começa às 8h, na Creche Maria Lalá, em Santo Antônio do Potengi, com a oferta das seguintes ações: rodas de conversas, oficinas, distribuição de preservativos, aplicação de vacinas, emissão de identidade e CPF, cadastro do Bolsa família, atendimento jurídico e psicológico, além de delegacia móvel especializada em violência doméstica.

     

    Às 14h, uma audiência Pública será realizada na Câmara Municipal para tratar sobre as questões normativas da violência doméstica e a lei Maria da Penha. O evento contará com a presença da primeira-dama Terezinha Maia, da deputada estadual Cristiane Dantas, além de representantes do executivo e legislativo municipal e estadual e dos profissionais da saúde e da educação.

     

    Às 14h30, o Prefeito Paulo Emídio receberá as referidas autoridades no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde ocorrerá a inauguração da Sala Lilás. O objetivo é ampliar o espaço de escuta e de acompanhamento voltado para as mulheres que sofrem diversos tipos de violência.

     

    Além do dia “D”, várias atividades serão promovidas em todo município, durante todo o mês de agosto, por meio do CREAS e das unidades dos CRAS, ao exemplo de: exposições artísticas, palestras, orientações, debates, encontros e panfletagens.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Dia do pedestre é lembrado com blitz educativa realizada pelo Detran

    Foto: Reprodução

    Dia 8 de agosto, é o dia internacional do pedestre. A data foi lembrada com ações educativas, realizadas pelo Detran, na faixa de pedestres da Avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Praia Shopping.

     

    A Coordenadoria de Educação e Fiscalização no trânsito do Departamento levou para a faixa de pedestres, localizada nos dois lados da avenida, material educativo, além de abordar motoristas e pedestres com as mensagens educativas e orientações como comportamento seguro nas vias.

     

    “Para o motorista cabe respeitar e cuidar do pedestre no trânsito, já para o pedestre cabe algumas ações de segurança como atravessar na faixa, dar o sinal de vida para ser visualizado, bem como também respeitar a sinalização”, considera a subcoordenadora de Educação, Ana Costa.

     

    Dicas de travessia segura para pedestres:

    1) Atravesser as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

    2) Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que foi visto.

    3) Utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procurar outros locais seguros para atravessar, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

    4) Não atravessar a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de não ser visto é grande.

    5) Em estradas ou vias sem calçadas, caminhar de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).

    Dicas para motoristas evitarem atropelamento:

    1) Não induza o pedestre a atravessar mais rápido: caso o pedestre já tenha iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo abrir, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

    2) Dê a preferência: seja gentil e facilite a travessia. Quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre.

    3) Na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.

    4) A faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare sobre ela.

    5) Evite buzinar o tempo todo para os pedestres. Isso causa incômodo e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

     

    Fonte: Detran RN 

    0Comentários

    MPRN, Sinduscon e Sine executam projeto Acessibilidade nos Canteiros

    Foto: Reprodução

    Com a proposta de enriquecer o conhecimento dos operários da construção civil acerca das normas de acessibilidade, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promove os treinamentos do projeto Acessibilidade nos Canteiros. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério da Justiça e da Cidadania e consiste na capacitação de pedreiros e mestres de obra – realizada no próprio canteiro de obra – a partir de videoaulas e aulas expositivas que abordam a parte legal e técnica sobre as exigências em matéria de acessibilidade.

     

    “O treinamento tem como foco orientar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da acessibilidade para a população em geral, e quais os principais cuidados que devem ser observados na execução dos projetos para que a obra se torne uma edificação acessível”, explica a coordenadora do projeto, a promotora de Justiça Rebecca Monte Nunes Bezerra.

     

    Em julho, o treinamento foi realizado em uma obra no bairro de Petrópolis. Para Francisco Vasconcelos, proprietário da Constel, construtora responsável pelo empreendimento, a iniciativa é excelente. “É importante que os operários da obra tenham a consciência de que, conhecendo a norma, eles podem ser autocríticos para perceber que aquela pequena diferença é fundamental, pois evita a necessidade de correções que geram custos elevadíssimos para deixar a obra completamente acessível”, declarou.

     

    O diretor de engenharia Artur Moura destaca que a iniciativa enriquece os conhecimentos da equipe como um todo. “Para nós a expertise gerada acerca da acessibilidade só vinha por meio de projetos. Hoje, passamos a ter a obrigação de treinar e capacitar nossos colaboradores”, complementou

     

    Foram realizados treinamentos em obras das empresas Constel, Construtora Mendonça Júnior Ltda., Construtora Monte Neto Ltda., Elitim Construtora e Incorporadora Ltda., Construtora Crispim Ltda., Brik Empreendimentos Imobiliários Ltda., M&K Comércio e Construções Ltda., Interproj Engenharia e Arquitetura Ltda., Construtora Colmeia S.A. e também na obra de reforma do Colégio Nossa Senhora das Neves.

     

    O projeto possui ainda parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que divulgou o convite de participação no projeto entre as empresas locais, e com o Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (Sine-RN), neste último para aplicação do treinamento em turmas de operários da construção civil que ainda serão lançados no mercado de trabalho. Os operários que estão em busca da inserção no mercado de trabalho também tiveram a oportunidade de conhecer as normas de acessibilidade, o que representa um importante fator de conscientização para a inclusão social das pessoas com deficiência.

     

    Até o presente momento foram capacitados 398 operários da construção civil, em obras distintas, esperando-se atingir a marca próxima dos 500 operários treinados até o final do projeto. Na ocasião dos treinamentos os interessados recebem um boné, um selo para o capacete e o certificado de participação no treinamento. Já a obra recebe o DVD do vídeo aula e um certificado de parceria.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Detran leva servidores para passeio em cidades da Serra Potiguar

    Foto: Reprodução

    A Comissão Executiva Local de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do DETRAN/RN organizou no último sábado (5) uma excursão destinada aos servidores do órgão e membros das comissões de qualidade de vida do Estado. O destino escolhido foram as cidades da Serra Potiguar, conhecidas pela temperatura amena e clima aconchegante: Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Passa e Fica.

     

    Dentre os pontos turísticos visitados estavam a Pedra da Boca, a gruta de Nossa Senhora de Fátima, feirinhas de artesanato, fábricas de roupas, mirantes e um belo pôr do sol na Pousada Pedra Grande, em Monte das Gameleiras.

     

    A ação faz parte do planejamento estratégico idealizado pela Comissão para os anos 2017/2018 e o destino foi escolhido com o intuito de divulgar e valorizar o turismo do Estado do Rio Grande do Norte.

     

    Fonte: Detran RN 

    0Comentários

    Comissão de Educação aprova mensagens contra pedofilia nos cinemas

    Foto: Reprodução

    A proposta que dispõe sobre a projeção de mensagens publicitárias de advertência contra a pedofilia, ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes antes das exibições dos filmes nos cinemas de Natal, foi aprovada, nesta segunda-feira (07), pela Comissão de Educação da Câmara. A iniciativa informa que tais crimes implicam em grave violação dos direitos humanos, por deixar marcas físicas, psicológicas e sociais.

     

    O texto original, Projeto de Lei 094/2014, de autoria da vereadora Júlia Arruda (PDT) e do vereador Franklin Capistrano (PSB), reforça a importância da conscientização da sociedade em denunciar a violência sexual infantojuvenil. A vereadora Nina Souza (PEN) defendeu o parecer favorável do vereador Cícero Martins (PTB), que foi o relator da matéria.

     

    "Temos diariamente campanhas que abrem debates sobre este tema, todavia, são temporárias. A veiculação de filmes publicitários antes do início das sessões nas salas de projeção, trará ao público de modo geral, mais esclarecimentos, incentivando crianças, jovens adultos, haja vista que todos são formadores de opinião, a combater a prática desses crimes", disse Nina.

     

    Na sequência, o vereador Sandro Pimentel (PSOL) falou que os casos de violência sexual infantil continuam se multiplicando pelo país e as milhares de denúncias recebidas pelos órgãos de segurança pública comprovam a gravidade do tema. "Todo tipo de campanha educativa é bem-vinda, ainda mais quando se trata de um assunto tão sério. Cabe ressaltar que o projeto não prevê gasto algum para o município, porque os anúncios serão produzidos pelo setor privado".

     

    Por fim, o plenário debateu a resposta da secretária de Educação, Justina Iva, ao ofício encaminhado pela Comissão de Educação com questões que norteiam a discussão relativa à Educação em Tempo Integral - Metas 1 e 6 do Plano Municipal de Educação (PME). Questionamentos referentes às providências a serem adotadas, para que todas as crianças tenham direito à educação, em tempo integral, e se existe algum programa de formação para os profissionais que atuarão nesta modalidade de ensino, dentre outros.

     

    Em resposta, a secretária afirmou que o poder público previu, no PPA, a ampliação da capacidade de atendimento à demanda de crianças, por meio de construção de 19 CMEIs, reforma de 03 e ampliação de 07, assegurando a manutenção e a acessibilidade. Sobre a capacitação dos professores para a educação em tempo integral, Justina Iva informou que, desde 2009, a SME oferece formação continuada para todos os profissionais que trabalham no Programa Mais Educação nas escolas da rede municipal.

     

    De acordo com a vereadora Eleika Bezerra (PSL), presidente da Comissão, outras questões relevantes constam no ofício, como o que está sendo planejado para atender ao padrão arquitetônico das escolas do município, para adequar a estrutura física e atingir 50% das instituições de ensino em tempo integral, previsto na meta 6. "Estamos cumprindo o nosso dever constitucional de cobrar do Executivo as ações para que o Plano Municipal de Educação seja uma realidade na capital potiguar", concluiu.

     

    Fonte: Câmara Municipal de Natal  

    0Comentários

    Projeto "Maria da Penha vai às escolas" pode virar lei no RN

    Foto: Reprodução

    Durante sessão solene promovida na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (7), em alusão ao primeiro ano de atuação do projeto “Maria da Penha vai às Escolas”, o deputado Dison Lisboa (PSD), propositor da solenidade, apresentou proposta para transformar o projeto educacional da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) em lei no Rio Grande do Norte. A sessão na Casa homenageou mulheres potiguares com destacados serviços em favor dos Direitos da Mulher.

     

    “É com muita honra que nosso mandato homenageia nesta manhã solene as representantes potiguares que desenvolvem trabalhos e atuam na área de enfrentamento aos vários tipos de violência contra as mulheres. Por meio desta Casa Legislativa, eleva-se gratidão e confirma-se a importância do brilhante papel desempenhado pelo projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’, cujos benefícios são grandiosos frente ao pouco tempo de implantação das atividades realizadas pelo projeto”, falou Dison.

     

    O parlamentar defendeu a transformação do projeto em lei. “Por compreender a importância que este projeto detém, protocolamos hoje um Projeto de Lei que torna o ‘Maria da Penha vai às Escolas’ em uma lei estadual. Nossa intenção é que a legislação traga segurança jurídica e reforce a permanência do projeto no RN”, explica o deputado.

     

    Na oportunidade, o deputado solicitou ao Executivo Estadual a capacitação técnica de servidores e professores da rede de ensino municipal junto à Escola de Governo do RN para ampliação dos benefícios do projeto. “Nosso objetivo é ampliar e levar aos municípios potiguares as atividades do projeto, que atualmente são restritos aos servidores da rede estadual de educação”, argumenta.

     

    O projeto “Maria da Penha vai às Escolas” tem como objetivo orientar alunos das escolas públicas estaduais sobre igualdade de gênero e o funcionamento da Lei Maria da Penha, além de atuar na colaboração do combate à violência doméstica e sexista contra as mulheres. Pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo fórum brasileiro de segurança pública, mostra que no ano de 2016, 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no país. O dado representa 4,4 milhões de brasileiras (9% do total das maiores de 16 anos). Se contabilizadas as agressões verbais, o índice de mulheres que se dizem vítimas de algum tipo de agressão, no ano passado, sobe para 29%.

     

    A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) também foi uma das homenageadas pela sessão solene, em razão da sua relevante atuação em favor dos Direitos das Mulheres na Casa. A parlamentar reforçou a importância da criação de leis para o enfrentamento da violência doméstica e destacou proposições aprovadas ou em tramitação na Assembleia Legislativa que visam à proteção da mulher inserida em contextos de violência.

     

    Além da deputada Cristiane Dantas, foram agraciadas ainda Ana Lúcia Raymundo, Defensora Pública Estadual; Francisca Erlância Mendes Moreira Passos, representante da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias; Carmem Lúcia Freire Pereira, responsável pela 1° DIRED (Diretorias Regionais de Educação e Cultura); Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo; secretária de Segurança e Defesa Social do RN; Fátima Maria Costa Soares, juíza do Tribunal de Justiça do Estado; Paoulla Benevides Maués de Castro, delegada da Mulher; Clara Elizabeth Vieira Moreno, assistente social.


    A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha no Estado da Bahia, Major Denise Santiago.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Novo Código de Segurança contra Incêndio estimula o empreendedorismo

    Foto: Reprodução

    O governador Robinson Faria sancionou o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do RN (Cosip), durante solenidade no Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (7), com a presença do vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro de Melo, e do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon), Arnaldo Gaspar Jr. Com o novo código, a concessão de licença e de laudo técnico pelo Corpo de Bombeiros deve ficar mais rápida, o que incentiva o empreendedorismo, especialmente para a construção civil.

     

    O vice-presidente da FIERN destacou que essa lei é importante para a sociedade e, principalmente, para a indústria da construção, porque “vai desburocratizar o licenciamento”. Sem essa desburocratização, afirmou, se perpetuariam entraves aos empreendedores. “O novo Código é um avanço”, disse.

     

    Para o presidente do SINDUSCON, o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do RN dará agilidade aos processos de licenciamento, o que implica em uma ampliação da produtividade e segurança jurídica.


    Arnaldo Gaspar Jr. lembrou que houve uma longa discussão sobre o novo Código, o que resultou em uma legislação moderna e que vai “ao encontro do interesse à sociedade, com a adoção das técnicas mais atuais, respaldadas pela que Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

     

    O Estado tem, assim, um instrumento atualizado às mais modernas tecnologias e procedimentos contra incêndios e controle de pânico. “Esse código passou por uma espera de 40 anos e é uma vitória do protagonismo coletivo, quando o governo, setor privado e sociedade buscam soluções juntos. Com a sanção desta lei, será ampliada a segurança jurídica, ao mesmo tempo que fomentamos a segurança contra incêndio e pânico, aumentando assim a oferta de empregos de maneira a movimentar a economia”, disse o governador.

     

    O novo Código de Segurança, acrescentou, trará melhorias para o cotidiano das instituições implicadas com normas de segurança, especialmente o Corpo de Bombeiros. “Um dos avanços é a celeridade na análise dos projetos de pequeno risco, de maneira que o Corpo de Bombeiros poderá celebrar compromisso de ajustamento de condutas”, disse o coronel BM Sócrates Vieira de Mendonça Junior, comandante da corporação

     


    Também participaram da solenidade, o presidente da FECOMÉRCIO, Marcelo Queiroz, a secretária de Segurança Pública, Sheila Freitas, a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Cunha, e os deputados Tomba Farias, José Adécio e Galeno Torquato, além de autoridades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Amanhã (08) tem palestra sobre amamentação na UBS Jardim Planalto

    Foto: Reprodução

    Nesta segunda-feira (07), encerra-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno, mas as ações em torno dela prosseguem durante todo o mês de agosto. Amanhã, (08), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde de Jardim Planalto, realiza uma palestra para as mães daquele bairro, a partir das 08h da manhã, sobre o tema.

     

    A programação terá início com um momento de acolhimento e café da manhã organizado pelas profissionais da UBS. Em seguida, as enfermeiras Fátima Câmara, Zélia Fonseca e Luciana Soares conduzem as palestras reforçando a importância da amamentação.

     

    A Semana Mundial de Aleitamento Materno é parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. A palestra de amanhã (08) na UBS Jardim Planalto vai contar um pouco dessa história e sua importância.

     

    "As mães e gestantes devem saber que mais importante do que usar o leite industrializado é amamentar com o leite materno, exclusivamente, até os 6 meses de idade e se possível, amamentar até os dois anos de idade", comenta a enfermeira Fátima Câmara.

     

    "Essa programação reforça o cuidado sobre cada parnamirinense, considerando a necessidade de cada grupo de pessoas ou comunidades, e se multiplica na assistência oferecida pela SESAD em nosso município", comenta o Secretário de Saúde, João Albérico.

     

    A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece em 120 Países é trabalhada em cada um deles considerando a cultura em cada um, para otimizar as ações e resultados do evento.O Ministério da Saúde conduz a programação no Brasil desde 1999, com apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Sebrae e Prefeitura de São Gonçalo realizam levantamento em restaurantes do Polo Gastronômico

    Foto: Reprodução

    A comunidade de Pajuçara, localizada em São Gonçalo do Amarante, e famosa pelos pratos de camarão e outros crustáceos, recebeu no último dia 2 de agosto a visita de Hélio, técnico do SEBRAE/RN. O objetivo foi a realização de um levantamento dos restaurantes não apenas de Pajuçara, mas também de Uruaçu, que compõem o polo gastronômico do município.

     

    Foram observadas a estrutura física, manipulação de alimentos e elaboração de cardápio. Após a visita será feito um diagnóstico das necessidades de cada um, e em seguida o SEBRAE apresentará uma proposta de trabalho para a melhoria das áreas e adequação das atividades aos restaurantes interessados.

     

    O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Getúlio Maciel e a subsecretária Gisele Moura, acompanharam a visita e informou que o órgão colocou à disposição dos comerciantes orientações sobre projetos para formação de pequenas empresas, orientação sobre linhas de crédito e consultoria. A realização do trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o SEBRAE/RN.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Blitzen simultâneas da Operação Lei Seca autua 67 condutores em Natal

    Foto: Reprodução

    A madrugada deste domingo (06) em Natal, contou com a realização de duas blitzen simultâneas de fiscalização da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). As barreiras foram montadas no cruzamento das Avenidas São José com Raimundo Chaves, em Candelária, e na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio. No total, 67 condutores foram autuados por desrespeito a Lei Seca, sendo dois deles presos sob acusação de crime de trânsito.

     

    Na ocasião, um motorista foi autuado duas vezes na mesma noite ao cruzar as duas ações de fiscalização do Detran. “O condutor se recusou a fazer o teste na fiscalização em Candelária e após se autuado e ter seu veículo liberado para um outro condutor habilitado, ele acabou reassumindo o volante, sendo mais uma vez flagrado e autuado já no nosso segundo ponto de blitz, em Capim Macio”, relatou o coordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva.

     

    Um outro motorista, que já havia sido autuado duas vezes na fiscalização da Operação Lei Seca efetuada durante a festa de San’Ana, em Caíco, foi mais uma vez flagrado transgredindo a legislação de trânsito por embriaguez ao volante. De acordo com o capitão Isaac Paiva, o condutor teve sua CNH devolvida na última sexta-feira (04). “Dessa vez ele foi autuado na Avenida Engenheiro Roberto Freire e assim como no primeiro caso, que ele foi multado duas vezes na mesma noite,, ele vai ter a multa dobrada, que somada com a primeira, vai para quase R$ 9 mil, além de ter a CNH cassada”, contou.

     

    As intervenções ainda conseguiram flagrar um motorista de van que levava instrumentos musicais e os componentes de uma banda musical que iriam tocar no estádio Arena das Dunas. Nessa situação o condutor não fez o teste do etilômetro e foi autuado administrativamente.

     

    O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.

     

    Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Festa do Sabugo movimenta o Centro de Parnamirim

    Foto: Reprodução

    Depois de um mês recheado com festas juninas, Parnamirim agora tem a chance de se despedir desse período em grande estilo: com a tradicional Festa do Sabugo, realizada ontem, 28, no Beco do Picado, Centro, e que se estende na noite deste sábado, 29, com muitas atrações e diversão.

     

    Toda a diversão acontece no Largo 31 de Março, onde foram motados dois palcos para receber atrações musicais como Luiz Bento e As Nordestinas. Neste sábado, a programação continua com Janaina Elne e Forró Meirão. As atrações musicais serão iniciadas às 21h. Durante o dia também serão realizadas as apresentações de quadrilhas juninas.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Edital de Inovação divulga projetos aprovados no primeiro ciclo de 2017

    Foto: Reprodução

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram os projetos aprovados no primeiro ciclo de 2017 do Edital de Inovação para a Indústria. Ao todo, 51 projetos foram selecionados: 11 da categoria A (Inovação Tecnológica para grandes e médias empresas) e 40 da categoria B (Inovação Tecnológica para micro e pequenas empresas e startups de base tecnológica).

     

    Empresas de 12 estados serão contempladas com o aporte de até R$ 400 mil, cada, para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. A maioria dos projetos é do Rio Grande do Sul (11) e de Santa Catarina (10). Também tiveram representantes o Mato Grosso do Sul (6), Pernambuco (5), Minas Gerais (4), Goiás (3), Paraná (3), São Paulo (3), Paraíba (2), Rio de Janeiro (2), Amazonas (1) e Bahia (1).

     

    Cada um deles deverá ser realizado em um prazo de até 24 meses. Para a execução das propostas das categorias A e B, as empresas receberão o apoio de especialistas dos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI.

     

    Dos 51 projetos aprovados, 90% serão executados a partir do trabalho conjunto entre departamentos regionais do SENAI de diferentes estados, que formam uma rede nacional de inovação e, 84%, via parceria com universidades brasileiras, como a Universidade de Caxias do Sul (UCS-RS), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

     

    Criado em 2004, o Edital SENAI SESI de Inovação mudou de nome em 2017 com a parceria do Sebrae. Destinado a promover a cultura de inovação e aumentar a produtividade das indústrias, o Edital conta com investimento de R$ 30 milhões do SENAI, R$ 20 milhões do Sebrae e R$ 3,6 milhões do SESI. Neste ano, a meta é financiar 285 projetos com custo individual de R$ 75 mil a R$ 400 mil.

     

    “A parceria com o Sebrae possibilitou que ampliássemos a quantidade de projetos atendidos mantendo a mesma qualidade do trabalho que já vinha sendo feito. Anunciamos hoje praticamente o dobro de projetos aprovados em relação ao primeiro ciclo de 2016 e, claro, com uma conexão cada vez maior com a universidade, fator imprescindível para o sucesso da execução dos projetos”, destaca o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    São Gonçalo antecipa pagamento dos servidores para esta sexta (28)

    Foto: Reprodução

    O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), informou, na manhã desta sexta-feira (28), que o pagamento da folha dos servidores municipais, referente ao mês de julho, foi antecipado. Os salários já estão nas contas dos funcionários efetivos e comissionados.

     

    De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, o adiantamento gera uma injeção econômica em torno de 6 milhões e meio de reais. Em sua página no ‘facebook’, Paulinho lembra que este ano os salários não sofreram atrasos. “É mais um mês que antecipamos o pagamento da folha salarial e realizamos dentro do mês trabalhado”, ressalta Emídio.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Parnamirim estabelece parceria com a Polícia Rodoviária Federal

    Foto: Reprodução

    O prefeito Rosano Taveira recebeu, ontem, 26, a visita do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte, Marcelo Montenegro, do superintendente adjunto Tellechea, que estavam acompanhados do secretário de trânsito e transportes, Marcondes Pinheiro. O objetivo da reunião foi estreitar as parcerias de fiscalização da PRF no município.

     

    A parceria incial consiste na fiscalização da velocidade dos cronotacógrafos dos transportes autorizados. "Vamos nos articular para dar início a essa fiscalização. O primeiro passo é o treinamento dos ficais", afirmou o superintendente regional da PRF-RN.

     

    De acordo com o prefeito, o posicionamento estratégico de Parnamirim torna esse tipo de parceria extremamente importante. "Esse relacionamento entre o município e a PRF será constante", confirmou Rosano Taveira.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Abastecimento da Zona Norte estará suspenso nesta quinta-feira (27)

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que vai suspender o abastecimento nos bairros da Zona Norte da capital nesta quinta-feira, com o retorno do sistema previsto para o final da noite. A interrupção será necessária para que equipes da companhia trabalhem no conserto de um vazamento de água surgido na Avenida João Medeiros Filho, na altura da passarela de pedestres em frente ao Norte Shopping.

     

    Logo que o serviço for concluído, o sistema será religado, com a normalização do abastecimento acontecendo gradativamente.

     

    Fonte: CAERN