• 0Comentários

    Parlamentares defendem retomada do Eixo Norte da Transposição

    Foto: Reprodução

    A comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que integra a Caravana das Águas iniciou na manhã desta segunda-feira (19) as visitas aos trechos do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

     

    Com 217 quilômetros de extensão, o Eixo Norte vai garantir a segurança hídrica de 94 municípios potiguares, beneficiando 1,2 milhão de habitantes, por meio do aumento da garantia da oferta de água dos açudes Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves, da perenização permanente de todos os trechos dos Rios Apodi e Piranhas-Açu, em associação com uma rede de adutoras que vem sendo implantada.

     

    Também serão beneficiados pelas águas do Eixo Norte, os estados da Paraíba e Pernambuco, por onde a Caravana começou, visitando as obras paralisadas da Estação de Bombeamento EBI - 3, no município de Salgueiro (PE), e que faz parte do complexo hídrico que irá distribuir as águas para as bacias hidrográficas dos estados do Nordeste setentrional.

     

    A comitiva do Legislativo potiguar é formada por deputados da Frente Parlamentar da Água e parlamentares que atuam na luta pela transposição. Entre eles, o deputado Fernando Mineiro (PT) que reforçou a importância da retomada das obras para o Estado. “A conclusão das obras do eixo norte é decisiva para o Rio Grande do Norte. Os trechos 2 e 3 estão bem encaminhados, mas ainda é preciso resolver os problemas e entraves desse trecho 1 para que as águas possam enfim chegar ao nosso Estado”, apontou durante as visitas.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Câmara e Tribunal de Justiça reforçam parceria em projeto de mediação comunitária

    Foto: Reprodução

    A Câmara Municipal de Natal (CMN) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) estão encerrando a etapa de inscrições para o programa de mediadores comunitários para iniciar o curso de formação. Em audiência realizada na manhã de hoje (19) no Gabinete do Presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Raniere Barbosa (PDT), reforçou a parceria através da Frente Parlamentar de Mediação e Arbitragem.

     

    O projeto de mediação comunitária que será executado entre as duas inscrições para as 16 vagas disponíveis, sendo oito para mediadores e oito para conciliadores, formando uma equipe de quatro membros para cada bairro que será atendido inicialmente. "Vamos instalar de início quatro grupo de conciliadores em quatro bairros e a assinatura do convênio com a Câmara está previsto para ser assinado no final de agosto", informou o presidente do judiciário potiguar, desembargador Expedito Ferreira. "Essa parceria entre Tribunal de Justiça e Câmara Municipal visa que as próprias partes da questão possam resolver o conflito e evitar assim uma ação judicial. Isso evita custos e acelera a resolução dos problemas", explica o desembargador Cornélio Alves, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça.

     

    A princípio, o projeto será executado nos bairros Brasília Teimosa, Redinha, Felipe Camarão e Cidade da Esperança. O juiz Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), conta que as audiências de conciliação serão realizadas em locais de uso comum nessas comunidades, como conselhos comunitários, escolas, salão paroquial, entre outros. "Já escolhemos os locais e lançamos edital desse primeiro curso. Agora vamos iniciar o processo de entrevista dos inscritos. Estamos trabalhando dentro das exigências técnicas da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizar o curso", disse.

     

    O presidente da Frente Parlamentar, vereador Ney Lopes Júnior (PSD), relata que o projeto conjunto das duas instituições evitará que conflitos simples cheguem à esfera judicial porque serão resolvidos mais facilmente pelas partes. "O projeto visa preservar a cultura da paz para que a comunidade resolva os próprios problemas entre si. Na mediação, um processo que duraria dois ou três anos poderá ser resolvido em 24 horas", diz. O curso de formação será realizado na estrutura que a Câmara Municipal dispõe via Escola do Legislativo, além de todo o apoio nas sessões de conciliação nos bairros. "Estabelecemos uma agenda para cursos através da Escola do Legislativo e no mês de agosto vamos fazer a assinatura do convênio", ressalta o presidente da Câmara, Raniere Barbosa.

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    CTGAS-ER abre inscrições para cinco cursos profissionalizantes

    Foto: Reprodução

    Com o objetivo de prover soluções tecnológicas e educacionais, visando ao desenvolvimento sustentável da indústria de gás natural e de energias eólica e solar, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras), abre inscrições para mais cursos profissionalizantes, cujas aulas devem ser iniciadas ainda em junho e em julho, após o fechamento das turmas.

     

    Estão sendo oferecidos os cursos de Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Mecânica Industrial, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Especialização Técnica em Energia Eólica(EAD), Técnico em Eletrotécnica e NR-33 – Trabalhadores Autorizados e Vigias. O interessado pode obter informações complementares na Unidade de Educação, através fones 84-3204-8114, 84-3204-8000,84-98704-0482 (WhatsApp) ou acessar: https://goo.gl/uqC4kS.

     

    O Curso Técnico em Refrigeração e Climatização será realizado de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22 horas, com carga horária de 1.400 horas, tendo como requisito, o aluno está cursando o segundo ano ou ter concluído o Ensino Médio.

     

    Para se inscrever no Curso Técnico em Mecânica Industrial, o interessado também deve está matriculado no segundo ano ou ter concluído o Ensino Médio. O curso tem carga horária de 1.480 horas e será ministrado à noite, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com 160 horas, exige que o aluno tenha concluído o Ensino Fundamental e ser maior de 18 anos. As aulas também serão das 19 horas às 22 horas, de segunda até a sexta-feira.

     

    Tendo como requisito, o interessado cursar o segundo ano ou ter certificado do Ensino Médio, o Curso Técnico em Eletrotécnica, terá carga horária de 1.400 horas, com aulas de segunda até sexta, também com aulas à noite.

     

    Oferecido na modalidade EAD (Educação a Distância), o Curso Especialização Técnica em Energia Eólica será oferecido em 380 horas e tem como requisito a conclusão de curso técnico ou de graduação. O Curso NR-33 – Trabalhadores Autorizados e Vigias, será ministrado em 16 horas, das 8 horas às 17 horas, sábado e domingo. O interessado deve ter o Ensino Fundamental completo e ser maior de 18 anos.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Marcelo Amarelo faz intervenção artística no poço 1 em Mossoró

    Foto: Ana Luiza Cardoso - ACS CAERN

    O muro do poço 1 de Mossoró, primeiro equipamento a abastecer a cidade, está recebendo obra do artista plástico Marcelo Amarelo. Localizado no corredor cultural mossoroense, a avenida Rio Branco, o poço 1 foi perfurado há 50 anos e passará a expor permanentemente grafite com o tema de 90 anos de resistência ao bando de Lampião.

     

    A intervenção artística integra o evento Fórum das Artes promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. Na quinta-feira (15), ocorreu a abertura do II Salão Dorian Gray de Artes Visuais com as obras expostas no prédio do antigo Fórum de Justiça Silveira Martins na avenida Rio Branco. No local estão 300 obras que tratam do tema da resistência à Lampião.

     

    Marcelo Amarelo possui mais de duas décadas de atuação como artista. Em 2009, ele também utilizou as dependências do poço 1 para uma performance artística. O painel do poço 1 exibirá um grafite com cores fortes que chamam a atenção dos que ali passam. Marcelo explica que a obra é uma maneira de colorir mais a vida e de interação com as pessoas que transitam pelo local.

     

    Além de integrar a história do abastecimento da cidade, o poço 1 continua em atividade abastecendo os bairros de Nova Betânia, Boa Vista e Doze Anos. Ele foi perfurado antes mesmo da criação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Sua perfuração ocorreu durante explorações para encontrar petróleo em 1967, tendo sido concluído em 12 de agosto deste ano e recebeu o nome de Costa e Silva, pois o Presidente da República, naquele ano, esteve em Mossoró para sua inauguração.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Plantão Social de São Gonçalo oferta cartão de passagem para pacientes em tratamento

    Foto: Reprodução

    A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da SEMTASC – Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, oferece cartão de passagem para pacientes em tratamento que necessitem do transporte público urbano.

     

    Atualmente, este é o benefício mais procurado pela população São-gonçalense na Assistência Social. O serviço é ofertado para o beneficiário que necessite da assistência médica, dentro ou fora do município, assim como para o seu acompanhante. Dessa forma, os contemplados poderão fazer uso dos transportes que trafegam no município de São Gonçalo ou na Cidade do Natal.

     

    Para ser usuário do cartão de transporte é necessário procurar a Assistência Social portando os seguintes documentos: Xerox do RG e CPF do requerente e do beneficiário, comprovante de residência, atestado médico informando os dias de tratamento de saúde e xerox do SUS do beneficiado. Além disso, os interessados precisam residir no município e ter renda familiar de até ½ salário mínimo por pessoa (baixa renda).

     

    No ano passado, 28 pessoas foram beneficiadas. Este ano, cerca de 40 cartões de passagem já foram expedidos. “É importante lembrar que além do pré-atendimento na assistência social, um profissional do órgão vai realizar uma visita na casa do solicitante para fiscalizar se ele está dentro da realidade do programa”, afirmou a Assistente Social Maria Ilma Bezerra Barros.

     

    O Cartão de Passagem é um benefício concedido pelo Plantão Social, sendo este um serviço público de amparo à população que tem dificuldades estruturais para prover a sua própria subsistência. O programa também oferece outros benefícios eventuais, como: cesta básica, fraldas geriátricas, cadeira de rodas, cadeira higiênica e enxoval para recém-nascidos.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

     

    0Comentários

    Brasileiro já pagou a R$ 1 trilhão em tributos em 2017

    Foto: Reprodução

    Até hoje (16), somente neste ano, os brasileiros pagaram R$ 1 trilhão em impostos. A marca está registrada pelo Impostômetro instalado na frente da Faculdade UNINASSAU em Natal, na Avenida Engenheiro Roberto Freire e chegou mais cedo este ano. Em 2016, a calculadora de tributos alcançou a cifra apenas em 5 de julho. Os números são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), responsável pela metodologia de cálculo.

     

    "Um dos fatores que tem contribuído para este aumento na arrecadação é a liberação das contas inativas do FGTS. Os recursos aqueceram as vendas no varejo que registraram uma alta significativa, representada principalmente pela arrecadação dos tributos incidentes sobre o consumo", explica a professora do Curso de Ciências Contábeis e especialista em Análise Tributária, Edna Medeiros.

     

    Em 2017, o brasileiro trabalhou 153 dias apenas para pagar impostos e o cenário é de insatisfação, segundo a especialista. "Podemos traduzir em uma população que anseia por desenvolvimento econômico, social e uma reforma tributária", analisa.

     

    Além do impacto, os números trazem um alerta: uma pesquisa do próprio instituto mostra que o Brasil é um dos piores países do mundo em reverter a arrecadação em bem estar para a população. Esses são os números do Índice de Retorno e Bem Estar Social (IRBES) que colocam o nosso país em 30º lugar, bem atrás de outras nações como Austrália (1º colocado), Coreia do Sul (2º) e Estados Unidos (3º).

     

    Para se ter uma ideia, os mais de R$ 990 bilhões registrados essa semana renderiam mais de R$ 191 milhões se aplicados na poupança. O valor corresponde também a mais de 2,2 bilhões de cestas básicas. Em nível estadual, os potiguares terão pago até sexta-feira mais de R$ 6,5 bilhões. Todos os dados estão disponíveis no site do Impostômetro <http://www.impostometro.com.br>.

     

    O valor exibido no contador considera todos os montantes arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. O Impostômetro é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo. Em parceria com o Grupo Ser Educacional, o equipamento está instalado em diversas unidades das faculdades espalhadas pelo Brasil. 

     

    Assessoria Mauricio de Nassau 

    0Comentários

    Morre a ex governadora Wilma de Faria

    Foto: Reprodução

    Morreu no final da noite desta quinta-feira (15) feriado de Corpus Christi, aos 72 anos, a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. Wilma, que cumpria mandato como vereadora de Natal, estava internada no Hospital São Lucas desde a última semana para continuar o tratamento contra um câncer no duodeno. Nos últimos dias, seu estado de saúde havia se agravado. Ela respirava com a ajuda de aparelhos, mas não resistiu.

     

    A morte da ex-vereadora, que havia tirado licença da Câmara Municipal de Natal, sendo substituída por Dickson Nasser Jr. (PSDB), foi confirmada às 23h40. Ela deixa quatro filhos – a deputada estadual Márcia Maia (PSDB), Ana Cristina Maia, Cíntia Maia e Lauro Maia – e 13 netos.

     

    O corpo da ex-governadora Wilma de Faria, que faleceu às 23h40 desta quinta-feira (15), já está sendo velado desde as 8h da manhã desta sexta-feira (16), no Palácio da Cultura, em Natal. Logo mais às 18h, será realizada missa de corpo presente e às 19h o cortejo segue para o cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús, onde será sepultado às 20h.

     

    O Grupo Vila disponibilizou em seu site – www.grupovila.com.br/obituario – as informações sobre o funeral, além de um mural para envio de mensagens virtuais e a opção de envio de coroas de flores para a família com o serviço de Floricultura Online.

     

    Por sua ilustre importância na política potiguar, a morte de Wilma provocou comoção nas mais diversas esferas sociais. A Câmara Municipal de Natal e a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) emitiram nota de pesar pela morte da vereadora. Confira as notas na íntegra: 

     

    Câmara Municipal de Natal

     

    "Sob grande consternação, a Câmara Municipal de Natal recebeu a notícia do falecimento da vereadora e ex-governadora Wilma de Faria. Em sua rápida passagem pelo Legislativo natalense, e na condição de 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, ela engrandeceu o parlamento com uma postura firme, discreta e justa.

     

    Wilma de Faria iniciou sua carreira política como secretária de Trabalho e Bem-Estar Social do RN em 1983, sendo eleita três anos depois deputada federal. Conquistou seu primeiro mandato como prefeita de Natal em 1988, feito que repetiu outras duas vezes. Em 2002 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte e reeleita para o cargo em 2006.

     

    A “guerreira”, como Wilma ficou conhecida, foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de Natal, primeira governadora do RN, além da primeira potiguar a ser eleita deputada federal. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política.

     

    Neste momento de dor, os vereadores de Natal dirigem seus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de norte-riograndenses que compartilham o sentimento de tristeza pela partida dessa grande mulher que deixa um legado na política do Rio Grande do Norte."  

     

    Fecam-RN

     

    "Todos que fazemos a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) recebemos com profundo pesar a morte da ex-governadora Wilma de Faria, que atualmente exercia o mandato de vereadora em Natal. Sua história de vida dedicada ao Estado ficará marcada para sempre no coração do povo potiguar. Seu exemplo de mãe e mulher batalhadora, "guerreira", estará guardado na memória de todos nós. Que Deus conforte a família, aos amigos e ao povo do RN."

     

     

    0Comentários

    Assembléia discuta autonomia financeira da UERN

    Foto: Reprodução

    A situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte foi discutida na tarde desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa. Por iniciativa da deputada Larissa Rosado (PSB), a Casa realizou uma audiência pública contando com representantes da instituição, da Secretaria de Educação do Estado e de entidades ligadas à área de ensino do estado. O principal tema em discussão foi o pleito de que a instituição tenha autonomia financeira.

     

    Contando com as presenças dos deputados Souza Neto (PHS) e Fernando Mineiro (PT), a audiência debateu a proposta de fazer com que a UERN tenha orçamento garantido e os repasses realizados integralmente pelo Estado, fazendo com que a instituição tenha a possibilidade de se planejar e realizar a gestão da universidade, que existe desde 1968 e está presente em todas as regiões do estado.

     

    "Com a Autonomia, a UERN poderá, internamente, eleger as prioridades de investimento, custeio e manutenção de suas atividades, possibilitando a otimização dos recursos em função do seu planejamento acadêmico. Com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a UERN pode contribuir de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam o Rio Grande do Norte, com atenção estratégica para os setores educacional, saúde, segurança e desenvolvimento econômico e social", justificou a deputada Larissa Rosado.

     

    Segundo o reitor em exercício da UERN, Aldo Gondim, a UERN cumpre papel fundamental no estado. Ao todo, a instituição conta com 788 professores, dos quais 339 são doutores, além de 639 servidores que colaboram com a formação dos mais de 10 mil alunos da instituição. Na opinião do reitor, a autonomia financeira poderá fazer com que a instituição se desenvolva ainda mais. "Trabalhamos para que o Governo encaminhe o nosso projeto à essa casa para que os deputados apreciem e o aprovem ainda neste exercício fiscal", disse o reitor.

     

    Por outro lado, a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, disse que seria benéfico para a sua pasta a autonomia financeira da UERN, mas que essa é uma questão mais complexa. Segundo ela, é preciso que a cúpula do planejamento do estado trate da questão e sejam analisadas as possibilidades.

     

    "É um tema necessário, mas não tão simples. Se fosse, já teria se concretizado. Não tenho um histórico porque nunca foi objeto de meus estudos ou discussões sobre o ensino superior. Serei, sim, uma porta-voz e levarei o que surgir de encaminhamentos. Sugiro que seja realizada uma discussão mais ampliada com o Governo, com quem tem condições de fazer esse debate com mais consistência, e até sobre o próprio projeto que está sendo estudado", explicou a secretária.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Sistema FIERN participa de audiência com a prefeita de Mossoró

    Foto: Reprodução

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, acompanhado dos presidentes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do RN, Vilmar Pereira, e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró, Sérgio Freire, participou nesta quarta-feira, 14, de audiência com a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, na sede do executivo municipal.

     

    A reunião foi acompanhada também pelo superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, do Diretor do Centro Ítalo Bologna, Francisco Moreira, do Diretor dos CATs de Mossoró e Assu, Denilson Santana, e por secretários da Prefeitura. Durante o encontro, o presidente Amaro Sales disponibilizou o Sistema FIERN para realizar trabalhos em parceria, com o objetivo de alavancar a indústria de Mossoró e região

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Campeonato de Futebol de São Gonçalo terá inicio neste final de semana

    Foto: Reprodução

    O Campeonato Municipal de Futebol de São Gonçalo do Amarante terá inicio neste final de semana. A competição contará com 20 times na primeira e 16 equipes na segunda divisão. A premiação total é de R$ 22.400, divididos para as equipes campeãs, vice-campeãs, artilheiros e goleiros menos vazados das séries A e B, além de troféus e medalhas.

     

    O campeonato é organizado pela Liga São-gonçalense de Futsal com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer. A rodada de abertura terá os seguintes confrontos:

     

    SÉRIE A

    LOCAL DATA/HORA CONFRONTO
    Igreja Nova 17/06 – 15h Leão de Ouro x Santos
    Barro Duro 17/06 – 15h São Paulo x Estrela de Ouro
    Uruaçu 17/06 – 15h Olaria x União (Serrinha)
    Olho D’Agua do Chapéu 17/06 – 15h Fluminense (Olho D’Agua) x Vitória

     

    SÉRIE B

    LOCAL DATA/HORA CONFRONTO
    Campinas 17/06 – 15h Campinense x Bom Sucesso
    Guanduba 17/06 – 15h Nacional x Potiguar
    Centro 17/06 – 15h Fifa x Nova Zelândia
    Barreiros 17/06 – 15h Cruzeiro x Palmeiras
    Santo Antônio 18/06 – 15h Sampaio Correia x Grêmio
    Bela Vista 18/06 – 15h Canarinho x Vasco (Genipapo)
    Maçaranduba 18/06 – 15h Ajax x Calouros do Ar

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

     

    0Comentários

    Interdição na Bernardo Vieira seguirá ate 30 de junho

    Foto: Reprodução

    A obra de esgotamento sanitário que está sendo realizada na Avenida Bernardo Vieira, no trecho entre Salgado Filho e Romualdo Galvão, só será concluída no próximo dia 30. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que, em razão da execução do serviço de implantação de rede de esgoto, o tráfego de veículos continuará fechado na avenida, no referido trecho, com acesso liberado apenas para o transporte público.

     

    A obra de implantação de rede foi iniciada no último dia 15 de maio. O adiamento da conclusão da obra, que ocorreria esta semana, se deve à necessidade de fazer alterações sugeridas pela Prefeitura do Natal. A pedido da STTU e Semov, a equipe da Caern vai reforçar a pavimentação no trecho aberto para a implantação da tubulação em frente à parada de ônibus da lateral do Midway Mall. Segundo explica o gerente de Obras de Natal, Fábio Siqueira, a medida também será vantajosa porque vai proteger melhor os tubos da rede de esgotamento sanitário no local.

     

    A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que tem sido parceira nas obras executadas pela Caern, está orientando o trânsito, mas ressalta que os motoristas devem evitar o trecho, principalmente nos horários de pico, utilizando rotas alternativas, tais como as avenidas Prudente de Morais, Xavier da Silveira, Romualdo Galvão, Alexandrino de Alencar, ruas São José e Jaguarari.

     

    Fonte: CAERN 

     

    0Comentários

    Plano Plurianual de Natal é aprovado em primeira discussão

    Foto: Reprodução

    O vereadores aprovaram, em primeira discussão, na manhã de ontem(13), em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 125/2017, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) Participativo de Natal para o quadriênio 2018-2021. Seguindo o regimento interno da Câmara, abre-se agora o período por duas sessões ordinárias para que as emendas parlamentares sejam apresentadas e, na próxima semana, o projeto retorna a plenário para votação definitiva. O PPA está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Executivo ao longo dos próximos quatro anos, servindo como parâmetro para a elaboração da Leis Orçamentárias Anuais (LOA).

     

    "O PPA é a matéria mais importante que a Casa está votando. É a vida do município pelos próximos quatro anos. Estamos com um debate qualitativo e importante. Temos o comprometimento de podermos estabelecer a melhor transparência e qualificar o que for melhor para o quadriênio para uma execução orçamentária de ações. Teremos interstício de duas sessões para votarmos em segunda discussão. Depois disso é que votaremos a Lei das Diretrizes Orçamentárias", destaca o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT).

     

    A vereadora Natália Bonavides (PT) sugeriu uma audiência pública para discutir o PPA antes que a matéria volte a plenário, por acreditar que era necessária maior participação popular. "Houve uma participação popular mais pela via virtual e com participação majoritária de moradores da zona Sul e acreditamos que poderia ter sido mais participativo. Nosso mandato realizou debate com cerca de 60 pessoas que, em grupos de trabalho, apresentaram propostas para emendas que nós apresentaremos. Percebemos que uma das áreas menos prestigiadas no PPA é a de assistência e direitos humanos", relata Bonavides.

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    As raízes da corrupção no Brasil

    Foto: Reprodução

     

     

    Há bastante tempo, faço comentários a respeito da origem da corrupção no Brasil. Hoje, me deparei com estes textos, que refletem um pouco do que abordamos quase diariamente em nossos programas de TV e Rádio e a situação do nosso país. 

     

    Este primeiro texto mostra didaticamente que as raízes são profundas. Vem de Portugal, como já escrevi em outros artigos. Me lembra a obra Os Donos Do Poder, escrito por Raymundo Faoro. Perceba que talvez, o mal pior que a corrupção, seja a impunidade em nosso país: "Como o modelo de colonização lançou as bases para a difusão da corrupção, que seguiu encontrando terreno fértil para se manter na esfera pública, alimentada pela falta de punição e pela manutenção de elites no poder."

    Click abaixo para ler o primeiro texto na íntegra:

    AS RAÍZES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL...

     

    Já este segundo texto, abaixo, me faz lembrar da história da Síndrome do Vira Latas... sempre tudo é melhor em outro país. Tudo que é bom e valorizado vem de fora. Você acompanhará aqui: "...historiadora debate as origens da corrupção no país e diz que brasileiros passam da euforia à depressão sem a justa medida. Para ela, elites políticas incultas favorecem discurso violento."

    Clique abaixo para ler este texto completo:

    DESCRENÇA E NEGAÇÃO FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL...

     

    No terceiro texto, abaixo, nós percebemos como precisamos refletir sobre quem realmente somos. Sobra a importância de nós nos unirmos verdadeiramente enquanto país. Penso particularmente que divididos, somos facilmente recolonizáveis e ingenuamente subservientes: "... historiador diz que é preciso combater uma sociabilidade que se baseia em tratar o público como o privado: 'Há uma elite que se considera realmente superior ao restante da população.' "

    Click abaixo para ler o ultimo texto na íntegra:

    BRASIL FAZ POLÍTICA COM AFETO E NÃO COM A CABEÇA...

     

    0Comentários

    Moradores flagram prática criminosa no Rio Pitimbu

    Foto: Reprodução

    Moradores do bairro Pitimbu flagraram no último sábado (10) um caminhão de limpeza de fossa lançando dejetos no rio que dá nome ao bairro. De acordo com os moradores, o motorista abandonou o caminhão no local, que foi identificado como pertencente a empresa Imunizadora Riograndense.

     

    A região do Pitimbu é uma das áreas de proteção ambiental mais importantes da Grande Natal. 

    0Comentários

    Consultora da CNI orienta empresários do RN sobre linhas de financiamento

    Foto: Reprodução

    O Sistema FIERN, através do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), promoveu o curso Educar Para o Crédito. A iniciativa, voltada para os empresários, aconteceu nesta segunda-feira, 12, na Casa da Indústria, e amanhã, dia 13, em Mossoró (inscrições pelo e-mail lucaspaiva@rn.iel.org.br ou através do telefone (84)3316-3055.)

     

    Ministrado pela consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), especialista em financiamento e investimento, Maria Aparecida Bogado, o curso visa orientar os empresários e demais participantes em relação à identificação da necessidade de ampliar a capacidade de investimento com o crédito, como também informar sobre as diversas linhas oferecidas que estão disponíveis nas instituições financeiras, além de apresentar um panorama sobre quais são as mais adequadas para cada tipo empreendimento e empresa.

     

    Para a especialista Maria Aparecida Bogado, a política de crédito no país passa por um momento de estabilidade. “Embora tenhamos recursos para serem emprestados, os bancos hoje estão sendo mais seletivos em relação à concessão do crédito. Estamos em um momento de negociação e repactuação de dívidas. Está estável, embora não tenhamos um crescimento do crédito. O que vemos neste momento é que os bancos reduziram o apetite por emprestar e as empresas, por outro lado, estão receosas de procurar por empréstimos”, comentou.

     

    Segundo Aparecida Bogado, a empresa tem que olhar para dentro, observar o fluxo de caixa, sua gestão, como estão os números, para só então decidir se realmente está precisando do crédito. “Muitas vezes a empresa acredita que está precisando de dinheiro, mas o que ela realmente precisa é se organizar. O financiamento muitas vezes a leva para o buraco. Se ela não está preparada para esse pedido de crédito, o dinheiro vai fazer é mal para a empresa”, afirmou a especialista.

     

    Fonte: FIERN